Ásia Central e Cáucaso: vários destinos em uma viagem só!

O Cáucaso e a Ásia Central, região conhecida por Eurásia, compreende exatamente a divisa da Europa com a Ásia. Separados pelo Mar Cáspio, são territórios distintos entre si e pouco explorados pelo turismo, mas guardam histórias milenares e marcantes.

O lado caucasiano tinha terras que hoje fazem parte da Rússia e o lado asiático teve uma importante rota comercial do mundo antigo, a chamada Rota da Seda.

Conheça a seguir um pouco da história e da cultura de ambos os territórios, além de descobrir quais países fazem parte de cada um:

Cáucaso

Esta extensão de terra cercada por montanhas fica exatamente entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, compreendendo os países principais: Armênia, Geórgia e Azerbaijão, além de partes da Rússia, Turquia e Irã.

  • Armênia

 Ásia Central e Cáucaso: vários destinos em uma viagem só!

País que pertenceu à União Soviética, mas tem ares de “Oriente Médio”. Sua capital, Yerevan, é conhecida como “cidade cor-de-rosa”, devido aos prédios históricos construídos em pedras-tufo.

Reserve tempo para conhecer a Praça da República, local que conta um pouco da história do poder soviético; e o complexo da Cascata de Yerevan com suas escadarias de 500 metros, seus belos jardins e fontes. O Memorial do Genocídio conta a marcante história do passado armênio.

  • Geórgia

Este país também teve influências soviéticas no passado e, até hoje, suas construções representam bem essa arquitetura, ainda que hajam edifícios de estilo mais moderno. Esta característica é bastante marcada em sua capital, Tbilisi, com seus inúmeros monumentos. Não deixe de visitar o Forte Narikala, o Museu Nacional da Geórgia, o Palácio da Justiça e, principalmente, suas igrejas ortodoxas: Basílica Anchiskhati, Catedral de Sameba e a Kashveti Church.

Aproveite para desfrutar de um passeio pela principal via, a avenida Rustaveli, e aproveite para visitar os museus, fazer compras nas lojas, contemplar a paisagem em cafés e deliciar-se com a culinária local em restaurantes.

  • Azerbaijão

 Ásia Central e Cáucaso: vários destinos em uma viagem só!

Este é o maior país do Cáucaso e a cosmopolita Baku, a capital, ostenta arranha-céus bastante modernos, misturando-se com os edifícios históricos. A parte mais antiga desta cidade é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Lá, é imprescindível a visita à Torre da Donzela, famosa pela lenda do rei que se apaixonou pela própria filha.

Aprecie o novo e o velho nesta cidade, conhecendo palácios, mesquitas e museus, além das emblemáticas Flame Towers e do gracioso visual da Baku Boulevard, à beira do Mar Cáspio.

Ásia Central

É nesta região onde está a antiga Rota da Seda, via mercantil que levava produtos entre a Ásia e a Europa. É a região dos “stão” e compreende cinco países:

  • Uzbequistão

Este país tem as cidades mais antigas do mundo sendo a capital, Tashkent, a mais moderna. Ali, há atrativos históricos, como o Museu de Belas Artes, o Museu Amir Timur e o Memorial dedicado às vítimas da Segunda Guerra Mundial.

Não deixe de conhecer as imponentes construções religiosas: a Grande Mesquita de Sexta-Feira, a Mesquita Telia Cheikh e a Madrassa Barak Khan.

  • Cazaquistão

Um país que, apesar de também ter passado por um período sob domínio soviético, possui raízes e culturas herdadas dos turcos e dos iranianos. Sua capital, Almaty, é uma cidade moderna com arranha-céus arrojados e contemporâneos. A cidade também abriga a mesquita com o maior domo do país, a Mesquita Hazret Sultan.

Não deixe de visitar os jardins floridos do Nurzhol Boulevard, com destaque para a Torre Bayterek que marca o ponto central deste grande atrativo. Vale também visitar o Sharin Canyon, um imponente cânion com formações rochosas que mais parecem castelos.

  • Turcomenistão

Um país banhado pelo Mar Cáspio, mas cheio de regiões áridas, como o Deserto de Karabum, onde fica a impressionante Cratera Darwaza Gaz, conhecida como Porta do Inferno, com 69 metros de diâmetro e 30 metros de profundidade. Uma curiosidade é que, por conta do grande volume de gás natural existente ali, o fogo interno não se extingue há cerca de 40 anos.

A capital, Ashgabat, também conhecida por “cidade do amor”, é moderna e tem palácios projetados em mármore branco, belos jardins, fontes iluminadas e estátuas feitas em ouro.

  • Quirguistão

 Ásia Central e Cáucaso: vários destinos em uma viagem só!

De população receptiva, este país abriga belas paisagens naturais e tem construções características da época da dominação soviética. A capital Bishkek não é muito antiga e, por isso, os lugares históricos para conhecer são as construções soviéticas e os monumentos de guerra, em sua maioria, dispostos ao redor da Praça Ala Too.

Não deixe de conhecer a Victory Square, praça construída para comemorar o final da Segunda Guerra Mundial, com um monumento central com três arcos de granito, formando uma yurta – típica cabana dos nômades -, onde no meio, há uma estátua de uma mulher triste. Visite outros atrativos, como a Casa do Governo, o Museu Histórico do Quirguistão e o Monumento da Amizade.

    • Tajiquistão

Dushanbe é a capital e seu território é bastante montanhoso, o que proporciona um lindo visual para o Lago Iskanderkul por entre as montanhas. Visite o imponente Palácio Nacional de Dushanbe, além de diversos museus e belos jardins. Deixe-se impressionar durante a visita ao Museu Histórico da Província de Sughd, na cidade de Khujand, a segunda maior deste país.

 

Raidho Viagens

Somos uma operadora especializada em turismo a lugares exóticos. Nossos roteiros são desenvolvidos para transportar os nossos clientes a cenários paradisíacos, para conhecer diversas culturas milenares, a filosofia e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.