Blog Índia, país dos templos e da autodescoberta

Conheça a lista de 10 templos imperdíveis que a Raidho preparou para você

Quem assistiu ao filme “Comer, Rezar e Amar” (ou quem já leu nosso post: Indonésia: exotismo e diversidade fazem do destino uma das tendências para 2019) conheceu a busca de Liz, personagem de Julia Roberts inspirada na autora, pela paz interior, cura e autoconhecimento.

Para muitos, não há formas melhores de encontrar a si mesmo do que através da yoga, a meditação e técnicas medicinais naturais – práticas milenares nascidas na Índia.

Com a mais longa e contínua tradição espiritual do mundo, o país é berço do hinduísmo (praticado por cerca de 80% da população), do budismo, do sikhismo e de outras tantas religiões que convivem em perfeita harmonia ali.

Há diversos templos sagrados, ashrams e escolas de Yoga. A Índia é um lugar privilegiado para quem quer vivenciar a espiritualidade latente ali, independentemente da religião professada.

É um destino recomendado para quem busca experiências de viagem enriquecedoras e diferentes, que vão além das compras e do contato com a cultura.

Seu território esconde verdadeiras joias de paz, harmonia e tranquilidade descobertas por meio de roteiros cuidadosamente desenhados, como os da Raidho – eleita pelo governo indiano como a melhor operadora de Índia da América Latina.

A seguir, listamos alguns dos principais pontos de interesse para o viajante que busca, além de conhecer um novo destino, conhecer a si mesmo:

10 templos imperdíveis para visitar

Templo Bangla Sahib Gurudwara: existem cerca de 23 milhões de sikhs, o que faz desta a quinta maior religião do mundo. A Índia abriga cerca de 80% do total de praticantes dessa religião. Este templo está em Delhi – é o maior templo Sikh da cidade, e um dos maiores do país.

Blog Índia, país dos templos e da autodescoberta

Templo Jagdish: localizado em Udaipur, é um dos maiores e mais famosos templos da cidade. Dedicado ao deus hindu Vishnu, foi construído pelo Maharana Jagat Singh I, em 1651.

Templos de Khajuraho: a pequena vila, na Índia central, tem cerca de 5 mil habitantes e possui inúmeros templos magníficos adornados com esculturas em calcário que representam a milenar arte da educação sexual, famosa em todo mundo, o Kama Sutra.

Templo Jainista de Ranakpur: localizado a 60 quilômetros de Udaipur, no Rajastão, é o maior e um dos mais belos templos jainistas da Índia.

Golden Temple: este templo, em Amritsar, no estado de Punjab, foi arquitetado pelo Guru Ram Das, o quarto Guru Sikh; e finalizado pelo seu sucessor, Guru Arjan Dev em 1604. Foi reconstruído em 1764 pelo Maharaja Jassa Singh Ahluwalia, quando recebeu ornamentações de ouro e mármore nas paredes, além de afrescos e pedras.

Templo do Senhor Brahma: fica em Pushkar, a única cidade da Índia dedicada a Brahma, o Deus Criador. É um local de peregrinação e o único local dedicado a Brahma, graças à lenda que conta que a futura esposa de Brahma, Savitri, se atrasou.

Enfurecido, decidiu casar-se com outra mulher. Quando Savitri chegou ao local do casamento e viu o novo casal, declarou que o deus não poderia ser adorado em nenhum outro lugar a não ser em Pushkar.

Templo Mahabodhi: fica em Bodhgaya, um dos lugares mais sagrados para o budismo, pois teria sido ali, embaixo de uma figueira, que Buda teria atingido o estado de iluminação. A figueira plantada ali, hoje, é uma muda da árvore original.

Templo de Lótus: Este templo fica em Delhi e chama atenção pelo seu formato da flor de mesmo nome. É um lugar religioso que respeita qualquer crença e raça, onde todos que ali chegam, podem exercer sua fé, independente de qual seja a religião, em paz e união.

Blog Índia, país dos templos e da autodescoberta

Hawa Mahal – Palácio dos Ventos: Na capital do Rajastão, em Jaipur, fica este imponente palácio com as suas mais de mil janelas. Uma construção datada de 1799, feito em arenito cor de rosa, foi morada do marajá Sawai Pratap Singh que tinha muitas esposas, e ele pediu que o fizessem dessa forma para que todas elas pudessem aproveitar da paisagem do lado de fora e do movimento da rua, sem que fossem observadas.

Taj Mahal: Uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, este majestoso mausoléu é o monumento mais conhecido da Índia, na cidade de Agra. Sua construção é uma prova de amor do rei Shah Jahan à sua esposa Mumtaz, que faleceu ao dar à luz seu 14º filho, em 1631, elevando pomposa obra para que o mundo jamais a esquecesse.

Blog Índia, país dos templos e da autodescoberta

Cidades Sagradas

A Índia emana espiritualidade e transformação e, além dos templos, também separamos uma lista de Cidades Sagradas, para você incluir na sua viagem.

Varanasi: mais sagrada das cidades para os hindus. Por todos os lados respira-se espiritualidade, principalmente ao pôr do sol às margens do Ganges, onde todos os dias acontece a cerimônia do Aarti em louvor à deusa Hindu Ganga.

Blog Índia, país dos templos e da autodescoberta

A principal atração de Varanasi são os ghats, escadarias de pedra construídas nas margens do rio, onde também acontece o ritual de cremação dos mortos, à beira das águas sagradas do Ganges.

Samath: a 13 quilômetros de Varanasi, foi onde Buda realizou seu primeiro sermão, logo após atingir a iluminação.

Rishkeshi: capital mundial da Yoga, com inúmeros ashrams, fica à beira do Ganges, a poucos quilômetros da nascente. Ficou famosa por ter recebido os Beatles, em 1968, de onde saíram com mais de 30 músicas compostas que, em sua maioria, fizeram parte do icônico “White Album”

Dharamsala: cidade onde vive o Dalai Lama. Os budistas se concentram na parte alta, McLeod Ganj. Lá são oferecidos muitos cursos de meditação, yoga e outras atividades espirituais com aulas em inglês, orientados aos turistas estrangeiros.

Em “Comer, rezar e amar”, Liz se reencontrou. Individual ou em um grupo, uma viagem à Índia é algo

transformador. Transforme-se também. Namastê.

 

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.