A terra dos oníricos tapetes persas tem muito mais a oferecer do que sua consciência pode imaginar.

 

Se você tem uma lista de lugares incríveis do mundo a visitar, inclua já o Irã, o antigo país dos Persas, da Rota da Seda e de grandes e poderosos impérios, como o de Alexandre, o Grande.

Uma terra que guarda histórias marcantes para a humanidade, relíquias e lugares tão magníficos, que deixarão você encantado. Sua experiência será um verdadeiro mergulho na história, filosofia e na cultura de uma região de grande importância, na antiguidade, para as principais rotas comerciais e de intercâmbio de conhecimento entre a Europa e a Ásia.

Dentre tantas possibilidades únicas e especiais, A Raidho Viagens prepara agora, 4 motivos excepcionais para te inspirar a encarar essa aventura encantadora.

  • Sua história

O Irã está localizado no sudeste asiático, entre o Golfo Pérsico e o mar Cáspio, região de conflitos históricos no passado. Um dos maiores impérios do mundo, o Império Persa, dominou todo o território, desde as terras da atual Turquia, até o Egito, por vários anos sob o comando de Ciro, o Grande, a partir de 550 a.C.

É um país que enfrentou muitos conflitos na antiguidade, com outros países como Rússia e Inglaterra, que queriam dominar suas terras e riquezas naturais; enfrentou a 1ª Guerra Mundial e a dinastia Pahlevi, que, apesar de tudo, trouxe a modernidade ao Irã. E, o conflito mais recente, ocorreu nos anos 1980, a Guerra do Irã-Iraque.

Tudo isso, mesmo com todos os desafios, tornou o que o Irã é hoje. Um país de tradições bem conservadas, suntuosas artes, excelente receptividade e rica história que mantêm o país vivo e orgulhoso para receber seus visitantes e contar suas histórias.

  • Sua arquitetura e arte

A começar pela capital, Teerã, que mantêm suas influências do passado persa, é possível visitar lindos palácios, jardins e museus com coleções milenares. O Palácio Golestan, por exemplo, é o mais antigo monumento histórico de Teerã e uma magnífica construção que hoje é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Foi local de morada de famílias imperiais, e sua arquitetura tem influências persas. Além do charme de ter sido construído dentro dos muros do complexo da Arg-e Soltanati, uma cidadela histórica.

Se encante também no Museu das Joias de Teerã, lugar onde estão as mais impressionantes peças em ouro e pedras preciosas. São colares da antiguidade, coroas e o famoso Diamante Rose “Darya-i-Nur”, de 182 quilates.

O encantamento não pára aí, o Jardim de Narenjestan, em Shiraz, parece mais um paraíso, ornando graciosamente arquitetura e plantações dos mais diversos tipos, colorindo o ambiente como um todo. Um equilíbrio encantador entre o natural versus o concreto.

Em Shiraz você ainda encontra uma celebração à arte literária. O mausoléu de Hafez, túmulo de um herói iraniano, o poeta Hafez, que morreu há mais de 600 anos, se tornou um local de peregrinação. Muitos visitantes passam por ali diariamente para homenagear seu ídolo. O local impressiona pela beleza e seu túmulo fica em meio a um belíssimo jardim.

Destacamos alguns dos principais pontos onde você pode desfrutar de toda a beleza da arte e arquitetura iranianas. Mas as opções são diversas…Você pode se fascinar ainda mais com outras construções como as mesquitas de Nasir ol molk ou de Imam e Sheikh Lotfullah, a Catedral Armênia de Vank, que é ricamente decorada com o misto de imagens islâmicas e cristãs, entre outros.

  • Seus sítios arqueológicos

Persépolis te fará entrar de cabeça na história persa, já que essas ruínas são a antiga capital Persa, e atualmente, Patrimônio da Humanidade. É um grandioso complexo, com palácios inspirados em modelos mesopotâmicos. Esse passeio é obrigatório! É uma oportunidade única de imersão na história da humanidade.

Imperdível também é o sítio arqueológico Naqsh-e Rustam, lugar onde eram enterrados os reis persas em túmulos incrustados nas rochas. É algo impressionante, cuja dimensão real só pode ser entendida durante a experiência.

  • Seus bazares

Os bazares são os locais tradicionais de compras dos iranianos. São grandes centros de comércio, que chegam a ser caóticos, com sua diversidade de produtos e ruazinhas que desenham linhas entre bancas e stands de venda.

São ótimas opções também para interagir com os comerciantes, com iranianos vivendo suas rotinas e assim conhecer de forma ainda mais genuína a cultura local.

As opções de itens para compras são infinitas. Você encontrará souvenirs, artigos de decoração como os famosos carpetes e tapetes persas, artigos de cozinha, roupas, tecidos diversos, joias e alimentos como chás, temperos e ervas. Tudo com o requinte de uma nação que já foi o maior império do mundo.

O Bazar de Teerã é um dos mais conhecidos, principalmente por estar na capital, e também por sua tradição e existência há mais de 1.000 anos. É uma verdadeira potência dentro da cidade, controlando pelo menos um terço do total de vendas do país inteiro. É um lugar gigantesco que abriga infinitas lojas, mercados e shoppings. Vale a visita.

Em Shiraz, o destaque vai para o bazar Vakil, outro grande centro comercial que vende especiarias, roupas, alimentos típicos e artesanatos, geralmente mais regionais. Esse é mais um enorme complexo de vendas, onde produtos e pessoas se misturam em um só lugar.

Dicas bônus

Além de todas as riquezas culturais, históricas e arquitetônicas, você irá se deliciar com a gastronomia que é saborosa e rica em temperos. Inclusive, o destaque fica para o caviar, que é um dos mais apreciados no mundo todo.

E, se isso ainda não for suficiente para te convencer, uma surpresa: o Irã é também um excelente destino para quem gosta de praticar esqui! É um destino muito procurado no inverno, principalmente pelos europeus.

Existem algumas estações próximas de Teerã, e que são de diversos graus de dificuldade. Esquiar no Irã, além de mais barato que em outros destinos, segundo praticantes do esporte, é melhor, devido ao seu tipo de neve, que facilita a prática.

Tochal é a 4ª estação de esqui mais alta do mundo, com 3.957 metros de altitude, proporcionando aventuras radicais e paisagens maravilhosas. Shemshak é das mais radicais, atraindo visitantes mais profissionais ou acostumados com o esporte. Já as estações de Darbansar e de Dizin têm são melhores opções para os iniciantes.

O Irã, apesar de não ser um destino tão considerado pelos brasileiros, é uma experiência impressionante. Com certeza, algum de seus tantos atrativos te conquistar. Para os amantes de história e cultura, é uma verdadeira jóia. E, para quem deseja viver aventuras, desfrutar de belos hotéis e de todas as opções de uma cidade moderna, é uma excelente opção também.

Para conhecer ainda mais atrativos e informações, entre em contato com Raidho, teremos prazer em ajudá-lo.

 

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.