Patagônia Chilena ou Argentina? Na dúvida, conheça as duas!

Assim como a Amazônia, muitos sequer cogitam que a Patagônia é uma região que se divide entre os vizinhos Chile e Argentina. Outros, até chegam a pensar que trata-se de um país independente. É bem certo que, à primeira vista, parece estarmos falando de um mesmo lugar, com baixa densidade demográfica, extensas áreas geladas, picos e mais picos nevados, destinos isolados e uma infinidade de atividades que podem ser apreciadas tanto no verão quanto no inverno.

Mas, não é bem assim, e a convite da Raidho, você descobrirá que, sim, há peculiaridades entre as porções localizadas em cada país. A partir daí, você poderá escolher qual das duas combina mais com seu perfil de viagem.

Localizada na região mais austral da América do Sul, na Cordilheira dos Andes. Em uma área de cerca de 400 mil milhas quadradas, o equivalente a aproximadamente uma vez e meia o tamanho o Reino Unido, a Patagônia no lado leste se estende até os vales em torno do rio Colorado até Carmen de Patagones, no Atlântico.

Já no lado oeste, abarca o território de Valdívia, com o arquipélago da Terra do Fogo. É um dos lugares com menor densidade demográfica do planeta, com populações de pinguins e leões marinhos bem maiores que a de humanos.

Patagônia Chilena

No território chileno fica a menor porção da Patagônia, que abrange cerca de 240 mil quilômetros quadrados e com, pasmem, apenas um habitante por quilômetro quadrado. Mas, isso não a torna menos fascinante, com suas imensas áreas arborizadas e uma região de pampa em Punta Arenas.

Sua extensão vai do Golfo do Reloncaví, ao norte, até o Estreito de Magalhães, ao sul. Sua geografia é mais inóspita por conta das baixas temperaturas. E justamente por conta disso, é que esta a terceira região com maior extensão de gelos continentais do planeta, com uma área de 21 mil quilômetros quadrados.

Entre os atrativos estão o Parque Nacional Laguna San Rafael e o glaciar Exploradores, nos Campos de Gelo Norte. Na porção sul, na chamada Patagônia de Magalhães, o turista encontra o Parque Nacional Bernardo O’Higgins, com seus glaciares Pío XI e o O’Higgins localizado no lago de mesmo nome.

Patagônia Chilena ou Argentina? Na dúvida, conheça as duas!

Há também o Parque Nacional Torres del Paine com seus glaciares Tyndall e Grey. Este parque também é muito procurado por amantes de trilhas e caminhadas que podem durar até cinco dias.

Patagônia Chilena ou Argentina? Na dúvida, conheça as duas!

Neste sentido, o ponto alto é o Parque Dientes de Navarino, conhecido por ser a região de trekking mais ao sul do mundo, com 53 quilômetros de extensão. Já se a vontade for conhecer os exuberantes lagos andinos do sul do Chile, o destino ideal é a Patagônia Rios e Lagos, com vistas para os vulcões da região.

Patagônia Chilena ou Argentina? Na dúvida, conheça as duas!

As belas cidades de Puerto Varas e sua vista para os vulcões – com destaque para o Osorno, considerado um dos mais bonitos do mundo – e a linda Frutillar, com sua proeminente cultura alemã. Sabe uma foto incrível com céu limpo, um topo nevado ao fundo e um lago de água muito azul em primeiro plano? Pois então, pode ser obtida em ambas as cidades.

Patagônia Chilena ou Argentina? Na dúvida, conheça as duas!

Patagônia Argentina

Já quando o assunto é a Patagônia Argentina, estamos falando de um território mais extenso, com cerca de 930 mil quilômetros quadrados formado pelas províncias de La Pampa, Rio Negro, Neuquén, Chubut; Tierra del Fuego e Santa Cruz, onde fica El Calafate.

Em Chubut, a principal atração é a Península Valdés e Punta Tombo, onde se localiza a maior colônia de pinguim-de-magalhães do mundo. Já Santa Cruz é muito conhecida pela arte rupestre da Cueva de las Manos e pelo Parque Nacional Los Glaciares, onde fica Perito Moreno, um dos maiores glaciares de todo mundo.

Patagônia Chilena ou Argentina? Na dúvida, conheça as duas!

La Pampa, por sua vez, abriga atrações menos conhecidas como a Reserva Provincial Parque Luro, o Parque Nacional Lihue Calel e as termas de Bernardo Larroude e de Guatrache. Neuquén é conhecida por seus lagos e por seus quatro parques nacionais: Nahuel Huapi, Lanín, Arrayanes e Laguna Blanca. 

Já a vizinha província de Río Negro, que vai dos Andes ao Atlântico é famosa por destinos como Bariloche. E o que dizer da Tierra del Fuego? Esta não apenas marca o final da Patagônia argentina, como também é o local do “Fim do Mundo”, codinome para o extremo mais austral da América. O principal destino é a pitoresca Ushuaia, a cidade mais austral do mundo.

Argentina versus Chile

Se bater a dúvida entre escolher uma ou outra região, a dica é: conheça as duas! Mas, falando sério, a principal diferença é que o lado chileno apresenta uma natureza mais inóspita e é pouco conhecido. Até mesmo por conta disso, pode ser uma excelente experiência para quem gosta de sair dos badalados circuitos do turismo.

Além de menor infraestrutura logística, o clima ali é mais instável e podem ocorrer nevascas, chuvas torrenciais que podem isolar viajantes e a população local, durante dias.

Já na Patagônia Argentina acontece o contrário. É uma região mais urbanizada, mais plana e bem servida de infraestrutura logística. É a porção mais recomendada para aqueles que visitam, pela primeira vez, essas terras geladas. 

Outros pontos são a grande quantidade de atrativos, que a torna um lugar bastante procurado por turistas tanto no inverno quanto no verão, sendo um destino ideal tanto para quem deseja viajar sozinho, para viagens românticas ou até ir em família.

Agora, cabe a você escolher qual porção irá escolher conhecer primeiro: a urbanizada Patagônia Argentina ou a rústica Patagônia Chilena.

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.