Conheça o Rajastão, a província mais colorida da Índia

Considerado um dos lugares mais incríveis da Índia, o Rajastão é um lugar único. Localizado no noroeste indiano, fazendo fronteira com o Paquistão, a “terra de reis”, significado literal de seu nome, é o tipo de lugar “must go” quando se viaja à Índia. E nós, da Raidho, que somos especialistas neste destino, separamos algumas cidades e atrações imperdíveis para que você descubra o porquê de esta ser a província mais colorida e, talvez, a mais pungente de toda a Índia.

Jaipur – A capital

Conheça o Rajastão, a província mais colorida da Índia

Conhecida como “cidade rosa” por causa da indefectível cor espalhada nas paredes dos edifícios da cidade antiga, Jaipur se mostra bastante familiar para quem assistiu à novela “Caminho das Índias”, onde foram filmadas boa parte das cenas. Uma das principais atrações ali é o Palácio da Cidade. Além disso, chama a atenção a fachada do Hawa Mahal ou Palácio dos Ventos com suas incontáveis janelas, que permitiam às mulheres da família real observarem a cidade sem serem vistas. Também no coração de Jaipur está o Jantar Mantar, um conjunto formado por 19 instrumentos astronômicos construídos pelo marajá Sawai Jai Singh II – com sua construção terminada no ano de 1738 – a fim de medir a hora exata em Jaipur continuamente, definir o calendário com precisão e, ainda, fazer previsões astronômicas, climáticas e astrológicas. Além disso, é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e abriga o maior relógio de sol do mundo.

Ao norte da cidade, em uma ilha no meio do lago Man Sagar fica o Jal Mahal ou Palácio da Água. Construído em 1734 a mando do marajá Sawai Jai Singh II, ele servia como lugar de repouso durante suas expedições de caça pela região. A edificação possui cinco andares, sendo quatro deles submersos. No terraço há um jardim conhecido como “Chameli Bagh” e a construção ainda abriga um museu.

Jodhpur – A cidade azul

Conheça o Rajastão, a província mais colorida da Índia

Se a “cidade rosa” ficou conhecida por boa dos brasileiros pelas mãos da novelista Glória Perez, Jodhpur pode ser considerada seu contraponto em azul, cuja beleza foi difundida para todo o mundo graças às lentes do fotógrafo Steve McCurray – o autor da foto da refugiada afegã no Paquistão, Sharbat Gula, que, com seus belos olhos verdes estampou a capa da revista National Geographic, em 1984, e se tornou uma dos retratos mais famosos do planeta.

Mas, a principal razão para que esta cidade seja incluída no roteiro de quem viaja pelo Rajastão é sua fortaleza, Mehrangarh, um colosso que domina a paisagem. É a maior e mais impressionante fortaleza do estado de Rajastão e, em 500 anos de operação, nunca foi capturada. Além do forte, outros passeios imperdíveis ali são o Bazar de Sardar, o memorial de mármore de Jaswant Thada e o Palácio de Umaid Bhavan, que foi transformado em um hotel categoria 4 estrelas.

Udaipur – A cidade branca

Localizada ao sul da província, Udaipur é também conhecida como “cidade branca” graças aos seus inúmeros edifícios recobertos de mármore branco – a “Veneza do Oriente”. Udaipur é calma, organizada e considerada a cidade mais romântica da Índia. Um destino muito procurado por casais em lua de mel. O principal lago é o Pichola que, ao centro, abriga duas ilhotas, cada uma com um

palácio: o Lake Palace, no qual hoje funciona como um hotel muito luxuoso, e o Jag Mandir. Ali há hotéis, restaurantes e a maior atração local, o Palácio da Cidade, construído no século XVI. Não perca o tour guiado para conhecer o seu interior, o museu e a Galeria de Cristal. Ao lado fica outro palácio transformado em hotel, o Fateh Prakash. A partir dali, dá para ir caminhando até o Templo Jagdish, construído no século XVII e dedicado ao deus hindu Vishnu e cujas paredes são tomadas por figuras em alto relevo.

Outro passeio imperdível é uma visita ao Sahelion-ki Bari. Neste lugar também conhecido como “Jardim das Donzelas” funcionava um espaço de lazer para as damas da corte e possui lagos, roseirais e elefantes esculpidos em mármore. Também não deixe de conhecer os antigos templos de Eklingji & Nagda, dedicados a Shiva e esculpidos em mármore e arenito.

Jaisalmer – A cidade dourada

Conheça o Rajastão, a província mais colorida da Índia

Assim como as outras cidades, Jailsamer também recebeu seu apelido baseado na cor das suas edificações. Aqui, o dourado das paredes se confunde com a própria areia, já que a cidade fica no deserto de Thar e é considerada a porta de entrada para quem deseja explorar esta grande extensão de areia, seja por jipe ou um “camel safari”.

Há 800 anos, Jaisalmer era um importante entreposto comercial que recebia caravanas de ópio, seda e especiarias. Era por este caminho que se realizava o comércio entre os países do Oriente Médio, a África, a Europa e a Índia. No entanto, com a abertura do Porto de Mumbai e o começo das grandes navegações, a cidade caiu no ostracismo.

Assim como Jodhpur é muito conhecida por seu forte, o de Jailsamer é considerado um dos maiores do mundo. Em seu interior há moradias, lojas, hotéis e restaurantes. Não deixe de visitar o mercado de Manik Chow, o palácio de Badal Vilas e o lago Gadisagar.

A Índia é um dos lugares no mundo favoritos da diretora da Raidho, Lucila Nedelciu, que já foi mais de 15 vezes ao país. A empresa é especialista em viagens ao país, tendo sido, inclusive premiada pelo governo indiano, como a melhor operadora de viagens à Índia da América Latina.

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.