Abu Dhabi: capital dos Emirados Árabes

Faz calor, muito calor. No entanto, há muito para ser visto. A capacidade humana em criar algo que flerta com a arte – mas que é pura engenharia e engenhosidade – transforma em maravilha tudo, por onde quer que olhemos.

Além disso, a constante brisa que sopra do mar e as fontes que estão por toda parte aplacam um pouco a sensação térmica. Ao cair do dia, as cores refletidas nas fachadas envidraçadas dos arranha-céus de formas intricadas – como o esférico, Aldar HQ; e o mais inclinado do mundo, mais até que a Torre de Pisa, o Capital Gate – formam outro espetáculo à parte.

Parecem uma distração enquanto as luzes da noite se preparam para mostrar outra faceta desta incrível cidade, Abu Dhabi. Conheça a capital dos Emirados Árabes Unidos pelo olhar da equipe Raidho, que mais que destinos, é especialista em proporcionar experiências inesquecíveis.

Abu Dhabi não atrai turistas por acaso. A riqueza vem dos royalties do petróleo e do comércio de pérolas, pedras e metais preciosos – setor que movimentou, apenas em janeiro de 2019, 1,72 bilhão de dirhams ou US$ 468 milhões. Esse valor é investido em projetos de fomento e desenvolvimento do turismo e da cultura.

Para isso, seguindo o exemplo do emirado vizinho (Dubai), Abu Dhabi aposta no luxo, na modernidade e na opulência. Desde 2009, por exemplo, sedia uma das etapas do Campeonato Mundial de F1. São muitas as atrações de Abu Dhabi. É um passeio que pode ser feito, inclusive, com crianças, já que há muito entretenimento para elas. Confira algumas das principais atrações:

Mesquita Sheikh Zayed

Abu Dhabi: capital dos Emirados Árabes

Inaugurada em 2007, esta mesquita foi nomeada em homenagem ao Sheikh Zayed Bin Sultan Al Nahyan, o fundador dos Emirados Árabes. É considerada a terceira maior do mundo com capacidade de acomodar 40 mil pessoas, perdendo em tamanho apenas para as mesquitas em Meca e Medina, na Arábia Saudita.

É um lugar de beleza surpreendente, tanto no exterior quanto na parte interna. Ali, há uma perfeita confluência da modernidade com elementos estéticos típicos da arquitetura e decoração islâmicas: cúpulas, colunas, arabescos, mosaicos, geometria e caligrafia árabe.

Na área externa, durante os muitos dias de céu azul, sua cor branca chama a atenção de longe. Ao chegar perto, quase se perde a conta do número de cúpulas – são 80 no total, com diferentes tamanhos. Seus amplos pátios e mais de mil colunas são cobertos de mármore importado e decorados com mosaicos coloridos em formas florais.

Os espelhos d’água e os jardins repletos de palmeiras completam a área externa. Já à noite, sua iluminação ganha tons azulados que também podem ser vistos de longe. No interior, há três salões, sendo um grande e dois menores, dedicados às preces de homens e mulheres que frequentam o lugar. No piso e nas paredes, os mármores coloridos reproduzem os jardins suspensos descritos no Alcorão.

A iluminação é feita por inúmeros lustres feitos com cristais Swarovski, pedras semi preciosas e prata. Já o lustre central causa impacto não apenas por causa do brilho, mas por seu tamanho. No chão está o maior tapete do mundo, com 5,6 mil metros quadrados e 40 toneladas, fabricado por mais de 1,2 mil artesãs. O paredão central traz uma gigante obra de arte formada por flores com os 99 nomes de Allah.

Emirates Palace Hotel

Abu Dhabi: capital dos Emirados Árabes

Construído no melhor estilo de palácio de contos das Mil e uma Noites, é um dos hotéis mais luxuosos de todo o mundo. Possui jardins com gramado verdíssimo e muitas fontes. Uma boa dica é saborear um café ou um “camelccino” e aproveitar alguns dos quitutes folhados a ouro servidos no Le Café (localizado no hall) ou aproveitar um dos 15 restaurantes situados ali.

Uma curiosidade é que, por ano, são gastos cerca de 5 quilos de ouro 18 quilates na decoração dos doces e cafés. Também vale a pena visitar a exposição das maquetes dos museus que fazem parte do Distrito Cultural Saadiyat.

Distrito Cultural Saadiyat

Este é um centro cultural global que abriga em um só local a maior concentração do mundo de bens culturais de primeira linha. Entre eles estão o Louvre Abu Dhabi, o Zayed National Museum e o Guggenheim Abu Dhabi, todos projetados por ganhadores do Prêmio Pritzker, também chamado o “Nobel da Arquitetura”. Fazem parte deste complexo:

  • Louvre Abu Dhabi: Projetado por Jean Nouvel e localizado na Ilha de Saadiyat e cercado pelo mar, é composto por 23 galerias e espaços expositivos permanentes, um Museu Infantil, um auditório e um centro de pesquisa estão conectados por passeios marítimos que se encontram sob a icônica cúpula do edifício que simula uma chuva de luz sobre o interior.Abu Dhabi: capital dos Emirados Árabes

 

  • Zayed National Museum: Com arquitetura intrincada, está situado no coração do Saadiyat Cultural District, está o museu nacional dos Emirados Árabes. A edificação possui exposições que contam a história do falecido Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, fundador e primeiro comandante do país, além da unificação dos Emirados Árabes Unidos, a história da região e de suas conexões culturais em todo o mundo.

 

  • Guggenheim Abu Dhabi: Projetado pelo internacionalmente renomado arquiteto Frank Gehry, assim como seu “primo” localizado na espanhola Bilbao, é um museu que chama a atenção por sua arquitetura que abriga obras que são grandes expoentes da arte contemporânea.

Marina Mall

Próximo ao Emirates Palace Hotel está o Marina Mall, um dos maiores shoppings da capital. Ao todo, são mais de 400 lojas incluindo várias opções de entretenimento e lazer imbatível. Também marcam presença as grifes internacionais e marcas de luxo.

Corniche Road

Abu Dhabi: capital dos Emirados Árabes

Com 8 quilômetros de extensão, a Corniche Road margeia a cidade de Abu Dhabi em uma belíssima paisagem que inclui playgrounds, ciclovias e áreas para caminhadas, cafés e restaurantes, além da Corniche Beach, uma praia pública premiada com o Blue Flag, selo mundialmente reconhecido para praias e marinas que garante a limpeza e segurança da água de banho. Dá para percorrer toda a extensão da Corniche a pé, mas vale a pena alugar uma bicicleta.

Yas Marina Circuito de Fórmula 1

Abu Dhabi: capital dos Emirados Árabes

Aficionados do esporte encontram no Yas Marina Circuit o mais luxuoso autódromo do mundo, localizado na Ilha Yas, logo na entrada de Abu Dhabi. Este circuito de 5,5 quilômetros de extensão combina estilo, inovação e muita adrenalina. Suas instalações acomodam em torno de 50 mil expectadores em áreas cobertas. Para quem deseja ter uma vista privilegiada, há ainda uma torre erguida acima da pista.

Este é o único circuito ligado a um hotel de cinco estrelas, o moderno Yas Hotel. A pista, além de circundar o hotel, ainda passa por baixo dele, o que proporciona aos hóspedes fazer parte, de alguma forma, do espetáculo, além de poder acompanhar parte dele de um dos restaurantes localizados no varandão do hotel.

O circuito e o hotel fazem parte do projeto Yas Island que conta com um Yatch Club e o parque temático da Ferrari, uma atração à parte.

Ferrari World

Abu Dhabi: capital dos Emirados Árabes

Localizado a cerca de uma hora e meia de Abu Dhabi, é umas das principais atrações locais. É o lugar ideal para quem busca diversão e conhecimento sobre a Ferrari, uma das maiores fabricantes de automóvel do mundo. Com entretenimento para todas as idades, é um passeio para se fazer em família.

São mais de 20 brinquedos, museu, uma mega loja com produtos da marca, além de restaurantes. Quem não abre mão de uma experiência cheia de adrenalina pode se aventurar na Formula Rossa, a montanha russa mais rápida do mundo. Já os amantes do automobilismo, poderão conhecer, além de inúmeras curiosidades, os carros expostos no Parque da Ferrari.

Warner Bros. World Abu Dhabi

Próximo ao Ferrari World e parte integrante do Yas Island, está este parque temático que reúne todos os personagens das franquias da Warner, como Looney Tunes, DC Comics e Hanna-Barbera. Atrações é o que não faltam em Abu Dhabi, uma cidade futurista, cosmopolita e que acolhe muito bem o turista. Diversão, encantamento e deslumbramento são as palavras de ordem, neste lugar único que mais parece ter saído de uma versão moderna dos contos da rainha Sherazade.

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.