Quem gosta de estar em meio à natureza, certamente, já deve ter pensado em acampar.

Mas, boa parte das pessoas desiste quando pensa na dor de cabeça que é montar as barracas, inflar colchões, tomar banho frio e por aí vai…

A boa notícia é que já existe uma modalidade de hospedagem que garante o melhor dos dois mundos. Ou seja: sim, é possível acampar e estar em meio a uma paisagem incrível, aproveitando-a em seu estado mais puro, mas sem perder de vista o conforto, o luxo e a sofisticação. É o glamping, junção das palavras glamour e camping.

Assim como a palavra, seu significado é único: as barracas desconfortáveis e os sacos de dormir deram lugar às tendas elegantes e bem decoradas, com camas confortáveis, banheiro e todas as funcionalidades que a estrutura possa comportar. É ideal para casais em busca de momentos românticos ou grupos de amigos. Um dos pontos importantes é que os glampings primam pelo respeito à fauna e à flora e ainda procuram contribuir com o desenvolvimento local.

Skylodge Adventure Suites – Peru

Blog Raidho | Skylodge Adventure Suites

Skylodge Adventure Suites 

Que tal se sentir um condor andino? É o que promete esta hospedagem a uma hora e meia de Cuzco e a apenas 15 minutos de Ollantaytambo, bem no coração do Vale Sagrado. É ideal para quem busca uma experiência única, na plena acepção da palavra.

As três cabines suspensas na encosta de uma montanha a 400 metros de altura, com chão, teto e paredes transparentes garantem uma vista incrível, com 300 graus do Vale Sagrado. Cortinas colocadas estrategicamente garantem a privacidade quando o viajante quiser.

Modernas, as cápsulas são feitas em alumínio aeroespacial e policarbonato, que resiste às variações climáticas. Cada uma delas conta com quatro camas, uma área para refeições e um banheiro privativo. São seis janelas e quatro dutos para ventilação e a iluminação é por meio de uma bateria solar. Garçons-alpinistas servem o jantar dentro das cápsulas e o café da manhã é saboreado em uma mesa sobre o teto.

Como chegar? Para alcançar as cápsulas, é preciso percorrer uma trilha chamada “via ferrata”; feita com grampos de ferro encrustados na rocha – como se fosse uma grande escadaria –, com auxílio de ganchos e cordas de segurança. Mas, não se assuste, os hóspedes são orientados por guias. Já para sair é mais fácil: a descida é feita por uma rede de cabos de aço, em uma tirolesa que cruza o Vale Sagrado. Lembra da possibilidade de se sentir um condor andino? Aqui é possível até voar!

Dormindo em uma bolha

Observar o céu noturno, contando cada estrela cadente e tentando distinguir as constelações em um emaranhado de pequenas luzes que são ou já foram sóis, sob a proteção de um teto abobadado transparente que mantém a temperatura interior muito agradável. Esta é a proposta de glampings espalhados pelo mundo com o peculiar formato de uma esfera ou iglu transparente. Dois dos mais famosos estão na Finlândia e na Jordânia, ambos citados pela Vogue Austrália entre as mais famosas acomodações neste formato no mundo.

No hemisfério norte, em muitos lugares próximos ao círculo polar ártico, no inverno, os visitantes e moradores são brindados com as luzes da aurora boreal. Em um glamping, é possível observar este fenômeno no aconchego de um lugar cheio de charme, como o Kakslauttanen Arctic Resort. Localizado na região de Saariselkä Fell, a 5 quilômetros do Parque Nacional Urho Kekkonen, na Lapônia Finlandesa, o resort possui dois tipos de acomodação: chalés e iglus de paredes e teto de vidro térmico. Estes, por sua vez, são a grande sensação local e já dá para imaginar o porquê, certo?

Blog Raidho | Kakslauttanen Arctic Resort

Kakslauttanen Arctic Resort

 

Alguns dispõem de banheiro com sauna, enquanto outros oferecem chuveiro compartilhado. No inverno, durante o dia, há safáris de huskys e renas e estão disponíveis motos de neve. O hotel também aluga equipamentos para a prática de esqui cross-country, bastões e sapatos para caminhadas na neve. Já no verão as opções incluem praticar canoagem e caiaque nas corredeiras.

No meio do deserto jordaniano, para muitos desavisados, aquelas construções na forma de bolha, podem parecer um laboratório ou uma colônia experimental que simula a colonização em outro planeta. Nas proximidades da icônica Petra, fica o Petra Bubble Luxotel. Com uma vista privilegiada para as montanhas próximas, este local único possui apenas 20 acomodações, divididas nas categorias King Bubble, para casais; Twin Bubble, para duas pessoas; e o Bubble Family, para três.

Cada uma delas é composta por três bolhas interligadas recobertas por um plástico especial, com quarto, uma sala de estar e toalete. A disposição de cada quarto foi especialmente pensado para garantir privacidade total. Durante o dia, as cúpulas são completamente cobertas para manter a temperatura fresca e as coberturas são removidas antes do pôr do sol todos os dias. E nada melhor que relaxar no fim do dia depois de passar um bom tempo explorando Petra. O entardecer e a noite, com seu céu muito limpo são de tirar o fôlego.

Uma cratera na Tanzânia

Situado na borda oeste da cratera de Ngorongoro, em uma área remota do interior da Tanzânia, está o Entamanu Ngorongoro. Entamanu significa círculo em KiMaa. Cercado pelas colinas de Ngorongoro, oferece uma vista deslumbrante da cratera e das planícies do Serengeti. Nos dias sem nuvens a vista alcança também a Garganta de Olduvai, um dos mais importantes sítios paleontológicos e arqueológicos pré-históricos do leste da África.

O local também fica próximo ao Magadi que, por si só, já é um espetáculo à parte. Muito conhecido pelo grande número de aves da região, especialmente flamingos e pelicanos, este lago também atrai um grande de animais selvagens. Isso inclui elefantes, búfalos, girafas, antílopes, avestruzes, zebras, gnus, hienas e algumas famílias de leões que podem ser vistas no início da manhã ou à noite, quando as temperaturas estão mais baixas.

A experiência é bastante exclusiva. São apenas seis quartos, dois que acomodam famílias. Uma de suas particularidades é que, embora permanente, sua estrutura pode ser transportada e montada em outro ponto, caso haja necessidade. As principais áreas comuns são protegidas em uma plataforma elevada e utilizam, em boa parte, materiais de origem local. É uma excelente opção para quem quiser se isolar no meio da natureza.

Estas opções de hospedagens oferecem experiências e oportunidades únicas de estar em meio a lugares exuberantes, com total conforto, mas sem perder aquele charme rústico que só a natureza, em seu estado bruto, é capaz de proporcionar.

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.