O que é que futebol e Game of Thrones têm em comum? O despertar de paixões, as quebras de recordes e a Croácia! Na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, a exibição da primeira partida foi considerada a maior transmissão esportiva do ano em dois países.

Brasil X Croácia atraiu 42,9 milhões de espectadores brasileiros e 1,5 milhão de espectadores croatas. Já a série, que é um dos maiores sucessos de todos os tempos, teve a maior transmissão simultânea realizada até o momento, em 20 de abril de 2015. Neste dia, o segundo episódio da quinta temporada foi transmitido para 173 países e territórios. E a Croácia, país que vai novamente à Copa, foi um dos cenários da série.

Dubrovnik é a cidade croata escolhida pelos produtores para representar na ficção o cenário do King’s Landing, ou Porto Real. Quem conhece o local entende o porquê. Localizada no extremo sul do litoral croata, na Costa Dálmata – sim, a famosa raça de cachorros é originária dali, é pequena, pacata e, não à toa, uma das mais visitadas cidades do país.

Fundada em 600 d.C. pelos gregos e tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1979, possui um centro histórico cercado por mais de dois quilômetros de muralhas originais e fortificações. As ruas e praças são pavimentadas com mármore e a arquitetura é um misto do medieval com o Renascentismo e o Barroco.

Costa croata

A segunda maior cidade da Croácia, Split é também portuária para o Mar Adriático de onde saem luxuosos cruzeiros por esse mar que separa este país da Itália. As belezas naturais ficam em torno da idílica marina, assim como as vistas para as montanhas.

Por ser uma cidade costeira, o verão é atrativo, guardando lindas praias e passeios de ferry boats pelas ilhas dos arredores. Na orla se concentra badalados café, bares e restaurantes como dica para degustar delícias da gastronomia croata

Mas, reserve tempo para seu maior de staque, o Palácio do Imperador Diocleciano, local que abriga também as ruínas do Templo de Júpiter, declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO. O palácio foi todo construído em pedra branca, a mando do imperador romano Diocleciano, e dentro de seus muros, ainda ficam a Catedral de São Dômnio e o Museu da Cidade, lugares para incluir na visita.

Outra cidade praiana, Hvar é muito atrativa no verão, entre os meses de julho e agosto, a ilha recebe muitos turistas para aproveitar o dia pelas belíssimas praias, e a noite pela badalação típica, onde bares e festas acontecem até o amanhecer, com a oportunidade de contemplar um lindo nascer do sol.

Além da parte costeira, sua história também ganha destaque já que civilizações gregas e romanas disputaram essas terras por vários anos, deixando suas marcas no centro histórico. Na Praça Trg Svetog Stjepana fica a catedral principal da cidade, uma construção feita ainda no século XVI.

Paisagens além da costa

Não se deve esquecer das belezas da capital, Zagreb, maior e mais populosa do país, importante centro financeiro e universitário. Apesar de não haver vôos diretos entre o Brasil e a Croácia, é possível chegar ali por meio de conexões que partem da maioria das capitais europeias.

Além disso, a cidade também está ligada por meio do Deutsche Bahn, o trem europeu, a centros importantes, como Budapeste, na Hungria, distante seis horas de viagem; a austríaca Viena, seis horas e meia e a alemã Munique, oito horas e meia de viagem.

No interior do país, o Parque Nacional dos Lagos Plitvice também está na lista da Unesco de Patrimônios Naturais da Humanidade. O parque tem 16 lagos, com cores entre tons de azul e verde, interligados por inúmeras cachoeiras que formam paisagens de tirar o fôlego e muito surpreendentes. Você não verá nada parecido em nenhum lugar do mundo.

 

Esporte que desperta paixões

Surpreendente como as paisagens croatas foi a participação da seleção na Copa do Mundo da França, em 1998. A “Vatreni” alcançou a incrível terceira posição.

Desde então, não obteve resultados expressivos em mundiais, não passando das Fases de Grupos, em 2002, 2006 e 2014. Em 2010, na África do Sul, a seleção não se classificou.

Mas, apesar disso, a Seleção Croata de Futebol tem sido apontada como uma das mais fortes, desde a separação da Iugoslávia, no início dos anos de 1990.

Na Copa do Mundo da Rússia, a Croácia está no Grupo D, ao lado da Argentina, Islândia e Nigéria. Tomara que seus adversários estejam à altura e que os jogos sejam épicos, assim como as batalhas de Game of Thrones.

E que essa seja mais uma oportunidade de intercâmbio cultural e de conhecer curiosidades sobre esse país incrível, que guarda paisagens cênicas, que impressionam cada vez mais e mais visitantes do mundo todo. Considere o país para sua próxima aventura, você não irá se arrepender!

Dicas do Especialista

  • Roteiros por Vinícolas: Há roteiros especiais que abordam as vinícolas familiares croatas onde é possível, além de observar as grandes plantações de uvas, degustar os deliciosos vinhos produzidos ali mesmo. Uma preciosidade!
  • Roteiros gastronômicos: Bastante típicos para conhecer os sabores e aromas croatas, alguns roteiros de culinária tradicional, agradam os paladares mais exigentes, em passeios por pequenas vilas que representam bem os temperos deste país.
Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.