Aqui na Raidho, seguimos com nossas duas principais metas nesse momento: proteger nossa saúde, trabalhando em home office, e contribuir com a sua quarentena trazendo conteúdos interessantes e inspiradores.

Hoje, vamos te contar sobre um destino ainda pouco explorado pelos viajantes brasileiros: O Qatar. É incrível como o tempo passa rápido. Já estamos a apenas dois anos da próxima Copa do Mundo de Futebol! É fácil recordar quando em 2018, ao final da última Copa, já se falava muito da próxima e das particularidades do seu país sede, o Qatar.

É interessante observar que alguns países do Oriente Médio, até pouco tempo atrás, eram considerados  apenas hubs – pontos de conexão para viajantes que partiam em direção a destinos asiáticos. 

Porém, com a evolução no segmento do turismo, hoje esse cenário mudou muito e, viajantes do mundo todo, querem descobrir as maravilhas e luxo presentes em países como Turquia, Emirados Árabes, Qatar e outros.

É por isso que neste artigo, vamos te apresentar dicas, curiosidades, atrações imperdíveis, principais pontos turísticos, culinária, história, cultura e costumes, ou seja, praticamente um guia completo sobre um dos países mais ricos do mundo, o Qatar.

Um pouco de história

Localizado em uma península, pequena porção de terra que se lança a oeste da Arábia Saudita sobre o Golfo Pérsico, o Qatar foi durante muito tempo, assim como Os Emirados Árabes uma região desértica, povoada apenas por pescadores e beduínos.

Porém, nas últimas décadas tudo ali mudou com a descoberta do petróleo na região, alterando completamente seu espaço e paisagem, transformando o PIB do país em um dos maiores do mundo e  tornando Qatar um grande polo cultural, moderno e tecnológico.

E agora, os maiores investimentos estão em torno, é claro, da Copa do Mundo de Futebol 2022. Ou seja, muitas obras estão em andamento, estádios moderníssimos, novos hotéis, restaurantes, lojas, shoppings e até mesmo um metrô está sendo construído, uma novidade para essa nação.

Vestimentas no Qatar

Por ser um destino árabe, alguns costumes dessa cultura devem ser levados em consideração, como as vestimentas. Mesmo para os turistas que não precisam usar as roupas tradicionais, é de bom tom vestir-se com roupas mais largas que cubram braços e pernas, que não sejam curtas, não sejam transparentes e nem decotadas. E ao visitar as mesquitas, as mulheres devem usar um lenço em volta da cabeça e ombros.

Como curiosidade, a vestimenta habitual dos qataris homens é a túnica branca, chamada de thoube; e das qataris mulheres é a túnica preta chamada de abaia, usada junto com um lenço que cobre a cabeça, cabelos e o parte do rosto.

Melhor época para ir ao Qatar

Por ser uma região desértica, o clima árido e de muito sol eleva a temperatura para mais de 40° C no verão, entre os meses de junho a setembro. É até por conta disso que em 2022, a Copa do Mundo não acontecerá tradicionalmente entre os meses de junho e julho, mas em novembro e dezembro, quando o clima é mais ameno.

Sendo assim, a melhor época para conhecer o Qatar é entre o outono e o inverno, nos meses de outubro a abril, período de temperaturas variando entre 17° C e 20° C.

A Capital

Doha é uma metrópole encantadora, carinhosamente chamada de “a cidade da pérola” por muitos turistas, e que hoje já é um dos destinos mais procurados do Oriente Médio. Os olhos do mundo já estão voltados para essa capital devido a Copa de 2022, e ela oferece uma harmoniosa mistura do tradicionalismo árabe com os extremamente modernos arranha-céus.

O que você não pode perder em Doha:

> Museu de Arte Islâmica: parada obrigatória, este museu foi projetado pelo mesmo arquiteto que fez o Louvre, em Paris. Arrojado, o edifício abriga rica coleção de artes islâmicas.

> Museu Árabe de Arte Moderna – Mathaf: neste museu estão expostas mais de nove mil peças entre esculturas, pinturas e artes em papel, valiosas coleções produzidas por diversos artistas do mundo árabe.

> Souk Waqif: um dos mais tradicionais souks árabes do Qatar, este espaço oferece aos visitantes a chance de conhecer como é o comércio, a cultura e o estilo de vida dali, podendo observar a arquitetura típica, fazer compras e dar aquela pechinchada para adquirir produtos artesanais, peças diversas, perfumes, roupas típicas e todo tipo de souvenirs.

> Falcon Souk: interessante por poder observar os falcões (ave simbólica do Oriente Médio) nas lojas que existem ali, são animais adestrados, muito admirados pelos qataris.

> The Pearl: assim como em Dubai, o Qatar criou uma ilha artificial, com cerca de quatro milhões de metros quadrados, planejada para oferecer alto padrão em luxo e sofisticação em suas lojas e restaurantes de renome.

> West Bay: um agitado distrito tido como parte do centro financeiro de Doha por conter enormes edifícios e arranha-céus moderníssimos, luxuosos e em formatos exóticos; um bairro onde também encontram restaurantes e lojas suntuosas.


> Forte Al  Zubarah: foi uma cidade ou vilarejo murado que era povoada nos séculos 18 e 19. Hoje é Patrimônio Mundial, pela UNESCO, e passou muitas décadas abandonada debaixo de muitas camadas de areia, o que protegeu os vestígios dos palácios, mesquitas, residências, cabanas, pátios e ruas doutros tempos.

Gastronomia no Qatar

Em virtude da religião, no Qatar, é proibido consumir carne de porco ou qualquer derivado dela. De origem portuária e por isso, pesqueira, muitos frutos do mar são apreciados ali. Mas também há influências milenares das culinárias indiana, libanesa e iraniana, além é claro da sua maior característica árabe.

Esfihas e quibes são os mais apreciados, porém outros pratos típicos são saboreados como o Haruf, um arroz de cordeiro assado; e o Machboos, um risoto de carne ou de mariscos. No quesito doces, o Umm Ali, um pudim de pão com nozes e uva passas; e o Mahalabiya, flan com pistache são os mais degustados.

É tradicional que as famílias e amigos se reúnam na hora das refeições, no Qatar, pois consideram um momento de grande encontro entre as pessoas, e por isso, os qataris dão muita importância ao almoço e jantar.

Todo o magnetismo e charme do Qatar e suas cidades, principalmente a capital, Doha, vêm conquistando cada vez mais pessoas e atraindo mais viajantes do mundo todo para este destino de tradições árabes em meio ao luxo, sofisticação e modernidade aparentes.

E este destino pode ser sua próxima parada de férias, quer saber mais? Fale com a Raidho Viagens.

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.