Série Leste Europeu: Praga - A cidade dos cem pináculos

Preparamos uma série de 3 posts para te contar um pouco mais sobre essa região

cheia de charme e riquíssima em atrativos culturais. Acompanhe nosso blog!

Praga não deixa a gente ir embora, esta velha tem garras”; disse certa vez, o escritor Franz Kafka sobre a cidade em que nasceu e viveu boa parte dos seus 41 anos. Ele talvez tenha razão, já que cada rua parece ser uma obra de arte, despertando encantamento em quem passa por ali.

Dividida pelo Rio Vltava, é conhecida como “a cidade do cem pináculos” e “pérola do ocidente. Mais: ali há inúmeros monumentos e construções de valor arquitetônico quase incalculável. E entre os principais pontos turísticos estão:

Praça da Cidade Antiga

Série Leste Europeu: Praga - A cidade dos cem pináculos

Digamos que esta é uma parada obrigatória. Além de abrigar construções importantes, é um local rodeado de bons restaurantes, bares e, claro, barraquinhas que vendem comida, bebida e lembrancinhas para os amigos e a família.

Estando ali, reserve um tempo para apreciar a torre da prefeitura, construída em estilo gótico, por volta de 1364 e o relógio astronômico. Na praça, ainda há duas belíssimas igrejas: a de São Nicolas, datada do século 18, onde acontecem vários concertos de música erudita; e a Nossa Senhora de Tyn, considerada uma das mais bonitas da cidade.

Relógio Astronômico

Série Leste Europeu: Praga - A cidade dos cem pináculos

Na mudança das horas, além do tradicional badalar dos sinos, em duas janelas aparecem figuras de santos que vão se revezando, como se estivessem em um carrossel. Já do lado de fora, figuras animadas também dão o ar da graça e, na parte mais alta, um corneteiro também completa o espetáculo.

Construído em 1410, é um dos mais antigos do tipo na Europa. Além das horas e da data, registra a posição do sol, ciclos astronômicos, signos, fases da lua e feriados do calendário cristão. Uma boa pedida para apreciar a vista da praça e também de outros pontos turísticos como o Castelo de Praga é subir até o topo.

Castelo de Praga

Série Leste Europeu: Praga - A cidade dos cem pináculos

Neste, que é um dos maiores castelo do mundo, há atrações para as quais vale separar meio dia de visita. Entre elas estão a Catedral de São Vito, construída em estilo gótico, com ricos vitrais. E, para ter uma vista privilegiada da cidade, não deixe de subir ao topo da torre sul da igreja. Mas, atenção: não há elevadores e o valor é pago à parte. Aproveite para visitar o antigo Palácio Real, a Basílica de São Jorge, fundada em 920 pelo príncipe Vratislav I, e também a Rua do Ouro, que conta com casas construídas há 500 anos.

Cabeça de Franz Kafka

Série Leste Europeu: Praga - A cidade dos cem pináculos

Esta escultura do tcheco David Cerny, de 2014, é uma homenagem a uma das mais famosas figuras tchecas. O trabalho de tirar o fôlego conta 42 camadas, em um total de 11 metros de altura e 39 toneladas.

A Casa Dançante

Série Leste Europeu: Praga - A cidade dos cem pináculos

É quase impossível falar de Praga e não citar este importante ponto turístico construído no centro da cidade e que forma um belo contraste com os prédios de estética art noveau, gótica e barroca ao redor. Inaugurada em 1996, é mais uma das obras do arquiteto americano Frank Gehry que, em conjunto com o arquiteto Vlado Milunic, desenvolveu este edifício que parece se movimentar em um passo de dança.

Não à toa, é também conhecido como “Fred & Ginger”, em homenagem a Fred Astaire e Ginger Rogers. Não deixe de visitar o último andar, onde há um restaurante e um café.

O que comer e onde, em Praga

Depois de tanto passear pela cidade, sempre bate aquela fome e, claro, uma das maiores oportunidades para mergulhar em uma cultura é apreciando sua gastronomia. Experimente a deliciosa coxa de pato assada que vem acompanhada de bolinhos de batata do Restaurante Mlejnice e, se quiser, peça uma cerveja Pilsner Urquell e, de sobremesa, strudel de maçã servido quentinho com uma bola de sorvete.

Outro prato que não pode ficar de fora é o goulash e, um dos mais famosos, é o do Mincovna. Além deste, experimente também o schnitzel — carne de porco ou vitela empanada, frita e super crocante – muito popular nos países do Leste Europeu. Prove o do U Supa. Mas, talvez, a iguaria mais famosa do país sejam o coelho recheado com bacon defumado e as bochechas bovinas ao vinho tinto servidas no U Medvídků.

Praga é um destino especial, daqueles que não tem erro! Transborda cultura e preserva um ar medieval, que farão da sua viagem uma experiência única.

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.