Mesmo que marcado pela guerra, o Vietnã é um país rico em belezas naturais, culturais e históricas.

A história do Vietnã é marcada por domínios, guerras e conflitos. Os chineses foram os primeiros a controlar essas terras, governando essa nação por mais de mil anos. Então, vieram os franceses, seguidos pelos japoneses, até que com a Guerra da Indochina o país foi dividido em Vietnã do Norte e Vietnã do Sul. Sua unificação só ocorreu com o término da sangrenta guerra do Vietnã.

Hoje, felizmente, é um local em paz e seguro, e que através do turismo e de uma agressiva política econômica se tornou um dos países que mais crescem no mundo.

O contraste entre o antigo e o novo, está cada vez mais presente nas ruas da Capital Hanoi, onde guardas do partido comunista perambulam em frente a vitrines de griffes famosas como Gucci e Prada. Para os visitantes, essa experiência singular, assim como outras listadas abaixo, é que faz desse país um local extremamente único e marcante.

1- Conhecer Hanói, a capital

É nesta cidade onde estão a antiga residência e o mausoléu de Ho Chi Minh, antigo presidente do Vietnã. O mausoléu é um gigantesco monumento de muita importância aos vietnamitas, e que só pode ser visitado do lado de fora. Suas características, mesmo que apenas visto de fora, são predominantemente das raízes comunistas.

Na região central está um dos pontos atrativos mais simpáticos, o Lago Hoan Kiem, grande lago no qual em suas margens estão estabelecimentos como bares, restaurantes, hotéis e cafés para você degustar enquanto observa uma graciosa paisagem do lago e da cidade. Existem muitos cafés no Vietnã, característica por ser um dos maiores produtores de café do mundo.

2- Mini cruzeiro para Halong Bay


Declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, Halong Bay é uma maravilhosa baía com mais de 3 mil pequenas ilhas em calcário. A quatro horas de carro de Hanói, é possível visitar suas impressionantes cavernas e contemplar paisagens naturais das mais espetaculares da Terra.

Será o momento de apreciar a viagem a bordo de um cruzeiro, onde você poderá pernoitar, degustar as delícias da gastronomia vietnamita e aproveitar atividades como o Tai Chi e passeios de caiaque.

3- Saudável e saborosa culinária vietnamita

Aproveitando que foi falado da proveitosa gastronomia deste país no item anterior, e, apesar de por vezes picante, os pratos típicos do Vietnã são cheios de legumes, vegetais e ervas. O prato mais popular, encontrado em qualquer lugar deste país, é o Pho, uma sopa de carne, macarrão e vegetais variados, servida bem quente.

Carnes de todo tipo podem ser encontradas, desde porco, boi, cobra, rato, galinha, búfalo e qualquer outra que se possa misturar ao arroz, ou macarrão, com legumes e molhos de ervas diversas.

4- Cidade das Lanternas

Conhecida como cidade das lanternas, Hoi An é uma graciosa cidade com características mistas entre chinesas e japonesas, com muitas construções antigas, mas muito coloridas por suas lanternas típicas.

Existe uma infinidade dessas lanternas à venda nos mercados da cidade, e outra infinidade de produtos puramente nacionais que são bem característicos. A noite é quando essas lanternas dão ainda mais o ar da graça e charme ao local, quando ficam acesas, iluminando toda a cidade com esses pontos coloridos, quando vistos de longe.

Outro detalhe interessante de Hoi An, são as confecções têxteis, que é possível encomendar, nos ateliês, roupas sob medida que ficam prontas em um dia. Isso mesmo que você leu: roupas feitas sob medida, do jeito que o turista quer, prontas em apenas um dia! É possível encontrar outros artigos como roupas já prontas, bolsas, sapatos e outros acessórios.

5- Vivência cultural

Nosso roteiro inclui um dia de vivência experimental junto a uma família vietnamita. Ao visitar um vilarejo próximo a Hue, uma família irá recepcionar você para levá-lo a conhecer a região, além de contar contos sobre seus costumes e tradições.

Será uma experiência especial para entender como vive o povo desse país, o qual ensinará até mesmo sua culinária saborosa, passando os conhecimentos do preparo de uma refeição caseira autêntica, com ingredientes do próprio jardim da casa em que moram.

6- Ho Chi Minh – antiga Saigon

Impossível ir ao Vietnã e não conhecer a maior metrópole desse país, a antiga cidade de Saigon, que hoje tem esse nome em homenagem ao antigo presidente. É uma cidade moderna, que ostenta construções e famílias mais abastadas. Nesta cidade você terá duas atrações curiosas a visitar:

  • Cu Chi: Um complexo de túneis subterrâneos, impressionante, o qual foi usado durante a guerra para os guerrilheiros vietnamitas se defenderem. É possível caminhar pelos túneis e observar as armas que ainda permanecem em seus interiores.
  • Museu da Guerra: Espaço que conta a história da guerra entre os EUA e o Vietnã, com mostras de aeronaves, tanques, armas, uniformes e até fotos que foram tiradas na época. Esses dois lugares são bastante impressionantes, mas muito importante para entendermos melhor como foi esse período tão violento da história.

Dicas do Especialista

Vamos a algumas dicas extras para desfrutar ainda mais o Vietnã:

  • Pessoas mais aventureiras podem explorar esse país de forma diferente da convencional, alugando uma bicicleta para realizar passeios interessantes pelas cidades do Vietnã, pedalando no seu ritmo, realizando paradas para observação da vida cotidiana e contemplação de belas paisagens.
  • Vegetarianos têm vez garantida nesse país, uma vez que há forte influência budista, percebida também na abundância de pratos deliciosamente vegetarianos.
  • Não deixe de saborear a cerveja local, a “Bia Hoi”, uma das mais saboreadas e baratas do país.
  • Para quem quer fazer compras, o Mercado de Ben Thanh é o melhor lugar. Na rua Le Cong Kieu será o paraíso aos amantes de artesanatos locais.
  • Tenha uma verdadeira experiência cultural do Vietnã, assistindo a um show típico de fantoches aquáticos no teatro Thang Long, lugar onde contos são encenados com dragões multicoloridos e outros personagens folclóricos.

Deixando o passado de lado, o Vietnã surge como um destino bastante interessante para explorar, aprender com a receptividade do povo local, com a cultura inspiracional e a natureza exuberante.

Raidho Viagens

Somos uma operadora especializada em turismo a lugares exóticos. Nossos roteiros são desenvolvidos para transportar os nossos clientes a cenários paradisíacos, para conhecer diversas culturas milenares, a filosofia e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.