Índia: descubra filmes e livros que retratam o país

Exótica, mística, mágica, transformadora… Estes são alguns dos muitos adjetivos com os quais podemos classificar uma viagem à Índia. Talvez por isso, tantos autores, roteiristas e diretores aproveitem o país como cenário principal ou pano de fundo para suas histórias. Nós, da Raidho, mais que especialistas neste destino, somos apaixonados por este lugar único em todo o mundo. E para inspirar sua próxima viagem ou fazer você recordar as experiências que viveu ali, selecionamos uma lista com filmes, livros e livros que viraram filmes sobre o país.

Filmes

  • Gandhi – 1982Índia: descubra filmes e livros que retratam o país

O filme retrata a luta de Gandhi, no início do século XX, contra as práticas discriminatórias dos ingleses e também o papel que o líder teve na independência da Índia.

  • 007 contra Octopussy – 1983

James Bond é encarregado de investigar a morte do agente 009 na então Alemanha Oriental. As pistas levam à Índia, onde uma mulher enigmática opera uma rede de contrabando sob a fachada de um circo itinerante.

  • Água – 2005

Na Índia dos anos 1930, a pequena Chuyia, de apenas oito anos, fica viúva e, seguindo a tradição, enviada a uma casa que acolhe viúvas, obrigando-as a ficarem isoladas da sociedade e sem que possam se casar novamente. Lá, torna-se amiga de Kalyani que, ao se apaixonar por outro homem, começa a se questionar sobre os costumes e tradições do país.

  • Viagem à Darjeeling – 2007Índia: descubra filmes e livros que retratam o país

Filmada na região do Rajastão, esta obra retrata a saga de três irmãos com personalidades completamente diferentes e que não se falavam há muito tempo, mas que resolveram procurar por sua mãe, após um ano de morte do pai.

  • O Exótico Hotel Marigold – 2011

Um grupo de britânicos aposentados decide viajar à Índia para aproveitar o tempo no luxuoso Hotel Marigold. No entanto, a luxuosidade ficou para trás e o que dá o tom do lugar é o exotismo, que proporciona aos hóspedes experiências inesquecíveis.

Livros

  • Os Indianos – Florência Costa

Escrito por uma jornalista brasileira que se mudou para a Índia em 2006 para trabalhar. Ela volta ao Brasil em 2012, casada com um indiano. Aborda diversos temas sobre os indianos e a cultura caleidoscópica do país.

  • Shantaram – Gregory David RobertsÍndia: descubra filmes e livros que retratam o país

Obra de ficção baseada em fatos da vida do autor e que narra a história de Lin, que após fugir de uma prisão de segurança máxima, na Austrália, vai para a Índia redescobrir o sentido da vida.

  • Índia – Lonely Planet

Com versões apenas em inglês (digital) e espanhol (físico) é um livro imperdível com muitas dicas, informações práticas e ainda aborda o país sob os prismas cultural e histórico. É ideal para quem deseja fazer um turismo mais tradicional, passando pelos lugares mais conhecidos do país.

  • Viagens de uma psicóloga em crise – Graziela Bergamini

O livro se passa parte na Índia e também no mundo das ideias da autora, que relembra uma viagem que fez sozinha quando era estudante de psicologia. A obra expõe, além de suas aventuras por Varanasi e outros lugares sagrados, seus conflitos em relação à escolha da profissão e outros aspectos de sua vida.

Livros que viraram filmes

  • Passagem para a Índia – E. M. Forster

O livro conta a história de uma inglesa que viaja à Índia para visitar seu futuro marido e se vê envolvida em um crime estranho e obscuro, do qual o principal suspeito é um hindu. Desta forma, o autor aborda uma pluralidade de pontos de vista que compõem um painel bastante diversificado da Índia ocupada pelos ingleses e o problema da convivência e da diferença entre as raças existentes no país.

  • Comer, rezar e amar – Elizabeth GilbertÍndia: descubra filmes e livros que retratam o país

A autora narra sua história de vida em que, após um divórcio conturbado, uma depressão e outro fracasso no amor, decide viajar pela Itália (comer), Índia (rezar) e Indonésia (amar). É ideal para quem, de alguma forma, se sente perdido e com vontade de mudar, radicalmente, os rumos de sua vida.

Viajar sem sair do lugar é uma forma muito cômoda de conhecer um país. Mas, nada substitui o contato direto com o mosaico cultural, com os cheiros, aromas e sabores que só se encontram na Índia. E a tecnologia, por mais avançada que esteja, ainda não conseguiu reproduzir tais sensações. Para ver ou rever o que foi retratado nas obras que citamos, é preciso conferir in loco. Para isso, conte com a equipe Raidho, especialista em Índia.

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.