Realize sua viagem dos sonhos mesmo com a alta do dólar. Entenda como uma operadora como a Raidho, pode ser sua aliada no processo.

Recentemente, a moeda americana atingiu um valor recorde desde a criação do Plano Real, em 1994, superando, inclusive o máximo registrado no dia 21 de janeiro de 1996, quando o câmbio fechou em R$ 4,166.

Esta elevação ao longo dos meses e, sobretudo nos últimos dias, vem preocupando turistas que há algum tempo haviam comprado pacotes de viagens para fora do Brasil. A preocupação atinge também, e principalmente, aqueles que ainda não compraram, mas pensam em realizar viagens ao exterior, em breve.

Entretanto, existem algumas opções que ajudam você, a não gastar além do que pode, ainda que a cotação da moeda americana esteja alta. E para evitar sustos e surpresas desagradáveis, elencamos algumas dicas para quem deseja viajar, mesmo com o dólar nas alturas.

  1. Compre os dólares com antecedência: a aquisição deverá ser feita em pequenas quantidades, diluindo o valor em várias parcelas para que o risco de uma alta lá na frente, não atrapalhe os planos.
  2. Escolha do destino com calma e cuidado: procure escolher destinos que tenham melhor taxa de conversão de moedas. Além disso, muitos países podem te encantar se visitados sem que precise utilizar o dólar, principalmente aqueles que estão fora do roteiro Estados Unidos – Europa. Entre esses estão:
  • Índia: além de ser um destino exótico, o país é também uma opção econômica de viagem. A Raidho foi eleita pelo governo indiano como a melhor operadora da América Latina para esse destino. Se você pensa em conhecê-lo, podemos te ajudar! Inspire-se com nossas dicas
  • Indonésia: hotéis de 4 ou 5 estrelas, alimentação de baixo custo e boa qualidade, atrações turísticas a preços convidativos e praias de tirar o fôlego. São excelentes argumentos para este paraíso na Terra.

    Conheça 7 dicas para viajar ao exterior, mesmo em épocas de alta do dólar
  • África do Sul: safáris, esportes radicais, belas praias e vinícolas estão entre as opções de roteiros que prometem agradar aos mais variados tipos de viajantes.
    Conheça 7 dicas para viajar ao exterior, mesmo em épocas de alta do dólar
  • Peru: alimentação de baixo custo, história, aventura e gastronomia são alguns dos atrativos deste país vizinho, mesmo que por poucos dias.Conheça 7 dicas para viajar ao exterior, mesmo em épocas de alta do dólar
  • Cartagena, na Colômbia: o balneário tem despertado cada vez mais a atenção dos turistas brasileiros, principalmente pelo excelente custo X benefício.
  • México: com suas belas praias, o país é um atrativo à parte. Há hotéis e resorts que funcionam no regime “all inclusive”, o que representa uma excelente alternativa para evitar gastos extras com alimentação. Já destacamos aqui no blog, destinos encantadores desse país, que certamente irão te surpreender. Veja nosso post: Um México diferente para você apreciar. Conheça 7 dicas para viajar ao exterior, mesmo em épocas de alta do dólar
  • Uruguai: é um destino relativamente barato, com boa relação custo X benefício aos turistas.
  • Chile: mesma situação do Uruguai e pode ser visitado com pacotes a ótimos preços, tanto no inverno quanto no verão, pois seus atrativos compreendem ambas estações.
  • Argentina: 1 peso argentino está valendo quase cerca de R$ 10,00, o que faz com a viagem ao país, além da proximidade, seja vantajosa por conta do câmbio extremamente favorável aos turistas brasileiros.
  1. Planeje a viagem com antecedência: assim, você ganha tempo de pesquisar em detalhes as opções de hospedagem, transportes, passeios e passagens, colocando todos os custos em uma planilha comparativa, buscando as melhores opções e valores.

Isso também lhe ajudará a não consumir ou fazer compras desnecessárias durante a viagem, e ainda dará várias opções para traçar um bom roteiro, encaixando-o dentro das prioridades.

  1. Compre o pacote por meio de uma agência ou operadora de turismo: a opção por uma operadora de viagens, como a Raidho, que organize todos os trâmites necessários, além de trazer mais segurança, pode garantir a obtenção de valores promocionais e cotação do dólar congelado quando do fechamento do pacote no dia da compra, inclusive para as opções de parcelamento, quando o valor da parcela tem valor igual até o final, sem considerar a variação do câmbio.
  2. Atenção em relação à compra das passagens: ao comprar as passagens, observe os dias e horários de voos que tenham valores mais acessíveis. Sempre há uma promoção ou desconto!
  3. Meio de transporte: ao escolher mais de um destino por viagem, como conhecer várias cidades na Europa, opte pelo transporte terrestre pois tem muitos países que são bem próximos uns dos outros, o que permite que as viagens entre eles sejam feitas de ônibus ou trem. Além de serem mais em conta, também costumam proporcionar “uma viagem na viagem”, passando por pequenas cidades, vilarejos e paisagens graciosas antes de chegar ao destino.

Para quem vai ficar em apenas um país, vale a pena apostar no transporte público, e mesmo que utilize meios alternativos, como Uber ou táxi, negocie para pagar um preço fechado antecipadamente.

  1. Hospedagem em hotéis bem localizados: opte por hospedagens que sejam mais acessíveis financeiramente, mas que sejam próximas dos pontos turísticos de interesse. Com isso, é possível obter uma estadia com conforto e bom café da manhã, estando perto de grandes centros, para aproveitar os atrativos de forma mais tranquila.

Seguindo estas dicas simples, é possível viajar com conforto e segurança mesmo nas épocas em que o dólar está com o valor alto. Assim, não é preciso abrir mão das tão sonhadas férias, mas sim, desfrutá-las com um custo otimizado, que não pesa no bolso.

E, claro, conte com a Raidho nesse processo, para tornar tudo ainda mais tranquilo e otimizado para sua preocupação ser apenas aproveitar a experiência!

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.