Caótico, exótico e incrível! Assim é o Cairo, que encanta milhares de turistas que visitam a capital do Egito para explorar cada canto da região. A riqueza vai muito além das pirâmides e você pode saber o porquê no texto a seguir.

O Cairo é indispensável para quem vai ao Egito pela primeira vez. Além de ser uma porta de entrada para outros lugares imperdíveis do país, como Luxor e Aswan (presentes no roteiro da Raidho), a capital do Egito é uma das cidades mais antigas do mundo, abrigando, além de pirâmides, mercados e museus que são de tirar o fôlego.

Pirâmides de Gizé

Embora não sejam as únicas pirâmides no Egito, são as principais. Para se ter uma ideia da importância desse ponto turístico, ele é o único entre as Sete Maravilhas do Mundo Antigo que ainda existe. Isso sem falar na imponência do visual. Até pouco tempo, achava-se que as pirâmides de Gizé tivessem sido erguidas por escravos, porém descobertas recentes mostraram que os responsáveis pela construção foram profissionais remunerados.

Elas foram erguidas por volta de 2700 a.C. com a finalidade de se tornarem tumbas para os faraós e suas famílias. Rodeadas de simbolismos, as pirâmides de Gizé estão localizadas no lado oeste do Rio Nilo, onde o sol se põe, o que simboliza o lado da morte. Além disso, ficam num grande complexo arqueológico, onde se encontram também a famosa esfinge e alguns túmulos e pequenos templos. No total, são três pirâmides (Quéops, Quéfren e Miquerinos). 

Pirâmide de Saqqara

Bem pertinho do Cairo, a cerca de 33 quilômetros, está a Pirâmide de Saqqara. A importância dela não é pouca: trata-se da primeira pirâmide egípcia, com quase 4.700 anos de existência. Foi construída em homenagem a Djoser. 

Essa pirâmide fica no maior sítio arqueológico de todo o Egito, com uma extensão de quase seis quilômetros. Lá estão também outros túmulos e mais onze pirâmides (embora nem todas estejam abertas ao público), que frequentemente sofrem atualizações, já que há sempre novas descobertas sobre as estruturas que estão ali.

Museu Egípcio

O Museu Egípcio do Cairo é o mais importante do país e um dos mais relevantes para a história mundial. Ele fica localizado na Praça Tahrir, bem no centro da capital, e foi inaugurado em 1863. O museu tem um impressionante acervo, com cerca de 120 mil objetos, que inclui peças do império antigo, múmias reais, estátuas como a de Nefertiti e o famoso tesouro de Tutankamon.

O tesouro de Tutankamon é o grande destaque do museu, localizado nas alas leste e norte. São aproximadamente 1.700 peças que compõem o conjunto, sendo uma delas a mais conhecida dos livros de história: a máscara de ouro do faraó em tamanho real.

Khan el Khalili

Se o Cairo é famoso por conta da sua dinâmica urbana super caótica, o Khan el Khalili é totalmente a cara da cidade. Esse mercadão fica numa antiga região comercial e é um verdadeiro labirinto de ruas cheias de coisas incríveis para ver, comprar e, principalmente, negociar. 

A história do mercado se mistura com a do Cairo, já que ele foi fundamental para tornar a cidade um ponto tradicional de comércio para o Egito, juntamente com o Al-Muski (outro mercado importante).

O Khan el Khalilli é o melhor para fazer compras em todo o Egito, principalmente, pela variedade de produtos que você encontra por lá: são opções de tecidos, artesanatos, roupas, temperos e itens de decoração.

Além de ser um lugar incrível para passar uma tarde, é uma ótima opção de onde encontrar souvenirs e comprar coisas diferentes do que se costuma ver nas lojas turísticas mais comuns. 

Dica: a palavra de ordem no mercado é negociação. Como não temos essa cultura da pechincha no Brasil, pode ser um pouco difícil no início, mas depois que se pega o jeito, dá para fazer ótimos negócios. 

Naguib Mahfouz Café

Ainda dentro do Khan el Khalili, o Naguib Mahfouz Café é imperdível. O tradicional restaurante, que fica no coração do mercado, merece uma visita seja para um almoço, um lanche ou mesmo um chá ou café.  Além da deliciosa comida árabe, o local sustenta a boa reputação do atendimento, que é excelente. 

Jantar à beira do Rio Nilo

É claro que é incrível conhecer os pontos turísticos mais importantes e ficar por dentro de cada detalhe da história do Egito pelas atrações que o Cairo tem a oferecer. 

No entanto, você pode também optar por uma experiência sossegada e diferente para relaxar em uma das noites, jantando em algum restaurante à beira do Rio Nilo. Alguns oferecem no cardápio um mix de pratos da culinária italiana, tailandesa e libanesa. Mas, embora se coma bem, a melhor parte de jantar por lá é a vista noturna para o famoso rio.

Passeio de felucca pelo Rio Nilo

Se você já pesquisou sobre o Egito, provavelmente, já deve ter se deparado com imagens daqueles barcos à vela que navegam pelo Rio Nilo. Esses barcos são conhecidos como feluccas e são usados como transporte pela população e como barco de passeio para turistas.

Além da experiência de passear por um dos rios mais importantes do mundo, a paisagem é maravilhosa. Esse passeio é feito bem próximo ao horário do pôr do sol revelando um visual inesquecível. Por tabela, você ainda vê a agitação da cidade começando à noite. Os barcos têm capacidade para 10 a 15 pessoas, mas, dependendo do dia, ele sai praticamente vazio.

Bate e volta para Alexandria

Outro passeio incrível é um tour por Alexandria. Quase que uma volta no tempo, nesse lugar há alguns pontos principais para se conhecer, entre eles o teatro romano de Kom El-Dela, que é todo em mármore. As Catacumbas de Kom el Shoqafa – uma mistura de cultura egípcia, grega e romana – e a famosa Biblioteca de Alexandria, também não podem ficar de fora do seu roteiro.

Outro ponto turístico imperdível são as muralhas da Cidadela de Qaitbay. Como o último dia do roteiro da Raidho é livre, então, deixamos aqui essa sugestão.

Coisas que você precisa saber antes de ir ao Egito:

– O visto é necessário para turistas brasileiros;

– A moeda do Egito é a libra egípcia;

– Os meses com temperaturas amenas são os mais agradáveis para ir. Dê preferência para o outono (abril e maio) e a primavera (setembro e outubro);

– Ao fazer compras, sempre negocie;

– A gorjeta é sempre esperada pelos prestadores de serviços. Tenha dinheiro trocado;

– O Egito é majoritariamente Islâmico e eles levam a religião bem a sério;

– A vestimenta dos turistas é livre, independentemente da religião local.

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.