Em 1788, o Império Britânico deu início à colonização da Austrália. Mas, os primeiros colonos não buscavam uma vida melhor. Ao contrário, eram presos condenados, enviados para lá para desafogar as lotadas prisões inglesas.

Hoje, a antiga colônia penal tem altíssimos índices de qualidade de vida e atrai imigrantes de todo mundo, que chegam a 25% de sua população. Isso se reflete no futebol. Na Copa do Mundo da Alemanha, em 1974, seis jogadores, além do técnico, eram croatas, sérvios e alemães. Já em 2006, boa parte do time era descendente de croatas e gregos.

Sidney é a cidade mais cosmopolita. Com 4,5 milhões de habitantes, é a maior, mais antiga cidade australiana e, junto com Melbourne, entrou na disputa para ser a capital. Mas, em 1908, a escolhida foi Camberra, “ponto de encontro”, no dialeto aborígene Ngabri.

A capital do estado de Nova Gales do Sul fica no litoral sudeste, em uma das baías mais bonitas do mundo. Entre os passeios imperdíveis está a visita a um dos mais conhecidos cartões-postais da Austrália, a Opera House, espaço que abriga apresentações artísticas. A Harbour Bridge cruza o Porto de Sidney e oferece uma bela vista para ser apreciada a pé ou pedalando.

No extremo sul, Melbourne é a capital do menor estado do país, Victoria, e segunda metrópole. Conhecida pela tradicional corrida de cavalos, a Melbourne Cup, é também a casa do Melbourne Cricket Ground, estádio que recebe os principais eventos esportivos do país.

Aproveitando a proximidade com Melbourne, um passeio muito válido, é pela Great Ocean Road, uma encantadora rodovia com cerca de 240 quilômetros, que liga as cidades de Torsquay e Allansford, beirando boa parte da costa australiana, apresentando maravilhosas paisagens praianas. Além disso, esta estrada paradisíaca oferece um famoso ponto atrativo conhecido por Os Doze Apóstolos. São formações rochosas de calcárias, com cerca de 45 metros de altura cada uma, à beira mar, formadas pela erosão natural ao longo dos tempos.

Não se deve deixar de visitar o Jardim Botânico Real, a Brunswick Street, o Parlamento e Catedral de São Patrício. Perto dali fica a Ilha Phillip, onde se pode ver, entre outras espécies, os pinguins azuis. Para os amantes de vinhos, vale a visita ao Vale de Yarra, com vinícolas, restaurantes requintados e belas cachoeiras.

Amantes da natureza fazem de Cairns, no nordeste da costa, no estado de Queensland, seu refúgio. Paraíso dos mergulhadores, é porta de entrada para a Grande Barreira de Corais, Patrimônio da Humanidade e maior organismo vivo da Terra, com mais de 2 mil quilômetros de extensão. Já no interior, encontram-se desertos e formações rochosas impressionantes, como os do Parque Nacional de Kakadu, Patrimônio da Humanidade, com seus paredões vermelhos nos quais ainda é possível ver a arte pré-histórica aborígenes nas rochas.

Ainda em relação aos atrativos naturais, a Tasmânia, localizada ao sul da Austrália, é uma ilhota de exuberância selvagem, daí ser conhecida pelo famoso Diabo da Tasmânia, um animal típico dessa ilha, que está em extinção. É um lugar propício para realizar esportes de aventura como trekking, rafting e caiaque.

A Copa do Mundo da Rússia será a quinta participação da seleção australiana em mundiais e quarta consecutiva. Sua integração à Confederação de Futebol da Ásia (AFC), em 2005, contribuiu para o fortalecimento do time.

Em 2018, no Grupo C, seus adversários serão França, Dinamarca e Peru. Os australianos terão que se esforçar para superar sua melhor campanha, em 2006, na Alemanha, quando chegaram às oitavas de final.

Jogando com times fortes, será difícil, mas não impossível, algo muito normal para um país que, de destino de prisioneiros, tornou-se desenvolvido e desejo de muitos imigrantes. Além de uma história inspiradora, o visual e todos os seus atrativos tornarão sua visita uma experiência encantadora.

Dica do Especialista – Você sabia?

A Austrália também é um excelente destino para apreciar a gastronomia. Será sua oportunidade de experimentar por exemplo, a liberdade e a criatividade da cultura dos vinhos australianos, geralmente com sabores frescos e sofisticados, safras de dar inveja às vinícolas do mundo todo.

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.