O primeiro adversário do Brasil na Copa do Mundo da Rússia é um destino muito charmoso, que conquista cada vez mais visitantes. E para o futebol, ainda abriga uma curiosidade: é na Suíça que está a sede da FIFA.

A Suíça tem paisagens naturais que parecem terem sido pintadas à mão por um artista talentoso ou terem saído de um sonho. Localizada no miolinho da Europa, faz fronteira com França, Alemanha, Itália, Áustria e Liechtenstein. Por isso e por ser relativamente pequena, com cerca de 41 mil quilômetros quadrados, é considerada uma porta de entrada para o velho continente, com acesso fácil aos seus famosos vizinhos.

É um dos países mais desenvolvidos do mundo e com a posição de neutralidade mais antiga que se conhece, desde 1815. Talvez, devido a isso, ali estejam as sedes da FIFA, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e do escritório europeu da Organização das Nações Unidas (ONU), todas em Genebra. A cidade é também sede do Fórum Econômico Mundial, organização sem fins lucrativos, com reuniões anuais em Davos.

Um mosaico cultural

Os suíços são famosos pela alta qualidade de seus produtos, principalmente os canivetes, os chocolates e, claro, os queijos. Turisticamente, é possível distinguir três regiões: as “Suíças” Alemã, Francesa e Italiana.

A alemã tem cidades importantes como Lucerna, a capital Berna e Zurique. As principais atrações são as ruas do Altstadt, o charmoso centro histórico cheio de lojas e o Lago Zurique. Lucerna é pequena, colorida, histórica e oferece uma bela vista das montanhas. Já Berna possui muitas construções ainda do período medieval.

Na “Suíça Francesa” estão Montreux, Lausanne e Genebra. A primeira lembra Cannes, na França, pelo idioma e agito cultural. É pequena e ótima para passear a pé, inclusive visitar o Castelo de Chillon, a vizinha Vevey e os vinhedos de Lavaux.

Em Lausanne fica a Catedral de Lausanne, a maior construção gótica do país. Já Genebra oferece várias atrações, com os passeios pelo Lago e os cruzeiros pelo Rio Rhône. Outras paradas obrigatórias são o Grand Théâtre, a Geneva Opera House, o Museu Internacional da Relojoaria e o símbolo da indústria de relógios de Genebra, o “Horloge Fleuri“, grande relógio em forma de flor localizado no Jardim Inglês.

Mais ao sul, a “Suíça Italiana” tem Lugano como principal cidade. É cercada por montanhas e para ter um panorama da cidade, vale a pena subir o Monte Brè. Outro ponto obrigatório é o Museo Cantonale dArte, com inúmeras obras de arte, entre elas quadros de Klee, Jawlensky, Renoir e Degas.

Para os amantes de montanhas, a pedida é visitar os charmosos vilarejos de Interlaken, na intersecção dos lagos Brienz e Thun; Zermatt, com seu famoso pico, Matterhorn, das embalagens de Toblerone e Caran d’Ache; e o mais famoso vilarejo de montanha, Saint Moritz, a mais luxuosa estação de esqui do país. Também vale a pena visitar a região no verão, que se torna um paraíso dos esportes aquáticos.

Qualquer que seja a região escolhida, a Suíça é um destino que vale a pena ser visitado. É uma experiência sofisticada e cheia de encantos. Dia 17 de junho a torcida é pelo Brasil, mas após isso, você está liberado para se inspirar a se perder nas charmosas paisagens, a experimentar uma infra-estrutura de dar inveja e se deliciar com os melhores chocolates quentes do mundo!

Trens nos Alpes

Passeio em Jungfraujoch, considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, é imperdível por estar a 3.454 metros de altitude. É uma das estações ferroviárias mais altas da Europa, um lugar com paisagens esplendorosas para os picos nevados mais famosos da Suíça, quiçá do mundo.

O maior glaciar desses Alpes, o Aletsch poderá ser contemplado admiravelmente nesse passeio de subida bastante íngreme, passando por um túnel extenso, onde é possível observar pela janela, maravilhosas vistas para as geleiras.

Uma viagem no famoso trem Glaciar Express te leva para uma rota panorâmica memorável entre St. Moritz e Zermatt, também imperdível passeio pelos vales e Alpes Suíços, percorrendo vilarejos remotos em meio a um paraíso de neve muito branca.

Dicas do Especialista:

  • Festival de Jazz de Montreux, o famoso festival de música da Suíça, realizado anualmente no mês de julho, às margens do Lago Léman.
  • Genebra te reserva mais de 50 restaurantes do mais alto padrão gastronômico, incluídos no famoso Guia Michelin e no Gault Millau.
  • Uma experiência marcante será observar os ursos marrons em Berna, no Parque dos Ursos com uma extensão de 6.000 metros quadrados de área natural própria para esses animais.
  • Para quem gosta de arte e história, aproveite porque Zurique possui mais de 50 museus e 100 galerias de arte.
  • Outro passeio que trem que vale a pena! O Trem do Chocolate, um elegante transporte vintage, com vistas panorâmicas entre Montreux e Broc, com parada principal na famosa fábrica de chocolates Cailler-Nestlé.
  • Aprecie um delicioso queijo Gruyére na La Maison du Gruyère.
Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.