Prosseguindo com nossa série de 3 posts para falar dessa região privilegiada, hoje trouxemos em nossa segunda matéria a encantadora Viena. Acompanhe nosso blog, não perca o fim da série!

Vibrante, cheia de luz e cor, mistura perfeita entre o clássico e contemporâneo, a capital da Áustria é um verdadeiro deslumbre para os olhos e o coração. Mais que isso, guarda uma importância cultural e histórica por ter sido capital dos impérios Sacro Romano-Germânico, do Austríaco e Austro-Húngaro.

A forte tradição musical, com óperas e orquestras também atraiu compositores de grandes sucessos da música erudita, como Mozart, Beethoven, Schubert, Brahms e Strauss. Anos depois, o florescimento de seus inúmeros cafés, entre o fim do século 19 e início do 20, fez com que a cidade também se tornasse um importante pólo de discussão de ideias, com figuras importantes do cenário internacional, como Freud, Trotsky, Stalin e Tito, para citar alguns, que marcaram presença ali.

No Distrito 1 ou Innere Stadt, circundado pela Ringstrasse – espécie de avenida que acompanha o traçado da antiga muralha que protegia a cidade – é onde estão localizadas boa parte das atrações da cidade. Entre estas estão:

Palácio Imperial de Hofburg

Série Leste Europeu: Um sonho chamado Viena

 

Esta estrutura grandiosa não é apenas um prédio, mais se assemelha a um bairro. Construído no século 13, é um dos inúmeros expoentes do que foi o imponente império austro-húngaro. Hoje, dentro desse complexo, se localizam a residência oficial do presidente da Áustria, alguns dos principais prédios históricos, como o Museu Sissi, dedicado à Imperatriz Elizabeth, cultuada por ter sido muito à frente de seu tempo; a Escola Espanhola de Equitação, o Museu de História da Arte, a Galeria Albertina, a Biblioteca Nacional, entre muitos outros.

Se tiver tempo, tire um dia inteiro para conhecer este lugar imperdível.

Ópera de Viena – Wiener Staatsoper
Série Leste Europeu: Um sonho chamado Viena

 

Por conta do alto nível de suas produções, este é um dos teatros mais importantes do mundo. Inaugurado no século 19, este prédio possui arquitetura impressionante e seu interior guarda boas surpresas, com inúmeras apresentações sempre assistidas pelos vienenses em trajes de gala.

Catedral de Viena
Série Leste Europeu: Um sonho chamado Viena

 

Localizada na Stephansplatz, a praça que fica bem no centro geográfico da cidade, a Catedral de Viena, ou de Santo Estevão (Stephansdom) foi construída no século 12, em estilo gótico europeu. É considerada um símbolo de resistência do povo já que foi uma das construções que sobreviveram não apenas ao tempo, como aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial.

Fora da Ringstrasse, há outras atrações que merecem a visita:

Palácio de Schönbrunn
Série Leste Europeu: Um sonho chamado Viena

 

Conhecido como o Versalhes de Viena, é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1996. Trata-se de um palácio com grandes proporções que serviu de residência de verão da família imperial. Foi construído entre 1638 e 1643 e em seus domínios também se encontra o zoológico de Viena, o mais antigo do mundo. Aproveite para passear pelos suntuosos jardins suntuosos e cruzar a imensidão de corredores floridos.

Palácio Belvedere

Sua construção data do século 18 e foi realizada a mando do príncipe Eugénio de Saboia para servir de casa de veraneio. É dividido em Belvedere Inferior e Belvedere Superior e o nome foi dado por Maria Teresa, que se tornou proprietária do complexo anos mais tarde.

Além dos maravilhosos jardins, o visitante pode conhecer os aposentos reais e o museu, que possui a

maior coleção do mundo do pintor austríaco Gustav Klimt. Entre as obras estão “O Beijo” e “Judite”.

O que e onde comer em Viena

Já dissemos que a cidade é famosa por seus cafés e, entre os mais tradicionais estão o Café Central, inaugurado em 1876 e que já foi frequentado por personalidades, como Arthur Schnitzler, Sigmund Freud, Peter Altenberg e Leo Trotzki.

Seu café da manhã é famoso e, por conta disso, é melhor garantir a reserva por e-mail. Também tradicional e até mais antigo que o Central é o Café Demel, onde vale experimentar a torta Ana Demel, feita com chocolate e nougat.

Série Leste Europeu: Um sonho chamado Viena

Mas, se sua intenção é provar uma legítima sobremesa austríaca, a torta Sacher, coberta de chocolate puro e recheada, em camadas, com geleia de damasco, o local ideal é o Café Sacher, que reivindica o título de criador da receita original. E é quase impossível estar no Leste Europeu e não experimentar o tradicional goulash. Uma das receitas mais famosas é o do Café Museum, inaugurado em 1899, que também oferece outras delícias tradicionais do país.

Viena hipnotiza seus visitantes com seus superlativos. Estimula nosso imaginário com seu esplendor, seus imponentes palácios, largas avenidas e muita, mas muita história.


Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.