Mauritius: muitos motivos para fazer deste seu próximo destino

Um lugar magnífico, com muita história para contar, cercado pelo oceano Índico. A República de Maurício tem, em seu território, além da ilha Maurício, a ilha Rodrigues; o diminuto arquipélago de Agalega; e o atol de Cargados Carajos, também conhecido como Saint-Brandon.

O país é um mosaico multicultural fruto das ocupações árabe, portuguesa, holandesa, francesa e inglesa. Durante todo o século 19, após a abolição do regime escravagista, a mistura ganhou ainda mais riqueza, graças às ondas migratórias de indianos – responsáveis por tornar o hinduísmo a religião professada pela maior parte dos mauricianos.

Já no fim do mesmo século, os chineses que enriqueceram ainda mais os costumes locais, sobretudo aqueles ligados à culinária. Hoje, as principais línguas faladas no país são o inglês e o francês.

Principais atrativos das Ilhas Mauritius

Mauritius: muitos motivos para fazer deste seu próximo destino

Ilhas Mauritius

É bem certo que as praias de areia muito branca e as águas mornas do mar são mais que um convite ao ócio. Mas, além do óbvio, há outros atrativos que tornam este destino ideal para casais em lua de mel, grupos de amigos e famílias com crianças.

Confira:

Port Louis – a capital e principal centro econômico

O Forte Adelaide, ou Forte La Citadelle, é hoje um dos principais mirantes da cidade, e foi inicialmente usado como ponto de observação no Século 17. Outro lugar fundamental para visitantes que desejam entender e vivenciar a cultura local é o Mercado Central. Ali, não deixe de provar deliciosas e exóticas frutas, como o longan e, para enganar a fome, experiente o dhal puri, um lanche de rua similar aos pães indianos. Aproveite para comprar lindas cestas de ráfia de fabricação local.

Separe um tempo para ir ao Caudan Waterfront, um grande complexo de shoppings onde se pode comprar lembranças de viagem; saborear outras delícias tanto da culinária típica local, quanto a internacional; passear na orla e no Dias Pier.

Chamarel – Nessa região encontram-se duas maravilhas. A primeira é uma cachoeira de 83 metros de altura – a maior da ilha; e a segunda e mais fascinante é a “Terra das Sete Cores”. Esta incrível paisagem consiste em uma série de dunas de areia, cercadas por um bosque, e conforme a incidência de luz e, por conta da oxidação dos minerais presentes ali, vê-se belos tons de vermelho, marrom, violeta, verde, azul, roxo e amarelo.

 

Mauritius: muitos motivos para fazer deste seu próximo destino

Chamarel

 

Curecipe – É nessa cidade onde está o maior atrativo, o extinto vulcão Trou aux Cerfs, que hoje é uma cratera com cerca de 1 quilômetro de circunferência, tomada de floresta e pântano. Dele, é possível ter uma linda vista panorâmica de 360º de toda a ilha. É espetacular!

Parque Nacional Black River Gorges – Estas ilhas também têm uma linda extensão de floresta tropical, um lugar cheio de vales, colinas, cachoeiras e rios para conhecer. Esse parque é perfeito para caminhadas, mergulhos e realização de trilhas, sempre com guias especialistas, na abundante natureza dali, observando rica fauna e flora, e admirando a Paisagem Cultural de Le Morne, hoje um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Mauritius: muitos motivos para fazer deste seu próximo destino

Black River

 

 

Jardim Botânico de Pamplemousses – Esse gracioso local tem vegetação nativa intensa, onde também pode-se realizar pequenos trekkings em trilhas que são bem sinalizadas e desfrutar da natureza. Nele há um lago que é o lar de lindas vitórias-régias, é o ponto de maior visitação do parque. O Botânico também é a morada de animais como as tartarugas gigantes de Aldabra e os veados. Ali também está a mansão Mon Plaisir, um enorme casarão francês que foi construído em 1823 para ser a primeira residência do governador francês.

 

Mauritius: muitos motivos para fazer deste seu próximo destino

Jardim Botânico de Pamplemousses

 

Grand Bay – É uma praia localizada mais a noroeste, mais badalada e com vida noturna agitada. É onde se pode realizar passeios de barco para conhecer outras ilhas menores do arquipélago, praticar esportes aquáticos como velejar e windsurf, além do famoso passeio subaquático Underwater Sea Walk, do qual você caminha pelo fundo do mar. É incrível!

Como chegar às Ilhas Mauritius?

Não há voos diretos entre o território brasileiro e o mauriciano. O jeito mais fácil de chegar até lá é por meio de voos que vão para Johanesburgo e, de lá, fazer uma conexão até Port Louis.

Brasileiros necessitam de visto de entrada, que é obtido no desembarque do aeroporto na África do Sul, que tem validade de permanência de até 90 dias no país. Deve também, apresentar o passaporte com validade mínima de 6 (seis) meses a contar a partir da data de retorno ao Brasil, com pelo menos uma página em branco e o Certificado Internacional da Vacina (CIV) contra febre amarela – que deve ser tomada com pelo menos 10 dias de antecedência do embarque.

Quando ir?

A melhor época para curtir todas as atrações que o país oferece é entre os meses de setembro e abril. Nesta época é muito comum ocorrerem chuvas repentinas, mas que passam rápido. As temperaturas podem atingir os 35 graus. Nos outros meses, é melhor evitar a visita por conta do risco de ciclones, ventos fortes e temperaturas mais frias, não tão convidativas para apreciar as praias.

Assim como seu “primo distante”, o arquipélago de Seychelles, as Ilhas Mauritius são um paraíso que merece uma ou mais visitas e, ao estar ali, lembre-se sempre da frase em latim: “carpe diem”: aproveite o dia!

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.