Como uma visita a Índia pode se tornar uma incrível viagem de autoconhecimento

Concebido a partir de um dialeto ao norte da Índia, o sânscrito, o nome Yoga, significa união ou integração, uma ideologia que busca fundir espírito, mente e corpo em um só ser.

Executando movimentos belos e espontâneos, há cerca de 7 mil anos, um dançarino de nome Shiva, criou o yoga, algo que, à época foi encarado como uma apresentação de dança, para depois, após algum tempo de prática por parte dos seus pupilos, pela sua complexidade e profundidade para além do corpo físico, se tornou uma filosofia de vida.

Seu criador é hoje, parte da história desse país, tornando-se um lendário Rei dos Dançarinos, e igualmente considerado, um dos deuses supremos da religião hindu, chamado também por Lord Shiva.

A sociedade daquela época promoveu os exercícios do yoga como uma cultura ancestral muito rica, uma filosofia milenar que propõe uma verdadeira transformação do ser interior, buscando sempre o “eu sagrado”.

Assim como a prática da meditação, o yoga conduz o praticante à auto observação, percebendo atitudes, pensamentos e palavras, para aos poucos, chegar a um ponto em que haverá um controle total das emoções, partindo do princípio que essa atividade não é apenas física.

Dia Internacional do Yoga

Considerada a sua importância através dos tempos, comprovada cientificamente por ser uma prática saudável, muito recomendada por profissionais da área da saúde, que propicia muitos benefícios físicos e mentais, motivos suficientes para a tornar um Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade, com data oficial de comemoração em 21 de junho, o Dia Internacional do Yoga, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Hoje, este dia é celebrado no mundo todo, conscientizando a humanidade quanto aos inúmeros benefícios da sua prática, atraindo cada vez mais adeptos, os chamados yogi, para promover um melhor estilo de vida e o desenvolvimento da saúde e da espiritualidade.

Este é um dia dedicado à paz, à solidariedade, à fraternidade, ou seja, dedicado à vida!

Celebrações da data

Alguns eventos acontecem simultaneamente em diversos países do globo para celebrar e promover importantes temas relacionados à filosofia e à prática do yoga. No Brasil, os eventos oficiais são organizados pelo Centro Cultural Swami Vivekananda, na cidade de São Paulo, entidade ligada ao Consulado Geral da Índia.

Semana do Yoga 2018 – Yoga Week, semana que terá programação totalmente gratuita, entre os dias 18 e 22 de junho, com atividades diversas entre apresentações, palestras, workshops e práticas tanto do yoga como da meditação.

Para você marcar em sua agenda, reserve o dia 20 de junho, para assistir à palestra: “Turismo na Índia com Yoga e Espiritualidade”, que será ministrada pela diretora da Raidho Viagens, Lucila Nedelciu, que já foi à Índia mais de 17 vezes.

Evento no Memorial da América Latina – No dia 24 de junho, na praça cívica do Memorial (Praça da Mão), haverá um evento público gratuito, em comemoração ao Dia Internacional do Yoga, com organização e realização do Consulado Geral da Índia, da Organização Internacional Arte de Viver, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e apoio da Raidho Viagens.

No acontecimento, haverá uma aula do Protocolo Comum de Yoga criado pelo ministério do Ayush, na Índia, com o professor enviado pelo governo indiano, Sanjay Kumar. Haverá ainda, uma sessão especial com Swami Akash, convidado especial da Organização Internacional Arte de Viver.

Neste clima de celebrações, a Raidho Viagens também comemora, por ser eleita, pelo governo indiano, como a melhor operadora de viagens à Índia, da América Latina, e na ocasião, irá sortear uma viagem para a Índia, oportunidade de conhecer o Triângulo Dourado, região que abriga as cidades de Delhi, Agra e Jaipur.

A Raidho tem diversos grupos de pacotes para este país tão exótico, com foco no yoga, ou simplesmente para quem busca conhecer essa rica cultura, sempre com foco em experiências.

Triângulo Dourado

O Triângulo Dourado, região localizada a nordeste da Índia que compreende às cidade de Nova Déli, Agra e Jaipur, excelentes destinos para entender o estilo de vida dos indianos que, apesar de palpitante, também atrai pela calmaria que a filosofia do yoga proporciona.

A capital, Déli, pulsante e elegante, guarda atrativos como o Forte Vermelho com sua arquitetura marcada pelos muros avermelhados; o Túmulo de Humayun, mausoléu considerado Patrimônio Mundial; o Templo de Lotus, no formato dessa flor; e o Memorial do Gandhi, onde estão marcados os últimos passos desse mestre indiano.

Jaipur, a cidade rosa que ostenta diversos palácios como o belíssimo Palácio dos Ventos com mais de mil janelas; ótima cidade para apreciar a famosa massagem Ayurveda, que além de relaxante, é terapêutica e revigorante ao corpo.

E, Agra, a casa do mais emblemático cartão postal da Índia, o Taj Mahal, que hoje também é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Tem ainda construções tão imponentes quanto, como o gracioso Mini Taj, e o Agra Forte, considerado Patrimônio Mundial.

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.