Neste período de quarentena, nossa prioridade é o cuidado com a saúde. Com a nossa, e com todos ao nosso redor. Porém, é também uma oportunidade de reservamos um tempinho do dia para consumir conteúdos inspiradores, que renovem nosso ânimo e nossa esperança para realizar nossos sonhos quando tudo isso passar.

E uma ótima opção é conhecer mais sobre as particularidades dos destinos ao redor do mundo, para sonhar e neste momento, viajar através da leitura.

Hoje, falaremos do Chile, país estreito e longilíneo, que guarda uma variedade impressionante de paisagens: da Cordilheira dos Andes à bela costa com praias de águas cristalinas, passando por vinhedos, vulcões e deserto até chegar ao sul do país, onde é possível conhecer de pertinho geleiras.

Terra de Pablo Neruda, apresenta os extremos mais belos da natureza. Do emblemático visual desértico às imponentes geleiras. 

É o destino perfeito para quem adora explorar novas paisagens, apreciar belos cenários através de roteiros completos com muita cultura, história, bons vinhos e uma deliciosa gastronomia. Além disso, assim como em outros países latinos, a receptividade acalorada do povo chileno é sempre acolhedora.

Neste artigo, a Raidho Viagens vai destacar o encantador contraste entre o Deserto do Atacama e a Patagônia Chilena. 

Afortunadamente, a proximidade e a facilidade burocrática na entrada e saída do país para brasileiros, facilita muito a visita ao país. Assim, você pode aproveitar cada uma de suas particularidades, quantas vezes desejar!

> A extraordinária região do Atacama

A pequena e acolhedora cidade de San Pedro de Atacama é a base para muitos viajantes ávidos por explorar o magnífico Deserto do Atacama, o deserto mais alto e seco do planeta. Na rua principal deste povoado rústico e bastante tradicional – Calle Caracoles – fica toda a estrutura para receber os visitantes em hotéis, pousadas, restaurantes, bares e lojinhas com artesanato típico.

O céu noturno é um presente à parte no Atacama, salpicado de milhares de estrelas brilhantes que se exibem toda noite, impossível não se encantar ao olhar para cima. Esta é uma das memórias que ficarão dessa viagem.

O que você não pode perder?

  • Salar do Atacama: Neste impressionante deserto de sal, ao sul de San Pedro, estão extensas porções de sal que chegam a medir 70 centímetros de altura. À beira de suas Lagunas Altiplânicas ficam graciosos flamingos dividindo o vasto cenário com as duas misteriosas crateras, os Ojos del Salar, que aculumam águas de um tom azulado deslumbrante. Programe-se para contemplar um lindo pôr de sol sobre o vulcão Licancabur.

  • Lagoa Chaxa: Dentro da Reserva Nacional dos Flamingos, é nesta lagoa onde você verá uma das maiores concentrações de flamingos que bailam para lá e para cá. O visual é de tirar o fôlego, uma vez que suas águas espelham toda a paisagem ao redor, principalmente as montanhas que ficam ao fundo. É espetacular!

  • Valle de La Luna: A mais incrível paisagem de aspecto lunar que você verá na Terra. Impossível não se sentir como se estivesse na Lua quando você pisar neste lugar. Um dos clássicos passeios do Atacama, que configura belíssima paisagem de formações rochosas, dunas e montanhas. Há muito a explorar ali, conhecendo também a Caverna de Sal.

 

  • Valle de La Muerte: Bem próximo e tão incrível quanto o Valle de La Luna, é o Valle de La Muerte com suas geologia e geografia magníficas. Também é conhecido por Vale de Marte, pois sua paisagem lembra as mesmas já avistadas no planeta Marte.

  • Gêiseres del Tatio: É uma região do Atacama com pequenos orifícios no solo, chamados de mini vulcões que ficam em plena atividade, cedo pela manhã, geralmente, expelindo águas fervilhantes que podem passar dos 80° C.

A melhor época para ir ao Deserto do Atacama é entre os meses de dezembro a março.

> Um tesouro natural: Patagônia Chilena

Apesar de inóspita, a Patagônia é convidativa por suas exuberantes paisagens entre montanhas nevadas, lagos, grandes geleiras e glaciares. Para conhecer tudo isso, você pode se instalar em pequenas cidades como Puerto Natales, que além de ser a porta de entrada para conhecer o famoso Parque Nacional Torres del Paine, ainda abriga o Monte Dorotea, perfeito para uma vista panorâmica da cidade e, com sorte, ver o majestoso voo dos condores; e Punta Arenas, lugar para conhecer os mais incríveis fiordes de gelo do extremo sul do planeta.

O que você não pode perder?

Parque Nacional de Torres del Paine: Este parque é a maior atração próxima a cidade de Puerto Natales, um fascinante lugar onde muitas aventuras podem ser vividas em circuitos de trekkings desafiadores, ou caminhadas leves para observação da região e das famosas torres de granito, uma enorme cordilheira de montanhas que se expandem pelo parque.

Cruzeiro Australis: Este é um passeio bastante especial que leva os visitantes a conhecer os lugares mais espetaculares do extremo sul da Terra, um lugar conhecido como “Fim do Mundo”. Entre as passagens estão:

  • Estreito de Magalhães – Esta pequena e mítica passagem separa o continente da América do Sul, das Ilhas da Terra do Fogo, lugar de ventos fortes e grandes ondas.
  • Ilhas Terra do Fogo – Essas ilhas são o lar de uma riqueza natural, as colônias de focas e lobos-marinhos.
  • Ilhotas Tuckers – Este é o lar da famosa colônia de pinguins de Magalhães, lugar que também oferece linda paisagem para impressionantes glaciares.
  • Avenida dos Glaciares – Este passeio passa por lindos fiordes, como por exemplo, o Fiorde Pia que leva para um mirante de observação de uma massa de montanhas e glaciares.

Há muito mais a explorar na Patagônia Chilena, como o Canal de Beagle, o Glaciar Brookes, o Cabo Horn, a Baía Wulaia, o Canal Murray, a Baía de Nassau, entre outros atrativos. E, a melhor época para avistar toda essa beleza gelada são os meses de outubro até abril.

E aí? Já sabe se qual dos dois lugares você irá conhecer primeiro? Atacama ou Patagônia? De qualquer maneira, sabemos que um viajante nato como você, quando a quarentena acabar, estará ansioso para planejar o melhor roteiro e partir rumo a uma deliciosa aventura!

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.