Esse, talvez seja um dos vizinhos mais encantadores que o Brasil tenha, com belezas geográficas e naturais, cultura ricamente desenvolvida há centenas de anos, incluindo uma história fascinante junto à gastronomia das mais renomadas dos últimos anos, no mundo.

O Peru é um dos encantos da América do Sul, e o melhor é saber que realizar uma viagem a esse país é bastante acessível, uma vez que o tempo de viagem e a burocracia são moderados, sem necessidade de visto ou passaporte. Os países deste continente, denotam dessas comodidades!

País de turismo forte e encantador, que exporta produtos e culinária de qualidade, com itens produzidos desde as baixas áreas banhadas pelo Pacífico, até os altiplanos dos Andes peruanos. Uma diversidade amplamente difundida por talentos que vão desde os artesãos mais remotos, aos conceituados chefs e seus restaurantes reconhecidos internacionalmente.

Aproveitando que o Peru resiste ao tempo, incansavelmente, sua mista cultura é a herança de ancestralidades riquíssimas, com legados que atuam bravamente nos dias de hoje. Cada qual que desvende essas terras, terá do país dos Incas, algo de precioso e único.

Culturas peruanas pré-colombianas

E para quem pensa que a abundante cultura peruana é apenas herdada do império Inca, há muito mais nesse balaio do que possa imaginar, e para descobrir quantas culturas pré-incas estão no território peruano, basta desbravá-lo!

Só para ter um aperitivo do que você poderá encontrar ao explorá-lo, a antiga civilização denominada Uros, vivia nas adjacências do Lago Titicaca, e para fugir de ameaças de outras tribos, construíram ilhas flutuantes e artificiais para viverem mais seguros.

Outra, é a civilização Nazca, povo que cultuava as famosas linhas que estão marcadas no solo da região de Ica, mais ao centro-sul do Peru; assim como a cultura Huari, civilização que viveu entre 500 a.C. e 900 a.C, na mesma região. Ou ainda, próximo a Trujillo, as culturas Moche e Chimus muito conhecidas por suas artes em cerâmica.

Sem contar a cultura pós Incas, época da colonização espanhola que se fundiu à incaica de alguma forma, representando o que o Peru é hoje. São tantos e reveladores conhecimentos, dignos de realezas e imperadores que instigam o imaginário à uma época bastante primitiva, mas que se faz tão presente, hoje.

Lima – a capital

Lima é a capital política e econômica do Peru, mas também considerada a capital gastronômica da América Latina, um lugar de simbiose interessante entre sua saborosa culinária local, e a cativante arquitetura colonial.

Gastronomia: Hoje, o Peru, mais precisamente a cidade de Lima, desponta entre as capitais mais saborosas do mundo. O sucesso culinário é devido à qualidade de sua agricultura, produtos e profissionais da cozinha. Isso reflete em seus pratos e bebidas, os quais misturam variedades gastronômicas espanholas, africanas, italianas e orientais. Apenas um exemplo a ser degustado quando você estiver no Peru: o famoso Ceviche, feito de peixe cru marinado no suco de limão; ou então o Cuy, feito com carne de porquinho da Índia. Em relação às bebidas, o Peru produz vinhos muito saborosos, mas seu carro-chefe é o Pisco, bebida peruana feita à base de uva verde.

Para quem vai conhecer o Peru, essa é a porta de entrada, então desfrute de seus atrativos mais primorosos como o Centro Histórico, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO, ou a Plaza de Armas, espaço totalmente decorado com belos canteiros de flores e palmeiras.

A Basílica Catedral de Lima, logo à frente da Plaza, os conventos e outras igrejas; o Museu Larco e outros pontos históricos, contam muito sobre a cidade, os arredores e sua religiosidade.

Guarde tempo para conhecer ainda a impressionante pirâmide de Huaca Pucllana, ruínas arqueológicas que ficam bem guardadas no famoso bairro de Miraflores. E por falar neste bairro, aprecie seus arredores, uma vez que o mesmo ostenta os prazeres dos melhores hotéis, restaurantes, lojas, parques e praças.

Patrimônios arqueológicos

Em toda a região do Vale Sagrado dos Incas, predominam os maiores tesouros da civilização Inca. Pequenos vilarejos e cidades, povoado muito tradicional e magníficas paisagens naturais se fazem conservados nestas paragens, por entre montanhas, vales e rios.

Inúmeros sítios arqueológicos foram importantes centros administrativos e religiosos datados de ascendentes da realeza Inca, cidades para moradia, fortalezas para refúgio e descanso, ou templos para cultuação de fé. Não importa a finalidade, hoje apresentam a engenhosidade, a arte e a arquitetura exemplar.

Machu Picchu: Esta montanha talvez seja o mais nobre patrimônio que o Peru ostenta, cidadela perdida do Incas, localizada a cerca de 2.400 metros de altitude. Construções de pedras encaixadas, com templos e residências típicas, além na pulsante atmosfera presente no local.

Ollantaytambo: Complexo arqueológico com gigantescos projetos arquitetônicos incaicos, onde estão preservados templos e casas, que em algumas, ainda habitam seus descendentes.

Pisac: Hoje é uma cidade colonial sustentada pelo turismo e comércio de produtos de artesanato, mas guarda ruínas em impressionantes terraços que favoreciam as observações astronômicas e plantações agrícolas.

Chan Chan: Estas ruínas já não são construções do período dos Incas, mas da civilização Chimus, considerada a maior cidade do mundo, feita totalmente de barro. Também é Patrimônio Cultural da Humanidade (UNESCO) e fica próxima a cidade de Trujillo.

Esses são só alguns bárbaros exemplos da magnificente arquitetura de antigas civilizações que ajudam a gerar até hoje, incontáveis proventos ao país.

Aventura

Uma das cinco trilhas mais famosas do mundo, aquela a qual aventureiros natos sonham desbravar, está no Peru: a Trilha Inca. Assim como ela, outras como a Trilha Salkantay e a Trilha Lares, todas levam à velha montanha de Machu Picchu, o devaneio mais auspicioso dos turistas.

A trilha para a Montanha 7 Cores também é muito apreciada, não apenas pela maravilhosa paisagem ao longo do percurso, mas pela beleza natural colorida que o solo da montanha presenteia a humanidade.

O Parque Nacional Huascarán, na cidade de Huaraz, também apresenta muitas trilhas e escaladas desafiadoras para contemplar picos nevados imponentes, glaciares que podem deixar de existir no futuro, e lagoas de coloração divina.

Natureza próspera

Da montanha ao mar… em toda sua beleza natural inspiradora, o Peru exibe-se!

Cânion del Colca: A beldade deste cânion, um dos mais profundos do mundo, está em seus paredões, vale e rio de mesmo nome – Colca – detalhadamente desenhados por uma geografia primorosa, também reserva uma pitada de aventura. Mas, inusitado mesmo é ter a sorte de observar o majestoso vôo do Condor, rara ave, considerada uma divindade para os Incas.

Paracas e Ilhas Ballestas: Essas são duas reservas de biodiversidade magnífica, protegidas pelo governo peruano para a preservação de seus terrenos e vida biológica. Entre vistas espetaculares, é possível entrar em contato com animais marinhos e espécies de aves raras.

Picos nevados: De diversas regiões é possível avistar os picos brancos mais altos do Peru. A distinta montanha Salkantay fica a mais de 6.700 metros de altitude e é das mais admiradas desse país. O pico Huascarán, que fica dentro do Parque Nacional de mesmo nome, une a sua própria beleza às lagunas dos seus arredores, formando uma graciosa paisagem, digna de filmes hollywoodianos.

Mistérios e espiritualidade

O território peruano emana um misticismo pungente, natural de sua cultura milenar. Basta estar em lugares considerados sagrados para os Incas, para sentir uma aura diferenciada.

Geralmente, em templos como o Templo do Sol, ou mesmo templos diversos encontrados no Vale Sagrado, são locais propícios para rituais xamânicos, os quais podem acontecer limpezas espirituais, cultuação aos deuses Incas ou atividades de meditação profunda.

Histórias míticas são contadas por guias durante os passeios, cheias de aventuras, ritos de agradecimentos e crendices antigas. Verdadeiras relíquias para a sabedoria do povo peruano, e mais ainda aos viajantes que buscam conhecimentos históricos e culturais.

A Raidho Viagens apresenta os tesouros escondidos e a magia prestimosa que o Peru preserva notavelmente, nos dias atuais. Todos os atrativos peruanos mostram o estilo de vida de um povo cativante e receptivo, além de muito orgulhosos das riquezas que suas terras guardam. Uma lista infindável de posses bem marcadas, descrevem e destacam o Peru como um dos países mais ricos, culturalmente falando.

Por isso, o jornal O Estado de São Paulo, o Estadão, destacou o Peru, no início deste ano, como o 4º melhor destino para viajar em 2018, em um ranking de 18 países para conhecer no mundo. Como você pôde ver, os motivos são verdadeiramente reconhecidos.

Dicas do Especialista

E por isso vamos listar aqui, algumas outras dicas:

  • Hospedagem aventurosa: O Skylodge é um hotel, intitulado hotel-cápsula transparente que fica a 400 metros de altura, encravadas em uma montanha rochosa, sendo necessário realizar, com a ajuda de um guia, uma trilha com o auxílio de ganchos e cordas de segurança. É maravilhoso apreciar a noite estrelada e degustar um delicioso café da manhã servido em uma mesa que fica sobre o teto da cápsula. Para finalizar a aventura, um rapel ou tirolesa para retornar.
  • Hospedagem Belmond Hotel Monasterio: Um antigo mosteiro que hoje é um monumento nacional, erguido em 1592, onde sua beleza é admirar a arte-sacra em seus paredes.
  • Hospedagem W Marriott El Convento: Antigo convento do século XVI, restaurado e transformado em hotel com detalhes prevalecentes de sua nobre história.
  • Sobrevoo às Linhas de Nazca: Os enigmáticos símbolos encravados no território próximo à cidade de Ica são uma atração emocionante, já que para observá-las é necessário um passeio de aeronave monomotor. Esse incrível voo, além de levar você para ver os mais misteriosos geoglifos, também te fará contemplar uma vista aérea estonteante.
Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.