Para cada tipo de viajante, há uma viagem sob medida

Espírito inquieto e vontade de desbravar o mundo. Estas são algumas das características dos viajantes natos. No entanto, assim como nenhuma viagem é igual à outra, os viajantes também têm perfis, gostos e vontades diferentes.

Enquanto alguns buscam conhecimento intelectual, outros procuram, conhecimento espiritual; há também os aventureiros que não abrem mão de vivenciar grandes emoções e desafios. Já os casais românticos querem mais tranquilidade a dois, enquanto os grupos da terceira idade querem aproveitar seus melhores dias sem perder nenhum detalhe. E o que dizer dos solteiros? Diversão é a palavra-chave para eles, mas encontrar um grande amor também pode ser algo que faça parte dos planos de uma viagem.

Seja qual for o perfil, todos têm um desejo em comum: obter experiências pelo mundo.

Para todos esses, é quase impossível que os sejam semelhantes. Desta forma, é fundamental que os profissionais de turismo estejam aptos a identificar os diferentes perfis de viajantes para lhes recomendar as viagens mais adequadas, sempre respeitando o gosto pessoal, seus objetivos e vontades em uma viagem.

Viagens românticas

 Para cada tipo de viajante, há uma viagem sob medida

Para casais que estão em Lua de Mel ou comemorando uma data especial, como aniversário de namoro, casamento ou alguma situação em particular, as viagens são regadas a muito romance, aconchego e tranquilidade. Tais escapadas, além de fortalecer os laços do relacionamento, ajudam a construir memórias e garantem momentos únicos e inesquecíveis.

Os apaixonados podem até desfrutar de certos momentos em meio à natureza, com aventuras ou adquirindo conhecimento cultural e histórico, em cidades grandes. Mas, para eles, deve haver acomodações especiais, com suítes decoradas; passeios a dois para observar o nascer ou o pôr do sol em uma montanha, um piquenique romântico; além de jantares à luz de velas, entre outros mimos exclusivos.

Viagens familiares

 Para cada tipo de viajante, há uma viagem sob medida

Este tipo de passeio é, geralmente, realizado por meio de pacotes fechados, adquiridos em agências ou operadoras, que proporcionam mais segurança, já que organizam todos os trâmites necessários para a concretização da viagem.

É um momento para estreitamento e fortalecimento dos laços de amor entre pais e filhos. Quando realizadas por pais com filhos pequenos, os destinos escolhidos são mais tranquilos e que oferecem atrações para as crianças menores.

Já os pais acompanhados de filhos adolescentes costumam buscar resorts ou lugares mais ligados à natureza, como os destinos praianos, com montanhas e cachoeiras, ou safaris para observar animais e savanas. Nestes casos as hospedagens costumam ser no sistema all inclusive, que inclui todas as refeições, sem que haja necessidade de se ausentar o hotel ou resort.

Viagens para a terceira idade

 Para cada tipo de viajante, há uma viagem sob medida

Esta é uma modalidade de turismo que vem aumentando. Isto porque, usualmente, os viajantes da terceira idade têm mais tempo por conta da aposentadoria e buscam diversão, podendo conhecer destinos agradáveis e contemplativos, cheios de história e cultura.

Por conta do grande número de viajantes nessa faixa etária, as agências de viagens têm procurado organizar pacotes especiais, que oferecem a melhor assistência possível, com lugares e atividades capazes de proporcionar, além de uma vivência inesquecível, hotéis adaptados, passeios e alimentação balanceada e nutritiva.

Os destinos ideais para este perfil de viajante são aqueles ricos em cultura, gastronomia, costumes diferenciados, história ou, ainda, regiões praianas, que ofereçam calmaria e tranquilidade.

Viagens em grupo

 Para cada tipo de viajante, há uma viagem sob medida

Este tipo de viagem costuma unir viajantes que buscam os mesmos ideais, independentemente do tipo de experiência que desejam ter. Tanto faz se forem grandes emoções em aventuras por trekkings em matas, montanhas ou florestas, em passeios de barco ou caiaques em rios e lagos; ou, ainda, em rapel por montanhas e abismos de beleza exuberante.

Outros exemplos são roteiros gastronômicos, com oportunidades de conhecer culinárias diferentes, acompanhados de um chef especialista ou a participação em mini cursos de gastronomia local.

Além de costumar ser uma viagem mais barata que as demais, outra vantagem é a maior interação entre os viajantes, não importando se é um grupo fechado de amigos, ou pessoas que não se conhecem e que estejam viajando por meio de pacotes e roteiros de uma operadora de turismo.

Neste caso, o apoio e o suporte para dúvidas, realização de atividades e passeios; e acomodações serão diferenciadas, contando com guias e especialistas da própria operadora que acompanham o grupo.

Mas, o que vale mesmo é que viagens em grupo são uma forma de compartilhar vivências, aprendizados e de fazer novas amizades.

Viagens para solteiros

 Para cada tipo de viajante, há uma viagem sob medida

Estas são excelentes oportunidades de vivenciar com amigos solteiros, as melhores diversões e aventuras pelo planeta. Comparadas com as viagens de grupo, esta modalidade tem como principal diferencial o fato de que os viajantes são pessoas que também têm em comum a vontade de partilhar experiências e emoções, porém, no geral, buscam noites agitadas em destinos propícios à badalação, com muitos restaurantes, festas, bares e baladas.

Este público é intenso e diversificado. Por conta disso, suas viagens são variadas e vão desde aventuras por trilhas em montanhas e safáris na África, até a exploração das geleiras da Patagônia.

Outros destinos bastante buscados são cidades cosmopolitas, com predomínio de conhecer a arte e a arquitetura como as capitais da Europa; ou aventuras pelas riquezas históricas das Américas, onde os impérios Maia, Asteca e Inca foram o berço de grandes civilizações.

Viagens solo

 Para cada tipo de viajante, há uma viagem sob medida

Homens ou mulheres que preferem viajar desacompanhados têm os mais variados destinos e propósitos: tanto pode ser a contemplação, o autoconhecimento, explorar grandes metrópoles ou paisagens naturais.

Geralmente, este público é mais livre e independente, realiza seu próprio roteiro, buscando por pacotes flexíveis e elaborados sob medida. Mas, ainda que sejam “desprendidos”, esses turistas querem conhecer pessoas novas, fazer amizades em lugares distintos, interagindo especialmente com o destino escolhido. Conhecer ilhas e lugares exóticos são os atrativos mais procurados dos que viajam sós.

Viagens para conhecimento intelectual

 Para cada tipo de viajante, há uma viagem sob medida

Entre as viagens ligadas a este tipo de objetivo estão os intercâmbios culturais, realização de cursos de especialização, cursos de idiomas, ou ainda, cursos ligados ao autoconhecimento e à espiritualidade, como os de Yoga e meditação.

Esse público tanto pode se encaixar naquele dos que viajam sozinhos quanto os que compartilham o destino e os conhecimentos adquiridos com um ou dois amigos no máximo.

Seja qual for o perfil de viajante, dos tipos de destinos escolhidos, dos passeios e atividades que realizar, todos concordam que não há nada melhor que poder fazer a mala, descobrir o mundo e colecionar boas lembranças. Afinal, não dizem que viajar é trocar a roupa da alma? Então, nada melhor do que ter um guarda-roupa lotado!

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.