Emirados Árabes: um lugar de superlativos de luxo e nobreza

Em árabe, o termo “emir”, significa comandante e é designado para identificar o príncipe ou o chefe de uma nação árabe, sendo um título de nobreza. Já o variante “emirado”, é um território, província ou país administrado pelo emir.

Apesar de secular, foi somente nas últimas décadas que a palavra emirado passou a ser usada para demarcar estados federais localizados na região do Oriente Médio. Entre os mais famosos estão os Emirados Árabes, rica nação que tem como principal atividade econômica o petróleo e que está localizada na Península Arábica.

O país faz parte do Golfo Pérsico, sendo banhado pelo Mar Arábico, e é composto por sete emirados: Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah. Cada qual tem sua importância político-econômica, mas nada comparado às duas gigantes dos negócios e do turismo como Abu Dhabi, a capital; e Dubai, conhecida como “cidade futurista”.

 Emirados Árabes: um lugar de superlativos de luxo e nobreza

Está localizado em uma região desértica, em que as temperaturas podem chegar a 49 graus, dependendo da estação. No verão, que vai de maio a setembro, o calor extremo é aplacado pelo onipresente ar-condicionado instalado, inclusive, nos pontos de ônibus. Já no inverno, as temperaturas são mais amenas e variam entre 25 e 35 graus durante o dia, mas baixam bastante a noite, chegando a 15 graus.

Emirado de Abu Dhabi

A capital, maior e mais rico dos emirados é um destino encantador que se divide entre o tradicional e o moderno, tanto no estilo de vida da população de maioria islâmica, como na modernidade das atuais e magníficas construções.

A cidade tem uma arquitetura fascinante e é um dos poucos lugares em que é possível observar edifícios muito antigos, como pequenas mesquitas, sobrevivendo à sombra de arranha-céus modernos. Luxo é o que impera ali, sobretudo por conta da exploração do petróleo, carro-chefe da economia, sendo que 9% de todas as reservas mundiais de petróleo e 5% das reservas de gás natural, se encontram neste emirado.

 Emirados Árabes: um lugar de superlativos de luxo e nobreza

Toda essa opulência pode ser observada em um passeio à beira-mar pelo calçadão da The Corniche Beach, com seus inúmeros bares, restaurantes e ótimas lojas. O local fica mais movimentado no fim da tarde, quando a população aproveita a trégua do sol para desfrutar da vida ao ar livre. Chance também para conhecer Port Zayed, um enorme mercado de peixes, legumes, verduras e frutas.

Uma visita à Island Yas será fascinante, principalmente aos fãs de Fórmula 1. É onde está o circuito de corridas, a marina e o Ferrari World, um parque de diversões temático com muitas lojas, diversas apresentações e brinquedos. Ali fica a montanha-russa mais rápida do mundo, com carrinhos que atingem 240 quilômetros em apenas cinco segundos.

 Emirados Árabes: um lugar de superlativos de luxo e nobreza

Este é o maior parque indoor do mundo. Ao todo são 200 mil metros quadrados, o que corresponde a sete campos de futebol. Seu formato diferenciado, foi inspirado no capô do Ferrari 430, e detém o maior logotipo da marca já reproduzido.

Na região também se encontra o Emirates Palace Hotel, com 362 suítes. O custo de sua construção foi de US$ 3 bilhões, considerado um dos mais caros do mundo.

Entre tantos “maiores do mundo”, lá também fica a maior mesquita do mundo, a Mesquita Sheikh Zayed, imponente templo com capacidade para 40 mil pessoas, onde está o maior tapete persa do mundo. O lugar foi construído com mil pilares recobertos por 100 mil toneladas de mármore branco e que sustentam 80 cúpulas. Os quatro minaretes, cada um com 107 metros de altura, são bem decorados com pedras semi-preciosas.

 Emirados Árabes: um lugar de superlativos de luxo e nobreza

Outro local que não pode deixar de ser visitado é o Louvre Abu Dhabi, museu composto por 23 galerias, espaços expositivos permanentes, um museu infantil, um auditório e um centro de pesquisas, todos conectados por passeios marítimos que se encontram sob a icônica cúpula do edifício.

Emirado de Dubai

Dubai pode ser considerado o mais moderno dos emirados e essa contemporaneidade se traduz, sobretudo, em suas construções arrojadas que atraem não apenas turistas, mas também arquitetos, engenheiros e designers que buscam inspiração para seus projetos.

Entre os principais está o Burj Khalifa, edifício mais alto do mundo, com 828 metros de altura e 160 andares. É onde está também, o mais alto restaurante do mundo, o At.mosphere, com uma vista panorâmica de toda a cidade, do Deck de Observação localizado no 124º andar.

É possível dizer que Dubai venceu as condições desérticas e hoje ocupa um lugar de destaque no cenário turístico e econômico mundial. Não à toa, o emirado é também conhecido como a “Pérola do Golfo da Arábia”, e isso se justifica por conta, não apenas de seu visual futurista, mas também por suas grandes avenidas, prédios modernos, pontos turísticos, parques de diversão e grandes centros de negócios e de compras com lojas das maiores grifes mundiais, hotéis e condomínios luxuosos, além de restaurantes requintados.

Exemplo disso é o The Dubai Mall, o maior shopping do mundo, com cerca de 1.200 lojas, e onde também está o The Dubai Aquarium, um dos maiores aquários do mundo, que abriga mais de 33 mil espécies de animais marinhos.

Já no Shopping Mall of The Emirates está localizado o Ski Dubai, primeiro resort de esqui indoor do Oriente Médio e maior parque de neve indoor do mundo. Ao todo, são 22,5 mil metros quadrados cobertos de neve real durante o ano todo e possui uma pista de esqui de 400 metros de comprimento.

 Emirados Árabes: um lugar de superlativos de luxo e nobreza

Outro cartão postal de Dubai é o Burj Al Arab, um dos hotéis mais luxuosos do mundo, construído em formato de vela de um barco. Localizado logo à frente, está o Wild Wadi Water Park Dubai. O parque aquático possui mais de 30 brinquedos e atrações emocionantes para toda a família, incluindo o Jemeriah Sceirah que desafia a gravidade, sendo o toboágua de queda livre mais alto e rápido fora da América do Norte.

Em Dubai também há lindas e tranquilas praias e não se deve deixar de visitar o Gold Souk, o mais famoso mercado, para comprar peças em ouro. Além disso, por conta de sua população cuja maioria é islâmica, vale também conhecer a Mesquita de Jumeirah, projetada com inspiração na arquitetura moderna e suntuosa, um maravilhoso atrativo para lindas fotos, tanto durante o dia, quanto a noite, quando fica graciosamente iluminada.

O deserto de Dubai

Distante 50 quilômetros do centro de Dubai, está seu deserto com muitos atrativos que chamam a atenção não apenas pelo lazer, mas também pelas histórias de antigos beduínos.

Um passeio com veículo 4×4 é emocionante e desafiador, passando pelas enormes dunas, com oportunidade de contemplar um lindo pôr do sol. Não deixe de passear de camelo e de praticar esqui na areia.

Mais tarde, relaxar em um tradicional acampamento de costumes árabes e se deliciar com um jantar especial preparado com carnes grelhadas, vestimentas típicas, experimentando shisha (ou narguilé) e assistindo a um tradicional show de dança do ventre.

Viajar para os Emirados Árabes é vivenciar cada uma das experiências oferecidas ali. É se deleitar com luxo e requinte quase impensáveis e se impressionar com os inúmeros superlativos do país que fez dos dividendos vindos do petróleo um grande atrativo para os turistas. Aprecie sem moderação já que brasileiros não necessitam do visto de entrada.

Lucila Nedelciu
Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 70 países, sendo 15 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.