Superando de forma impressionante conflitos do passado, Ruanda é hoje um país em expansão, que guarda um dos maiores berçários naturais dos famosos Gorilas-das-montanhas.

Infelizmente, Ruanda ainda é associada, na maioria das vezes, por um passado histórico manchado pelo genocídio resultante de conflitos étnicos, no início dos anos 90.

Porém, pouco a pouco, o país vem dando uma aula de como se reerguer após um período tão controverso.

Os esforços do governo, e até de países vizinhos em reconstruir – não apenas materialmente, mas moralmente o povo ruandês, são constantes e notáveis. Um dos maiores investimentos, foi em segurança, tornando Ruanda uma das regiões mais seguras da África; o outro, felizmente foi no turismo, conferindo condições ideais para que os ruandeses dividam com o mundo sua tocante beleza natural e vida selvagem.

O país é um exemplo de como extrair resultados positivos de uma experiência tão impactante e traumática, construindo um caminho de otimismo e resiliência.

E não precisa nem dizer, que para quem ama a natureza e deseja um contato realmente autêntico com a vida selvagem, esse é o lugar.

Kigali, a capital ruandesa

Maior cidade do país, está localizada entre dois vales montanhosos, sendo o ponto de partida para qualquer atrativo turístico natural do território.

Se você curte história, será interessante explorar o Centro Memorial do Genocídio, que apesar de contar uma história dura e comovente, demonstra a força desse povo, que conseguiu transformar sua difícil trajetória num ponto de partida para o progresso.

Esse memorial foi inaugurado em 2004, no 10º aniversário dos eventos desoladores de Ruanda. O museu conta os acontecimentos em três exposições diferentes.

Outro ponto forte de Kigali está no crescente momento gastronômico ruandês. Uma das atrações principais desta cidade é saborear sua culinária. No país, o cultivo de hortaliças e frutas é feito de forma totalmente orgânica, e os pratos são todos produzidos com esses ingredientes naturais e frescos, resultando num sabor muito especial.

O maior tesouro de Ruanda

As grandes estrelas desse país são os Gorilas-das-Montanhas. Grande e imponente, a espécie sofre séria ameaça de extinção, resultante da caça indiscriminada. Hoje, há menos de 800 gorilas vivendo em seu ambiente natural. E o único lugar do mundo onde é possível admirar esse fantástico primata em seu habitat, é na África Central, principalmente entre Ruanda, Uganda e Congo.

O lar desses primatas são as montanhas que ficam dentro do Parque Nacional dos Vulcões, um dos mais antigos da África, e principal ponto para observação desse animal encantador, que possui uma combinação impressionante de 98% do DNA humano, o que demonstra sua valiosa importância no estudo da evolução das espécies.

São aproximadamente dez grupos de gorilas que estão habituados com a presença humana. E para evitar qualquer tipo de impacto a esses animais, esses grupos podem ser visitados por, no máximo, 8 pessoas por dia. E o encontro com os gorilas é limitado a 1 hora.

Com seus impressionantes 160 quilômetros quadrados de extensão territorial, o parque só permite passeios com acompanhamento de guias – todos extremamente profissionais. As caminhadas e trekkings mata adentro, são desafiadoras. O percurso em busca pelos gorilas pode durar entre 1 a 8

horas e pode alcançar altitudes superiores aos 2.500 m;  o terreno é íngreme e pode haver trechos com muito barro, além da possibilidade de chuva em qualquer momento. Por isso, é recomendável levar roupa impermeável e botas de trekking.

Apesar do alto grau de dificuldade, todo o trajeto é acompanhado de paisagens maravilhosas, o que torna tudo mais divertido. E a incrível sensação de poder observar cada particularidade do comportamento desse animal tão intrigante, faz com que todo o cansaço seja esquecido, sendo substituído por um incrível contentamento de poder ter vivido uma experiência tão rara e profunda.

Um fator importante que deve ser considerado, é que os gorilas, justamente por estarem em seu habitat natural, vivem livremente. Não há como prever quando os eles irão aparecer. Portanto, é recomendado que os visitantes passem ao menos 6 dias e 3 noites no local.

Além dos Gorilas-das-Montanhas, o parque possui cinco vulcões cobertos de imponentes florestas, pertencentes às montanhas de Virunga: Muhabura, Bisoke, Karisimbi, Sabyinyo e o Gahinga.

São belíssimas e encantadoras formações rochosas que guardam vidas animais importantes para o nosso planeta, lugar de alta preservação ambiental.

Nova acomodação para os visitantes do parque

Recentemente inaugurado, o Bisate Lodge, oferece luxuosas acomodações, com vista incrível para as montanhas do parque. Toda a área do lodge possui vista para as paisagens selvagens, seja nos decks ou nas suítes.

Com lareiras, piscinas aquecidas e saídas diárias para os trekkings de observação dos animais, o lugar oferece uma formidável estadia, unindo conforto a contato genuíno com a natureza.

Parque Nacional Akagera

Outra maravilha natural ruandesa, é o Parque Nacional Akagera, um dos mais procurados para safáris. O território possui uma fauna típica espetacular que deslumbra os olhares mais atentos.

Há cerca de 2 horas da capital, é um dos lugares mais fascinantes para observar elefantes, hipopótamos, zebras e girafas que se espalham por toda a extensão de sua belíssima área verde.

Dividindo a morada com esses gigantescos animais terrestres, há mais de 500 espécies de aves que sobrevoam o céu africano, partilhando dessas belezas com países vizinhos como Uganda, Congo e Tanzânia.

Ruanda é um verdadeiro paraíso natural e um dos poucos lugares do mundo que permitem uma experiência tão autêntica com a vida selvagem. Quem já foi, garante que a sensação é avassaladora e que você retorna transformado. Por isso, se natureza e intensidade é o que faz seu olho brilhar numa viagem, fale com Raidho e conheça todos os detalhes dessa aventura.

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.