Blog Raidho Viagens | África do Sul

Se a intenção é viajar para um lugar onde seja possível degustar vinhos reconhecidos mundialmente por sua excelência, há muitos destinos possíveis. Mas, se somado a isso, as opções incluírem apreciar a exuberância da natureza – sobretudo de sua fauna – e tentar ficar “cara a cara” com os Big Five; praticar esportes radicais, visitar lugares geográfica e historicamente importantes e ainda descansar em belas praias, as alternativas vão diminuindo até que reste um único lugar: África do Sul. Conheça um pouco deste país único e selecione as opções que mais lhe agradam, Reserve espaço na agenda porque, certamente, a vontade de estender a viagem será forte!

Cape Town e região

Blog Raidho Viagens | Cape Town

 

A capital legislativa do país é a segunda maior cidade e porta de entrada para quem deseja explorar o país. Por si só, é uma atração e tanto. Além das praias, possui pontos imperdíveis como a Robben Island, V&A Waterfront e a Table Mountain, com seu bondinho que gira 360 graus em torno do seu eixo para que os visitantes apreciam melhor a vista – leia-se: “fiquem de queixo caído com a paisagem”.

Não muito longe dali fica o Cabo da Boa Esperança ou Cable Point. A chegada até lá, pela Rodovia Chapman’s Peak Drive é um passeio imperdível. São inúmeros mirantes, trilhas e reservas com praias e vegetação. No caminho também fica a Boulders Beach, a famosa praia com colônia de pinguins.

Parque Nacional Kruger

Blog Raidho Viagens | Parque Nacional Kruger

Distante 1,4 mil quilômetros da Cidade do Cabo e 62 de Pretória, este é um dos mais conhecidos e autênticos do país. É um ponto turístico imperdível, mesmo para quem não gosta do contato tão próximo com a natureza. É uma reserva gigantesca, com cerca de 19,5 mil quilômetros quadrados, onde são realizados safáris guiados duas vezes ao dia.

Existe, ainda, a possibilidade de se hospedar ali dentro em lodges que são puro luxo. Entre eles estão o Camp Jabulani e o Lion Sands.

Joahnesburgo

Maior cidade do país, é cosmopolita, cheia de charme e vida. Entre as atrações imperdíveis estão:

  • Museu do Apartheid: por meio de vídeos, imagens e objetos, você poderá conhecer a história deste regime segregacionista que assolou o país entre 1948 e 1994.
  • Soweto: bairro mais famoso da cidade por ter sido palco de várias manifestações históricas e onde já moraram dois ganhadores do Nobel da Paz, Nelson Mandela e Desmond Tutu.
  • Nelson Mandela Square e Sandton City: o Sandton City é um dos maiores shoppings do país e anexo ao complexo de compras fica a Nelson Mandela Square, que é um espaço rodeado por restaurantes. A maior atração é a estátua de um dos ícones do país, Nelson Mandela.
  • Lion Park: parque bem conhecido na cidade por lembrar um safári. As maiores atrações são as famílias de leões e a possibilidade de alimentar as girafas.

Garden Route – A Rota Jardim

A Rota Jardim, ou Garden Route, é um percurso de 800 quilômetros que vai da cidade de Port Elizabeth a Cape Town, a costa sul do país. Neste roteiro, é possível apreciar paisagens muito diferentes entre si que vão de praias a montanhas, passando por lagos e florestas. Entre os destaques estão:

    • Port Elizabeth: cidade banhada pelo Oceano Índico, foi colonizada por ingleses e carrega grande valor histórico. É o ponto de partida para iniciar a Garden Route.
    • Jeffreys Bay:

Blog Raidho Viagens | Jeffreys Bay

    • Apesar de pequena, é mundialmente conhecida pelos campeonatos de surf. Possui inúmeras casas de veraneio localizadas à beira mar e sua longa faixa de são um convite para dias ou horas de “dolce far niente”.
    • Tsitsikamma Park – Storms River National Park: para quem ama um contato com a natureza, é um excelente lugar para realizar trilhas, mirantes, cânion, rica vida animal e vegetal, além de excelente estrutura para turismo.
    • Face Adrenaline: como o mesmo nome diz, este é um local ideal para quem curte sentir a adrenalina correndo nas veias. Aqui fica uma das atrações mais conhecidas do país: o mais alto bungee jump de ponte do mundo, com 216 metros. O visual é incrível, com muito verde o Oceano Índico ao fundo.
    • Plettenberg Bay: extremamente charmosa, esta cidade localizada no litoral possui bons restaurantes e hotéis. A partir da orla é possível observar golfinhos. Não deixe de conferir a península Robberg Nature Reserve.
    • Knysna

Blog Raidho Viagens | Knysna

      • Seu nome se pronuncia Naisna. Conhecida como a capital das ostras, é uma das cidades “must go” no país. Possui uma excelente infraestrutura para o turismo e o charme fica por conta dos morros de calcário e pela lagoa formada pelas águas do Oceano Índico.
      • Outdshoorn e Cango Caves: Outdshoorn é conhecida como a capital mundial do avestruz, com diversas fazendas de avestruzes. Já Cango Caves são cavernas com tour para visitação.
      • Hermanus: capital mundial das baleias, uma boa opção para incluir no seu roteiro África do Sul na temporada de baleias, entre os meses de julho e novembro, que podem ser vistos dos vários mirantes que existem na orla.
      • Gansbaai: se a intenção é mergulhar com tubarões, este é o melhor lugar da África do Sul para fazer um incrível mergulho com tubarões brancos

       

      Os vinhos sul-africanos

      Um dos maiores destaques do mundo vinífero, na atualidade, são os vinhos sul- africanos. Seus tintos e brancos são conhecidos por oferecerem um equilíbrio perfeito entre o sabor e a intensidade do Novo Mundo e a classe e a elegância dos europeus. São bebidas consideradas equilibradas e saborosas, com excelente relação custo-benefício.

      A tradição vinífera teve início no começo do século XVII, com a holandesa Companhia das índias Orientais e o impulso maior se deu quando imigrantes huguenotes franceses resolveram fazer da região do Cabo sua moradia e passaram a se dedicar à produção de rótulos. E parece que deu certo, já que o país se encontra entre os 10 principais produtores mundiais da bebida.

      Há duas principais regiões viníferas na África do Sul:

      Stellenbosh

      Blog Raidho Viagens | Stellenbosh

      Principal cidade do circuito de vinícolas da África do Sul, tem um perfil universitário e conta com um centrinho bonito, agitado e cheio de bons cafés, bares e restaurantes. Entre as principais vinícolas ali são:
      Rust en Vrede – possui um restaurante que serve gastronomia francesa moderna. São especializados em produzir apenas tintos. Tem vários vinhos premiados que são servidos no wine tasting.
      Jordan – favorito dos apreciadores de brancos. Além disso, vale a pena pela beleza da propriedade e do recomendado restaurante.

      Franschhoeck

      Blog Raidho Viagens | Franschhoeck

      Esta cidade pequena perto de Cape Town, situada no meio de um vale de montanhas é ideal para quem busca descanso e também um tempo a dois. Bem romântica e ideal para descansar e para quem gosta de vinhos e belas paisagens. Os restaurantes também são muito bons. Entre as vinícolas que merecem a visita estão:

      Môreson: excelente opção para os apreciadores de espumantes. Nesta propriedade familiar é possível fazer cursos de pão e chacuteria.
      Boschendal: com vinhos para todos os gostos e bolsos, esta fazenda centenária mantém em sua sede um museu. Outras atrações são o passeio a cavalo e os piqueniques debaixo dos carvalhos. A degustação é acompanhada de chocolate.

       

 

 

 

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.