Seychelles e sua busca pela preservação do verde

A humanidade ainda dá passos pequenos para um melhor convívio com a natureza, porém já existem pessoas, organizações e países que têm como cultura e valores intrínsecos, a preservação do meio ambiente. Consciência ecológica é a forma de retribuir ou repor o que é tirado do meio natural. É agradecer ao planeta o que ele oferece para nos sustentar.

Se o planeta nos sustenta, é nossa obrigação sustentá-lo de volta.

Independente do destino, viajar com sustentabilidade é se adequar aos preceitos do turismo sustentável, ou seja, se responsabilizar e salvaguardar aquele ambiente e seus recursos, incutindo ao turista noções de preservação da natureza e crescimento econômico das atividades daquele local.

Esta é uma das formas de manter o meio ambiente saudável para as futuras gerações, ao mesmo tempo que responde aos desejos de viajantes que buscam experiências especiais na natureza.

O turismo sustentável em Seychelles

Muitos lugares no mundo, já entenderam a importância das necessidades e da conservação do seu espaço natural. E, um dos países campeões do turismo sustentável, onde tem legislação ambiental rigorosa, conservacionistas extremamente preparados e autoridades públicas que encorajam esse estilo de vida à população, são as Ilhas Seychelles, pertinho de Madagascar, pertencente ao continente africano, no meio do Oceano Índico.

Esse arquipélago preserva uma beleza natural incomum, e o efeito disso é uma biodiversidade riquíssima onde a vegetação, o mar e os animais são os atrativos mais procurados. Vamos saber que atrativos são esses? Veja!

> Floresta Natural do Vallée de Mai

Seychelles e sua busca pela preservação do verde

Essa floresta fica na ilha de Praslin, uma das maiores ilhas desse arquipélago. É uma reserva natural extremamente bem preservada, por isso, é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A Vallée de Mai fica em uma área localizada no Parque Nacional de Praslin, lar de espécies endêmicas tanto na flora como na fauna; é onde existe o coco-do-mar, considerado a maior semente do planeta. Outros diferenciais: Cinco tipos de palmeiras; o maior porco do mundo também vivi ali; o papagaio preto e o pombo azul são aves totalmente dependentes dessa morada; camaleões, lagartixas verdes e marrons e cobras lobo e cegas, são répteis díspares da floresta; ainda tem os sapos, os caranguejos, os caracóis, os camarões e algumas espécies de peixes, todos esses de água doce.

> Atol de Aldabra

Seychelles e sua busca pela preservação do verde

Formando quatro pequenas ilhas de corais, esse atol tem uma grande lagoa em seu centro, um lugar praticamente intocado e Patrimônio da Humanidade (UNESCO) desde 1982. Muito bem preservado, o atol possui acessibilidade restrita e limitada para proteger sua biodiversidade que guarda a maior população de tartarugas marinhas gigantes do planeta – são cerca de 150 mil – entre outras espécies raras.

> Parque Nacional St. Anne Marine

Seychelles e sua busca pela preservação do verde

Essa ilhota fica há apenas 4 quilômetros de Mahé, e para visitar é possível realizar passeios de barcos com o fundo de vidro para observação da vida marinha enquanto se está nele. O parque é composto de muitos coqueiros e plantações de canela em suas encostas. Além disso, possui enorme variedade de animais marinhos, sendo o local original onde as tartarugas marinhas colocam seu ovos, ou seja, é um berçário natural. Ali é possível realizar caminhadas por trilhas, andar de bicicleta e realizar mergulhos com cilindro ou snorkel.

> As praias mais belas: As praias de Seychelles são das mais bonitas do mundo, onde o mar varia entre as tonalidades do verde esmeralda e o azul turquesa, além da areias muito finas e brancas. Veja.

  • Anse Lazio 

Seychelles e sua busca pela preservação do verde

Essa praia com beleza de tirar o fôlego, fica em Praslin. O mar tem um azul claro e cristalino impressionante, um verdadeiro paraíso praiano, rodeado de pedras de granito e vegetação cerrada. Suas águas, além de belas, são perfeitas para a prática de snorkel.

  • Anse Source d’Argent

Seychelles e sua busca pela preservação do verde

Um lugar de paisagens que mais parecem cenários cinematográficos, em La Digue fica essa praia de águas e areias claras, vegetação extravagante e rochas em granito. A fauna baseia-se nas gigantes tartarugas marinhas, fáceis de serem observadas por mergulho com snorkel. Também é o lugar perfeito para passeios de bicicleta.

Todos esses atrativos turísticos naturais em Seychelles são preservados por meio do desenvolvimento do turismo sustentável, pela realização de ações sócio-econômicas e ecologicamente corretas, justas e praticáveis. Dessa forma, contribuímos para um futuro do planeta mais limpo e vívido, no qual a interferência humana é mínima e, ainda assim, recompensada.

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.