Fiordes, geleiras, vikings, sol da meia noite e aurora boreal: respire fundo e acompanhe o que há de melhor nesse país

O que você sabe sobre a Noruega? Um país distante, de clima frio, que investe na alimentação orgânica e tem uma grande diversidade de atrações turísticas para todos os gostos. Na Noruega, a natureza é a grande protagonista, mas a cultura viking também chama a atenção.

Este país, localizado no Círculo Ártico, foi abençoado com cenários e fenômenos que deixam os olhos dos turistas marejados pela imensurável beleza, além da sua cultura, que é rica em histórias e tradições. Já a natureza compreende fiordes, geleiras, montanhas e o espetáculo da aurora boreal. 

Sem falar no exemplo que o país dá com atitudes ecologicamente corretas. Confira!

Os fiordes são acessíveis!

Esse é o grande diferencial dos fiordes da Noruega: eles contam com uma estrutura turística impecável para que o viajante possa explorar tudo da melhor maneira. Existem mais de mi fiordes no país, porém os mais visitados se encontram na costa oeste. Entre eles, estão o Geiranger e o Nærøy (Patrimônios da Humanidade da UNESCO) e o Sogne (o maior e o mais profundo da Noruega).

Os fiordes ainda apresentam vilarejos em suas margens, habitados pela comunidade local, que é totalmente hospitaleira, além de uma rede de hotelaria histórica que mostra a rica tradição norueguesa. Por lá, as possíveis atividades são inúmeras, incluindo escaladas, trilhas, ciclismo, canoagem e caiaque.

Há montanhas e trilhas

Montanhas não faltam na Noruega, onde há pontos ideais para escaladas, tal como o vale de Romsdalen – conhecido como o coração alpino da Noruega. Já para quem gosta de fazer trilha, os mirantes são ótimas opções. Algumas das trilhas mais conhecidas são a de Pulpit Rock, Trolltunga e Kjerag.

A maior geleira da Europa

Na região dos fiordes da Noruega está localizada a Jostedalsbreen – nada mais e nada menos do que a maior geleira da Europa. Essa maravilha cobre mais de 400 km 2  e atinge uma espessura de 600 m. É possível passear a pé sobre o gelo, com o auxílio de guias experientes e equipamentos adequados, além de fazer escaladas. Algumas outras geleiras do país, como a Tystigbreen e a Folgefonna, oferecem centros de esqui no verão.

Aurora Boreal: um espetáculo à parte!

A cidade de Tromsø, na Noruega, é conhecida como a capital da aurora boreal. A região está a 350 quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico e é a maior do norte do país. Por lá, as chances de se presenciar o fenômeno de luzes no céu são altas e o grande diferencial é que os visitantes encontram uma estrutura estrategicamente elaborada para os turistas em suas caçadas. Em Tromsø está um dos principais aeroportos do país, que recebe vôos diários de inúmeras cidades norueguesas e também de algumas capitais europeias.

Sol da Meia-Noite

Durante os meses de verão, por conta da inclinação da terra em relação ao sol, o norte da Noruega fica o dia todo iluminado. Muitas pessoas vão até os destinos acima do Círculo Polar Ártico, como o Cabo Norte, para observar o sol que não se põe no horizonte. As ilhas Svalbard também podem ser destinos ideais para presenciar o fenômeno, já que ali o sol não se põe entre os meses de abril e agosto. Durante este período, no país, acontecem diversos eventos pela madrugada, com destaque para a Maratona do Sol da Meia-Noite.

Atrações que celebram a cultura viking

A cidade de Haugesund, na Noruega, é o local ideal para quem quer conhecer a cultura viking. A região foi o centro do poder dos príncipes e reis vikings por centenas de anos, mais especificamente em um lugar chamado Avaldsnes, na ilha de Karmoy, que tem ligação com Haugesund por uma ponte, além de um túnel que passa por debaixo da água.

A região promove um festival Viking, que é realizado todos os anos, em junho, durante quatro dias. Na feira, há dezenas de pessoas vestidas como vikings, inclusive, fazendo e vendendo seus trabalhos manuais em um verdadeiro mercado tradicional. Em determinado momento, começam simulações de batalhas entre guerreiros e os visitantes são incumbidos de torcer como se estivessem naquela época.

De repente, no meio da feira aparecem vikings tocando instrumentos musicais antigos e fazendo música tradicional. Em outras barracas há comidas e bebidas típicas, como carnes e bolos. Além disso, durante os quatro dias do evento existem diversas atividades que os visitantes podem fazer, como praticar tiro com arco, equitação, remo e oficinas diversas. Há também espetáculos de marionetes e contação de histórias para as crianças.

Foco na sustentabilidade

A Noruega está na frente da disputa para se tornar o primeiro país totalmente movido por energia limpa. Cerca de 96% da eletricidade consumida no país é movida por energia hidráulica, ao passo que mais de 100 mil carros elétricos já estão em circulação. O governo norueguês, que se preocupa nitidamente com a sustentabilidade do planeta, estabeleceu que, a partir de 2025, os carros movidos a combustíveis fósseis deixarão de ser usados. Essa é a meta ecologicamente correta com o prazo mais curto do mundo.

Três dicas culturais para incrementar a programação

  1. Museu do Barco Viking de Oslo

O  Museu do Barco Viking  (Vikingskipshuset em norueguês), localizado na península de Bygdoy, a dez minutos do centro de Oslo, conserva artefatos históricos e originais da vida dos antigos vikings. Estão expostos, por exemplo, joias, vestimentas, ferramentas e utensílios, além de dois dos mais preservados navios vikings, sendo cerca de 95% da madeira original.

 

  1. Museu Viking de Lofoten
    O museu viking de Lofoten é um dos mais interativos da  Noruega . Isso porque o local transporta o visitante para a era viking, com experiências como passeio em navio, degustação da gastronomia tradicional, oficina de produção de utensílios de ferro e reproduções teatrais da vida e dos costumes da época.

 

  1. Centro Cultural de Stiklestad

Stiklestad foi o campo de batalha onde Rei Olavo (também conhecido como Santo Olavo) foi derrotado em 1030. No local, foi instaurado um centro cultural que reencena a batalha e promove festivais, exibições e visitas guiadas, ideais para toda a família.

Se você nunca pensou nisso antes, coloque a Noruega em seu roteiro de viagem. Mas, se já pensava nesse destino, agora basta fazer as malas!

 

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.