Indonésia: uma experiência única em um lugar mágico

Falar sobre a Indonésia é um desafio. A escritora Liz Gilbert, viajou ao país e fez da experiência parte do best seller “Comer, rezar e amar”. Mas, nem todas as palavras, nem imagens conseguem transmitir com exatidão toda a exuberância de sensações que um visitante tem ao chegar a este lugar mágico que impressiona todos os sentidos: as cores incríveis de seu mar que se misturam às do céu; os cheiros de incensos quase onipresentes, os sons, o sabor único da comida bem temperada e os vigorosos movimentos das massagens feitas com óleos essenciais em luxuosos e sofisticados spas.

A Indonésia é uma experiência sinestésica.

Para despertar em você a vontade de conhecer e vivenciar experiências ali, apresentamos um pouco deste que é mais do que um país, é um lugar mágico.

Com aproximadamente 17,5 mil ilhas, a Indonésia fica a meia caminho entre a porção continental do sudeste asiático e a Austrália e é considerado o maior arquipélago do mundo. No entanto, somente 6 mil dessas são habitadas, sendo as mais procuradas Bali; Bornéu, compartilhada com a Malásia e Brunei; Java; Nova Guiné, dividida com a Papua-Nova Guiné; e Sumatra.

Ilha de Java

A experiência começa no coração da nação, na Ilha de Java, a mais populosa do mundo, com cerca de 140 milhões de habitantes distribuídos em uma área menor que o estado do Ceará. Lá fica a capital e uma das cidades mais importantes do país, Jacarta, onde há muito por fazer:

  • Yogyarta

    Indonésia: uma experiência única em um lugar mágico

É considerada o coração da ilha porque oferece de tudo um pouco: desde delícias culinárias, como o Gudeg, delicioso guisado de carne; além de artes, cultura e comprinhas na famosa rua Jalan Malioboro e no Mercado de Beringharjo, que tem uma história contínua de comércio desde 1758. Outros locais que vale a visita são o Castelo da Água e o Complexo Kraton, casa do famoso Sri Sultan Hamengkubuwono e uma das principais atrações da cidade. Os aventureiros podem caminhar pelas ruínas do Monte Merapi.

 

  • Templo Borobudur

 

Distante cerca de 42 quilômetros de Yogyarta fica o maior templo budista do mundo, um dos mais importantes para esta religião e Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Foi construído entre os anos de 778 e 856 d.C. e abandonado durante o século 14, quando desapareceu em meio a muitas cinzas vulcânicas e a floresta tropical. Sua redescoberta se deu em 1800. Ao todo, ali, são mais de 500 estátuas de Buda, centenas de estupas e outros milhares de painéis esculpidos em rocha vulcânica pelos antigos javaneses.

  • Conjunto de Prambanan

Localizado a apenas 16 quilômetros do centro de Yogyarta fica o complexo de Prambanam, que abriga o maior templo hindu dedicado ao deus Shiva da Indonésia.

Assim como Borobudur, já foi abandonado, esquecido e destruído por terremotos e erupções. Mas, atualmente, está em restauração e merece muito a visita. Parque Nacional de Monte Bromo

Nas imediações de Tosari fica o Parque Nacional do Monte Bromo, um dos vulcões ainda ativos ali. E se a ideia é contemplar a natureza em seu estado mais puro, uma excelente dica é o passeio que tem 

início às 4h, com destino à montanha Penanjakan para ver famosa por oferecer uma vista privilegiada do nascer do sol por trás do Monte Bromo. Em seguida, o passeio continua com uma escalada de nível fácil até a cratera deste vulcão.

Bali

Indonésia: uma experiência única em um lugar mágico

Ao contrário do que muitos pensam, Bali não é um lugar apenas para curtir o mar. Sua cultura, religiosidade, seus templos e as paisagens naturais fazem deste um local muito especial. Talvez, este seja o destino mais procurado do país: sua fama internacional vem desde a década de 1970, quando surfistas australianos descobriram ali ondas perfeitas. Seu nome vem da palavra wali, que em sânscrito significa “sacrifício oferecido ao Deus”. A Indonésia é um país muçulmano, mas Bali é bastante diferente do restante do país:

  • Uluwatu Temple

É uma das principais atrações locais e está localizado em uma extremidade da ilha, na beira de um penhasco. Uma dica é reservar um fim de tarde para conhecer o lugar, já que o por do sol é impressionante. Também vale a pena curtir o show de dança balinesa que acontece ali.

  • Tanah Lot

Indonésia: uma experiência única em um lugar mágico

 

Assim como o Monte Saint Michel que abriga a Abadia de Saint Michel, na França, o templo Tanah Lot foi construído em pedras que ficam no meio do mar. Quando a maré está baixa é possível ir até o local, mas quando ela está alta o templo fica isolado. A visita vale a pena sobretudo na hora do por do sol.

  • Uluwatu

Famosa e muito frequentada por turistas, esta praia fica em frente de um enorme paredão de pedras onde estão instalados alguns bares e restaurantes. Nem é preciso dizer que a vista dali é sensacional, certo?

  • Templo Tirta Empul

Localizado nas proximidades de Ubud, é um bom passeio para quem quer renovar as energias. Este templo abriga uma fonte e piscinas em que os moradores locais realizam um ritual de purificação.

  • Seminyak

    Indonésia: uma experiência única em um lugar mágico

 

Este é o local da badalação. São inúmeros restaurantes, lojas e clubes de praia. Passear pela região e curtir o fim de tarde em locais como o Ku De Ta ou Potato Head é um programa perfeito para quem quer ver e ser visto.

  • Terraços de arroz

O arroz é um dos alimentos mais consumidos do mundo. No sudeste asiático a percepção disso fica ainda mais forte, na culinária e na agricultura. As plantações de arroz em Bali, principalmente os terraços de Jatiluwih e Telalagang, formam lindas paisagens que rendem fotos incríveis e, por conta disso, são muito populares entre os turistas.

Ilhas Gili

Indonésia: uma experiência única em um lugar mágico

Depois de curtir o agito da viagem, sobretudo em Bali, esta é a hora de descansar e aproveitar o dolce far niente nas areias da Indonésia. Localizadas no nordeste de Bali, as Gili Islands são três: Gili Trawangan, a maior ilha; Gili Meno e Gili Air, a menor delas.

São lugares ideais para quem procura sossego e uma atmosfera intimista. Um local perfeito para uma lua de mel.

Gili T, como é apelidada pelos nativos, apesar de ser muito calma, possui clubes de praia com boa estrutura, restaurantes com boa gastronomia, spas para fazer massagens e lojinhas. Ali, não há carros ou motos, apenas bicicletas e charretes. Várias ruas são de terra batida ou areia e o grande barato dali é revezar entre um bom mergulho em suas águas mornas, de um azul incrível, cristalinas e calmas e voltar para a areia para tomar sol.

Além disso, é possível fazer passeios de barco, praticar snorkeling para ver tartarugas e corais, mergulhar com cilindro e praticar SUP (stand up paddle). Uma boa pedida é conhecer a ilha caminhando ou de bicicleta e, no fim do dia, observar o por do sol no lado oeste. Mas, atenção, muitas de suas praias têm resquícios de corais e pedrinhas na areia, por isso pode ser interessante ter uma sandália ou calçado com solado de borracha para entrar no mar.

Com suas inúmeras ilhas e clima quente e, praticamente, constante, a Indonésia é um país que pode ser visitado o ano inteiro. Mas, seu regime de chuvas varia de acordo com a região, o que é bom ser verificado antes de fechar o pacote. Além disso, o visto ou permissão com validade de 30 dias pode ser obtida na chegado ao aeroporto, mediante apresentação das passagens e do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela. Ao conhecer este paraíso único na Terra e você, com certeza, sentirá vontade de voltar mais algumas vezes.


Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.