Que tal sair da rota convencional de roteiros pelo México e desembarcar do lado oposto de Cancun, onde há lugares tão encantadores quanto, na costa do Pacífico?
Cancun fica do lado do Mar do Caribe, onde as águas têm a cor azul-turquesa e as areias são finas e brancas. Já o lado oposto, onde estão destinos mais genuinamente mexicanos, os quais falaremos neste artigo, que preservam o charme de vilarejos com mares mais esverdeados. Nessas condições, é fácil listar o México como um dos países com as praias mais bonitas do mundo.
Lugares charmosos, com uma atmosfera cinematográfica e luxuosa, esperam por você em toda a riviera da costa do Pacífico mexicano. Mas espere conhecer também, cidades montanhosas que guardam um charme europeu.
Puerto Vallarta
Photo credit: The Brit 2
Este destino teve destaque a partir dos anos 60, quando foi o “porto de amor” de Elizabeth Taylor e Richard Burton, o glamouroso casal de Hollywood daquela década, que além de gravarem cenas de um filme da época – A Noite do Iguana – o qual apenas Burton contracenava, e protagonizaram sua paixão neste paradisíaco lugar.
A excelente infraestrutura ostenta a região com os mais luxuosos hotéis e resorts, restaurantes com gastronomia ímpar, e bares badalados de toda a baía oeste do México. Isso torna a cidade bastante aconchegante e romântica, abrigando uma orla atrativa para passeios de mãos dadas.
Não deixe de visitar a Playa de Los Muertos, uma das mais famosa de Puerto; e para além das belas praias, o Mercado de Artesanato, a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe e algumas das muitas galerias de artes que Puerto Vallarta reúne.
Riviera Nayarit
Photo credit: Riviera Nayarit
Dividindo as belezas praianas com Puerto Vallarta, no estado ao lado está a Riviera Nayarit, extensa faixa de areias onde está uma variedade de resorts requintados, com serviços all inclusive que oferecem muitas atividades além do conforto hospitaleiro.
Nesta Riviera, desfrute de um turismo ainda mais exclusivo, como em Punta Mita, lugar onde a maioria dos hotéis são classificados como diamante, ou seja, excedem o alto padrão das Cinco Estrelas que conhecemos.
Além dos faustosos hotéis, os restaurantes de Punta Mita também recebem seus turistas com exclusividade e culinária deliciosamente bem degustada, com mais suavidade que a tradicional comida apimentada mexicana. Esse poderá ser seu refúgio de sossego em praias lindamente particulares para contemplar um dos pores de sol mais bonitos do planeta.
Para vivenciar algo menos ostentoso, Sayulita é um povoado mais rústico, lugar o qual atrai um público mais jovem e muitos surfistas para enfrentar as desafiadoras ondas, e depois relaxar com uma noite mais agitada.
Passeios de barco também são bastante atrativos, principalmente para as Ilhas Marietas, onde você poderá desfrutar das mais famosas praias, a Praia Escondida e a Praia do Amor. Estes são lugares com turismo controlado, os quais não se pode exceder o número limitados de visitantes por dia, por isso, é extremamente importante fazer a reserva com bastante antecedência.
São Miguel de Allende
Saindo do cenário de praias, mais ao interior do México, onde a região montanhosa impera, chegaremos a São Miguel de Allende, um destino que qualquer site ou revista sobre turismo irá classificar como uma das cidades mais lindas desse país.
Photo: San Miguel. Lucila, diretora da Raidho Viagens em sua visita à cidade
Realmente é um encanto passear por suas ruas graciosas, observando a arquitetura predominantemente colonial das casas em coloração ocre. É realmente um charme interiorano passear por esses casarios.
Com boa estrutura de hotéis, lojas, bares e restaurantes, os maiores atrativos de São Miguel de Allende são também as galerias de artesanatos, as quais guardam exposições de objetos de muitos artistas estrangeiros que ali moram.
O destino também é muito boêmio, onde bares ficam abertos até altas horas, e restaurantes têm terraços com belas vistas para a encantadora cidade.
Guanajuato
Photo credit: Justin Vidam
Outra pequena cidade interiorana com casinhas típicas coloniais e coloridas, que ficam nas encostas das montanhas, com vistas para lindos vales. Esta cidade é universitária, predominando jovens estudantes e boêmios que buscam uma vida mais vibrante, à noite, em bares e restaurantes.
Um centrinho com igrejas, praça, restaurantes, museus e teatros é onde tudo acontece, principalmente as famosas serenatas as quais pessoas, entre visitantes e locais, acompanham os tocadores e cantores pelas ruas em melodiosas canções.
Um atrativo diferente são as minas turísticas, onde podem ser visitadas um extraordinário caminho feito subterraneamente, somente para passeios a pé. Esta é uma alternativa para chegar ao centro histórico da cidade, uma vez que os mesmos possuem escadarias de acesso entre o piso superior e os túneis.
Estes destinos mexicanos têm uma característica mais exclusivista, os quais combinam muito bem a cultura do México ao estilo praiano de ser, porém com um pouco mais de requinte, o presente que qualquer turista brasileiro merece desfrutar.
Deixe um Comentário