Marrocos, cenários que inspiram as mentes mais criativas

Um dos países árabes do continente africano é também um cenário muito buscado para inspirar ou até mesmo para servir como locação de grandes produções do cinema e da TV.

O Marrocos foi palco de obras celebradas como Casablanca, Babel, Gladiador, franquias de James Bond, Missão Impossível e Indiana Jones, além de uma das maiores séries de sucesso da atualidade, Games of Thrones.

E dentre tantas produções de sucesso, recentemente, os hipnotizantes cenários marroquinos estiveram muito em alta com o lançamento da versão live-action do clássico Aladdin, dos estúdios Disney.

Marrocos, cenários que inspiram as mentes mais criativas

O filme, assim como a animação original lançada em 1992, retrata bastante a cultura árabe e inspirou-se em lugares comuns do Marrocos, como seus bazares, ruas desenhadas entre os becos, sua arquitetura, suas cores e texturas, para compor belamente sua narrativa.

Aladdin no Marrocos
Marrocos, cenários que inspiram as mentes mais criativas

Na história, o plebeu Aladdin e a princesa Jasmine se apaixonam, no entanto, a diferença de classe social os impede de viver este grande amor. E para resolver esse impasse, Aladdin conta com a ajuda do cômico gênio da lâmpada.

As aventuras se desenrolam através os sonhos de cada personagem, sendo o da princesa obter a liberdade de poder governar seu próprio povo e poder viver seu verdadeiro amor; e o sonho de Aladdin, que além do desejo compartilhado de viver seu romance, almeja um mundo mais justo e com menos desigualdades.

E enquanto torcemos para que o carismático casal vença todos os desafios, somos envolvidos pelo ritmo das paisagens típicas de regiões marroquinas. Ainda que as gravações do filme não tenham sido realizadas no Marrocos, a inspiração muito bem representada merece atenção especial, já que nos permite aprender um pouco mais sobre o povo árabe.

A cidade fictícia de Agrabah, abriga mercados e construções peculiares, além de mostrar os costumes e vestimentas bastante características das tradições marroquinas. 

Nós aqui na Raidho gostamos sempre de destacar essa relação entre destinos e obras de arte, sejam da literatura, da música, cinema ou televisão, pois além do repertório cultural que promovem, são excelentes formas de nos intuir e inspirar sobre os próximos destinos a serem descobertos.

É uma experiência deliciosa caminhar e reconhecer lugares que tanto nos emocionaram nessas obras!

E se você assistiu ou pretende assistir Aladdin, listamos alguns destaques do filme onde são claras as semelhanças com Marrocos:

Deserto do Saara – O Saara é o terceiro maior deserto do planeta, e parte do território marroquino abriga boa extensão dele. Assim como é visto no filme, é possível realizar passeios de camelo, um atrativo muito procurado no Marrocos.

Marrocos, cenários que inspiram as mentes mais criativas

Pode-se também curtir uma hospedagem em tendas de luxo para vivenciar ao menos por alguns momentos as mais luxuosas tradições árabes. Em Merzouga, onde estão as mais altas dunas do Saara, esse tipo de hospedagem é a opção perfeita para contemplar o nascer do sol, cedinho pela manhã, enquanto saboreia-se um saboroso café à moda marroquina.

Medinas – Cenas emocionantes do filme se passam numa medina, quando Aladdin foge de perseguidores, por entre ruelas e becos. As medinas são como antigas cidades muralhadas.

Marrocos, cenários que inspiram as mentes mais criativas

Mais parecem um labirinto com casas, comércios, praças e mesquitas, e são um tipo de urbanização muito característico, onde fica exposta certa hierarquia de classes sociais ou comerciais, etnias e religiosas. 

A Medina Medieval é a mais antiga do mundo árabe e fica na cidade de Fez. É onde muitos artesãos expõem suas mercadorias e alimentos tradicionais nos mercados. Outras famosas medinas encontram-se nas cidades de Casablanca, Marrakech e Rabat.

Mercados ou centros de comércio – Os mercados são onde os comerciantes expõem artesanatos, especiarias, tapeçarias, tecidos, móveis e alimentos típicos árabes. O povo árabe é muito conhecido por saber negociar bem sua mercadoria, através da famosa pechincha – os vendedores adoram!

Os souks  também são muito presente nas cidades marroquinas. São mercados menores que ficam dentro dos mercados grandes. Marrakech é a cidade onde mais se encontram esses espaços comerciais, como por exemplo a praça Jemaa el-Fna, um grande espaço ao ar livre onde ficam os encantadores de serpentes e dançarinos típicos, além de vendedores de frutas e mulheres que pintam o corpo com hennas.

Mesquitas – As mesquitas são os símbolos religiosos do Marrocos e cada cidade abriga a sua, sempre exuberante. Conheça algumas das principais:

  • Mesquita de Hassan II: ESegunda maior do mundo e fica em Casablanca. Esta monumental construção foi projetada sobre as águas do oceano Atlântico, abrigando enormes salas, sendo uma para orações com capacidade para 25 mil pessoas, outra, no subsolo, para purificação onde estão 40 fontes de mármores para a lavagem de mãos e pés e, em seu exterior, o minarete mais alto do mundo de 200 metros.

    Marrocos, cenários que inspiram as mentes mais criativas

  • Mesquita Koutoubia: Em Marrakech fica esta encantadora mesquita com uma torre de 70 metros que pode ser vista de diversas partes da cidade. Apesar de ter entrada proibida para turistas, observá-la de fora é suficiente para se fascinar.

    Marrocos, cenários que inspiram as mentes mais criativas

  • Mesquita El Karaouine: Em Fez, dividindo o mesmo espaço, está essa imponente mesquita junto à Universidade El Karaouine, considerada a mais antiga universidade do mundo, também um símbolo da intelectualidade dessa nação.

Além destes pontos atrativos, há outros aspectos culturais do Marrocos abordados no longa-metragem da Disney. Como por exemplo, as roupas típicas, que no geral são bastante compridas e largas. A djellaba é uma peça usada tanto por homens, como por mulheres, parecida com um robe, porém mais largo, comprido e de mangas largas.

Ainda há os kaftan, um tipo de túnica bastante usada pelas mulheres por sua versatilidade, podendo ser usado no dia a dia e também em grandes eventos como festas e casamentos. Muitos são coloridos ou bordados, combinando com os belos e tradicionais lenços femininos na cabeça. 

As festas e comemorações árabes são bastante extravagantes, sempre com muita gente acompanhando o cortejo pelas ruas, colorindo o caminho com pétalas de flores, “chuva” de papéis picados, muita música e danças típicas. 

Tudo que é visto e vivenciado no live-action de Aladdin, você pode viver no Marrocos! E ao passear pelas principais cidades marroquinas, fica fácil entender a razão do país ser tão atrativo à grandes produções culturais.


Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.