Três milênios de cultura e tradição, paradisíacas ilhas, um povo energizante e a uma cozinha realmente deliciosa.

Você tem ideia da razão pela qual os gregos têm a tradição de quebrar pratos nas festas de casamentos, batizados ou aniversários?

Acredita-se que o costume tenha surgido há cerca de 4.000 anos, e o motivo se divide em algumas teorias. Uma delas é que a prática é uma forma de valorizar os sentimentos, demonstrando desapego às coisas materiais.

Outra diz que é uma forma de espantar os maus espíritos e facilitar a conquistas dos desejos mentalizados. Existem ainda variações dessas duas explicações.

O ponto é, que não importa sabermos o real motivo. A tradição já demonstra o que você irá encontrar ao conhecer esse povo encantador. Alegria, vitalidade e uma forma cativante de celebrar a vida.

E, além de sua energia única, coincidindo com as cores de sua bandeira, o país é um verdadeiro paraíso azul e branco. O branco das suas típicas e graciosas construções, e o azul de seu céu e mar de tonalidades intensas.

A Grécia é um destino tão impressionante, que agrada diversos tipos de perfis. Berço da filosofia, democracia, mitologia, teatro e tantas expressões artísticas, conta com belíssima arquitetura, praias e ilhas paradisíacas, hotéis impecáveis e até mesmo retiros espirituais.

A Grécia, muito além do óbvio

Hoje, a Raidho Viagens vem apresentar opções diferentes do usual, fora do eixo Atenas, Creta e Mykonos. Não que esses destinos não sejam fabulosos, mas, queremos que você se aprofunde ainda mais nesse país encantador.

Selecionamos 3 ilhas apaixonantes, que unem atrativos típicos praianos, com história e espiritualidade, organizadas de forma que te permita otimizar seu tempo durante a viagem, podendo aproveitar ao máximo os encantos dessas regiões.

Dica de ouro: Caso você se inspire com esse roteiro, é importante se preparar para aproveitar cada um dos destinos ao máximo. Portanto, o que a Raidho indica é que: você reserve 3 noites para dormir em Zakynthos, 3 noites para Milos e 1 para Meteora.

E, um outro ponto marcante dessa viagem, são as diferentes formas de se chegar em cada destino. Por exemplo, para Zakynthos, deve-se chegar de avião, partindo de Atenas. Para Milos, você pode optar por uma viagem de barco (ferry), partindo de Santorini. Para Meteora, há a chance de chegar de carro, partindo de Atenas. A viagem é longa, mas vale a pena.

Sua experiência será muito mais charmosa, dirigindo acompanhado de lindas paisagens, ou num passeio pelas águas gregas, por exemplo.

Embarque conosco nessa viagem singular!

Zakynthos

Na costa Oeste da Grécia, mais próxima da Itália, está Zakynthos, uma das Sete Ilhas Jônicas, que abriga uma das praias mais famosas da Grécia. Sua proximidade com a Itália influenciou em sua história. De 1484 a 1797 a ilha foi governada pelos venezianos, que a chamaram de “Fioro di Levante” (Flor do Oriente). É uma alternativa valiosa, para quem busca uma ilha diferente, com estilo italiano.

O gracioso nome foi escolhido devido a uma particularidade da ilha, que abriga mais de 7mil espécies de flores. Um paraíso de águas azuis turquesas, é uma excelente pedida para quem busca uma experiência mais tranquila, para ter o prazer de contemplar paisagens magníficas.

Na cidade, ao observar as construções, você reconhecerá a influência veneziana. Mesmo tendo sido acometida por um terremoto em 1953, seguido por um incêndio, que juntos afetaram muitos de seus belos prédios históricos e igrejas, houve notável esforço e investimento em sua reconstrução, mantendo sua riqueza arquitetônica como era antes, enchendo os olhos de quem a visita.

No quesito belezas naturais, a ilha impressiona. Possui um clima ameno, que cativa, e oferece bastante diversidade – desde praias com águas tranquilas na parte sudeste, até paisagens mais dramáticas, contornadas por penhascos e com opções de atividades subaquáticas, na parte oeste.

Uma das praias mais encantadoras de Zakynthos, é a praia Navagio. Conhecida não apenas por sua beleza exuberante, mas também por um navio: o Panagiotis – que nos anos 1980 naufragou e ficou encalhado em suas areias. Seu acesso só é possível de barco, e a Raidho indica muito, pois, além do cenário, você poderá realizar mergulhos na Blue Cave, lindas cavernas sob as águas.

Para relaxar à beira-mar, aposte também nas praias de Limnionas, Sostis Beach, Vasilikos e Plaka Beach. Para observação de animais marinhos como a famosa tartaruga Caretta Caretta ou leões marinhos, você pode visitar praias que estão sob a jurisdição do Parque Nacional Marinho de Zakynthos.

E, se você gosta de atividades culturais, não deixe de visitar as belas igrejas da cidade: a Aghios Nikolaos, Aghios Dionysios, Aghios Markos, Aghios Georgios. Cada uma com sua personalidade e beleza que inspira.

Após um dia de passeios e praias, se sentir falta de opções mais ‘agitadas’, o sul da ilha estará à sua espera. Você encontrará lugares como Kalamaki, Keri Beach e Laganas, vilarejos com bares, restaurantes e baladas para aproveitar a apaixonante noite grega.

Ilha Milos

Essa é uma daquelas ilhas paradisíacas que representam a Grécia. Céu azul, montanhas suntuosas e um mar que mais parece uma obra de arte. Foi nessa ilha que foi encontrada a estátua de Afrodite, a deusa do amor na mitologia grega. A ilha abriga lindíssimas praias, não perdendo nada para Mykonos, por exemplo. O charme está na atmosfera de sossego e tranquilidade, que já não é mais possível em Mykonos.

De origem vulcânica, a ilha está localizada no Mar Egeu, e é cercada de belíssimas praias. Sarakiniko, por exemplo, é uma das mais famosas, com uma paisagem peculiar, lembrando uma paisagem lunar, você deve conhecer

A praia mais famosa, Kleftiko, além de exibir águas límpidas e cristalinas e formações rochosas exuberantes, que compõe a paisagem de forma única; ainda traz uma história emblemática. Seu nome significa ‘esconderijo’ e o que é contado, é que a ilha foi batizada assim, pois na antiguidade era um refúgio de piratas, que se escondiam em suas muitas cavernas.

Em Kleftiko, você deve apostar num passeio de barco. Há vistas espetaculares na região, que só podem ser apreciadas em alto-mar, além da chance de conhecer praias exclusivas. Você não irá se arrepender.

Para relaxar, a deserta Alogomantra, com suas areias brancas e mar azul é perfeita. Desfrute aqui de uma tarde mais tranquila e silenciosa. Não deixe de visitar Ágios Konstantino e, para quem gosta de mergulhos em águas cristalinas, a praia Papafragas é ideal.

Em Milos, você terá oportunidade viver experiências autênticas, realmente interagindo com a ilha. Um exemplo disso é a visita a Mandrakia e Klima, ambos vilarejos de pescadores, muito pitorescos e charmosos. Veja a vida com um novo olhar e passando num ritmo totalmente diferente.

Já para curtir à noite, passeie por Plaka, centro da ilha. A localização já conquista: situada no alto de uma colina, oferece uma vista fascinante. Organize-se para apreciar ao menos um pôr-do-sol com essa vista. E claro, você encontrará charmosas casinhas brancas, diversas opções de lojas, cafés e restaurantes.

Meteóra

Na região da Tessália, ao norte da Grécia, estão os mosteiros suspensos – monumentais construções feitas no alto de rochas, a cerca de 600 metros de altura, em pequenos montes esculpidos pela ação do tempo.

Essa é uma região peculiar, muito diferente de tudo encontrado em terras gregas. Uma planície árida, onde surgiram rochas que, segundo estudiosos, são obra da erosão fluvial de mais de 60 milhões de anos atrás. A paisagem dramática, rodeada de penhascos, realmente impressiona. Aposte nesse roteiro se você deseja viver uma experiência diferente, cultural e mais introspectiva.

As construções, cinco mosteiros masculinos e um feminino, serviram de refúgios aos monges eremitas da antiguidade, a cerca de 500 anos. Hoje, são um símbolo do cristianismo ortodoxo no país. Esses lugares faziam parte do isolamento natural a que se propunham os monges, e até hoje tem esse propósito, porém um pouco menos rigoroso.

O isolamento era resultado da grande dificuldade em se chegar aos mosteiros, que por estarem no alto dos montes rochosos, só eram acessíveis através de escaladas. Hoje, o acesso é desafiador, porém muito mais tranquilo, pois existem escadarias que levam até o topo.

A ilha possui mais de 20 monastérios para visitação e surpreende por oferecer uma experiência diferente de toda a Grécia: a combinação de beleza natural com a experiência transformadora e emocionante de visitar os imponentes monastérios situados sobre as rochas.  

Viu só? A Grécia, mesmo com sua infinidade de atrativos, ainda reserva algumas gratas surpresas. Para saber como desenhar a experiência ideal para seu perfil, entre em contato com a Raidho. Nossa equipe terá prazer em te ajudar.

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.