Ah… a beleza das flores! Difícil quem não se encante por suas cores, perfumes e formas. No Japão, elas dão um show de elegância e magia, todos os anos, ao se despedirem do inverno, celebrando a chegada da primavera com o desabrochar das emblemáticas flores das cerejeiras.

Este é um fenômeno da natureza que acontece entre os meses de março e maio, mas que tem curta duração depois que florescem – cerca de duas semanas, apenas -, agraciando ruas, praças, avenidas e parques de várias cidades japonesas com seu encanto em tons rosados ou brancos.

Ícone cultural

Esta flor é o símbolo desta nação, e por sua relevância, há diversos significados para ela. Beleza feminina, amor, esperança, renovação, são todas representações desta flor. E por isso, também são muito expostas em estampas de tecidos, tatuagens, quadros e outros.

Uma das lendas, está em torno da sua efemeridade. De considerável representação na cultura japonesa, marcada por um simbolismo de breve passagem do tempo, ou da vida, diz a lenda que, na antiguidade, samurais japoneses associavam a celeridade entre o florescer e o cair de suas pétalas, com a existência humana relacionando ao lema que eles carregavam, o Bushido: “viver o presente sem medo”. Essa era uma forma de aceitar a morte, que até hoje é muito difundida no Japão.

Primavera japonesa

Esta é a época do ano mais esperada pelos japoneses, há quem diga que o ano só começa mesmo, quando as cerejeiras florescem, renovando as energias, renovando a vida! A importância é tamanha que os serviços de meteorologia passam dias à espreita, divulgando inclusive, datas exatas para as floradas em cada cidade.

E para entender melhor como elas acontecem, as flores não desabrocham ao mesmo tempo em todo o país, uma vez que acabam por seguir uma sequência, um tanto lógica, começando pelo sul, entre as cidades de Kagoshima, Kumamoto e Fukuoka; passando pela região central em Tokyo; subindo para o norte até chegar às cidades próximas de Sapporo.

No Japão, esse é um fenômeno que tem até nome: Sakura Senzen, onde sakura é o nome em japonês da flor de cerejeira. Um período em que as pessoas saem às ruas para muitas atividades ao ar livre, além de começar o ano letivo, quando os estudantes recomeçam suas aulas.

As temperaturas variam entre 16ºC e 20ºC, dependendo da região, mais amena em relação ao inverno rigoroso que passou. E é exatamente por isso que as pessoas se animam e saem a aproveitar as belíssimas paisagens formadas pela delicadeza destas flores.

E não são só os japoneses que as apreciam, turistas do mundo todo reservam esse período para conhecer o país, e poder sentir a emoção de contemplar tamanha beleza natural. É deslumbrante ainda mais, quando o vento sopra sobre os galhos das cerejeiras, realizando uma fascinante chuva de pétalas.

Onde apreciá-las?

O Japão todo é propício a apreciar a simpatia das flores das cerejeiras, de norte a sul, as principais cidades são: Sapporo, Niigata, Sendai, Osaka, Tokyo, Nagoya e Fukuoka. Geralmente em praças e parques, oportunos lugares para reverenciá-las.

Se você estiver em Tokyo, esta capital tem diversos lugares para realizar caminhadas, passeios de barquinhos e piqueniques e outras atrações para observá-las. O Jardim Nacional Shinjuku Gyoen tem até um lago o qual estas árvores são refletidas em suas águas, dando mais charme à contemplação.

O Parque Chidorigafuchi tem um pequeno rio navegável, onde essas flores também são refletidas lindamente em suas águas, e quando as pessoas podem realizar passeios de barquinho, algo um tanto romântico. Ainda tem a área externa do Templo de Yasukuni, o Parque Ueno e o Parque Kitanomaru com grandes gramados a observá-las.

Há também, uma cidade bastante famosa por seus oito mil pés de cerejeiras, na província de Shizuoka, a cidade de Kawazu, quando as flores enfeitam toda a margem do rio Kawazu.

Tradição primaveril

Como dissemos, essa época do ano propicia o convívio ao ar livre, e o costume japonês secular, é o Hanami, hábito que consiste em contemplar a flores das cerejeiras, entre amigos e familiares, realizando um piquenique com direito a toalha e lanchinhos bem debaixo dessas árvores.

Caminhar, tirar fotos, meditar também são atividades que os japoneses realizam próximos às cerejeiras, tirando o máximo proveito desse momento tão passageiro. Os parques e praças ficam lotados de pessoas a observar essa natureza tão espetacular.

É um verdadeiro festival de contemplação dessas maravilhas da natureza, por isso, é uma época perfeita para conhecer a terra do sol nascente, e a Raidho Viagens pode proporcionar essa emoção com roteiros especiais.

 

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.