Listamos os principais destaques dessa região riquíssima em cultura e ainda pouco visitada pelos turistas brasileiros.

Região que abriga países também conhecidos como transcontinentais – que estão localizados exatamente na divisão entre a Europa e Ásia, é composta por: Azerbaijão, Geórgia, Armênia, e também por pequenas partes de outros países como a Rússia, a Turquia e o Irã.

É um território especial, com múltiplas culturas e línguas, que proporciona aos visitantes uma experiência muito peculiar e diferenciada.

Aqui em nosso Blog, você pode conhecer de forma mais aprofundada sobre os países da Ásia Central e do Cáucaso, suas culturas, histórias, costumes e gastronomia, além de compreender a pluralidade entre ambas regiões.

Mas, neste artigo preparamos um apanhado de dicas e do que há de melhor dessa região tão singular. Inicie essa viagem com a gente!

Veja os destinos imperdíveis, que você precisa colocar em seu roteiro

Baku – Azerbaijão

O Azerbaijão é conhecido como “Terra do Fogo Sagrado” devido a um atrativo natural muito interessante, a Yanar Dag – montanha ardente, ou montanha em chamas. Incrivelmente, estes nomes são literais uma vez que a montanha realmente pega fogo constantemente. Isso ocorre devido ao gás natural que surge do subsolo, passando por aberturas nas formações de arenito, resultando em um fogo contínuo, com chamas que podem chegar a dez metros de altura.

Ateshgah é o templo do fogo, que impressiona com sua arquitetura suntuosa herdada dos persas. Seu nome, inclusive, vem da palavra persa, “atash”, que significa fogo. 

Assim como na montanha Yanar Dag, o gás natural que há no subsolo do templo, fazia com que uma “chama eterna” ardesse de forma constante. Isso durou por milhares de anos, até o ano de 1969, quando tal fogo se apagou devido a grande exploração desse gás e do petróleo.

Já as Flame Towers são o cartão-postal urbano do Azerbaijão, icônicos arranha-céus com três torres com altura de 182 metros, que abrigam muitos apartamentos residenciais e hotéis, assim como muitos conjuntos comerciais. Com tantas referências ao fogo, é compreensível que o país tenha adquirido o apelido inerente deste elemento.

As Flame Towers não são a única construção que impressiona com sua arquitetura diferenciada, o Centro Cultural Heydar Aliyev é um surpreendente prédio que recebeu um prêmio de design do ano,  em 2014. Um espaço criado para encantar com sua sinuosidade. Há ainda, o Carpet Museum com um formato inusitado que mais lembra um tapete enrolado. Nele fica exposta a maior coleção de tapetes persas do mundo, é uma visita imperdível!

Coisas que você precisa saber antes visitar o Azerbaijão:

  • Melhor época para visitar: De maio a outubro, período de verão em que as temperaturas são mais agradáveis, sem passar pelo frio bastante extremo no inverno.
  • Moeda local: Manat.
  • Idiomas mais falados: Azere (oficial), mas muitas pessoas falam turco, espanhol, inglês e russo.
  • Vestimentas: Apesar de ser um país com características islâmicas, não é necessário vestimenta especial ou tradicional para visitar Baku.
  • Documentos necessários para essa viagem: Para visitar este país são necessários o passaporte válido por pelo menos seis meses da data do vencimento e um visto de entrada no país. Para mais detalhes sobre a emissão do visto acesse o site da Embaixada do Azerbaijão.
  • Gastronomia local: O cordeiro é muito apreciado nessa região e está presente em diversos pratos. Condimentos como pimentas, canela, cravo, manjericão, salsa, coentro, hortelã e outros, também são muito característicos e ajudam a conferir o aroma único dessa culinária. Duas dicas de excelentes restaurantes são: Cafecity e Paris Bistrô.

Tbilisi – Geórgia

A Geórgia divide território com a Rússia, e em parte dessa região está a Cordilheira do Cáucaso, longa carreira de montanhas com cerca de 1.200 quilômetros que é considerada o limite entre Europa e Ásia.

Os picos mais altos dessas montanhas estão na Geórgia e são chamados de O Grande Cáucaso, onde está o Monte Elbrus, com cerca de 5.642 metros de altura, considerado o mais alto da Europa. 

Entre outros, ali também estão o monte Chkhara com 5.058 metros e o monte Kazbezi, com 5.047 metros, considerados entre os mais altos, em uma região com inúmeros picos nevados e maciços vulcânicos, um contraste interessante!

Nesse destino, você tem a oportunidade de visitar a cidade de Gori, onde nasceu Stalin. Lá, está localizado o Museu Josef Stalin, dedicado à história deste líder soviético, com réplicas de sua casa e do vagão de trem blindado que ele utilizava para viajar.

Outra região bastante interessante neste país é Kakheti, famosa por parecer muito com a região da Toscana, na Itália. É uma das maiores produtoras de vinho do Cáucaso, e você poderá conhecer a vitivinicultura. Este nome um tanto difícil de pronunciar é a união dos conceitos de vinicultura com a viticultura, ou seja, estudos e cultivo da uva para diversos fins e o cultivo de vinhos – ali é produzido ainda de forma artesanal, vinhos que são declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Coisas que você precisa saber antes visitar Tbilisi – Geórgia:

  • Melhor época para visitar: Maio e junho; e setembro e outubro, são os meses de temperaturas mais agradáveis, nos quais o frio não é intenso.
  • Moeda local: Lari Georgiano.
  • Idioma: georgiano.
  • Vestimentas: A não ser que você vá à Geórgia no inverno, não são necessárias roupas típicas. Já nos meses de novembro a abril, quando esfria bastante chegando a nevar, roupas específicas para a neve devem ser utilizadas.
  • Documentos necessários para essa viagem: Para visitar a Geórgia é necessário o passaporte válido por pelo menos seis meses da data do vencimento. Brasileiros não precisam de visto para visitar o país por até 90 dias.
  • Gastronomia local: A salada Georgiana nunca falta à mesa desse destino, feita com tomates, pepinos e cebolas, temperados com um delicioso molho de nozes. É servida acompanhando alguma carne. Não deixe de provar!

Yerevan – Armênia

A Armênia é uma nação histórica, de paisagens estonteantes e milhares de mosteiros. Aqui em nosso Blog você pode conhecer, de forma mais detalhada, sobre esses diversos monastérios, que são imponentes complexos que preservam a religiosidade muito presente no povo desse país.

Yerevan (capital) completou em 2018, 2.800 anos de existência, ou seja, uma cidade bastante antiga, com muita história para contar, porém moderna e dinâmica. É nela também que você poderá conhecer o lago Sevan, um dos maiores lagos da região, localizado em um dos pontos mais altos de Yerevan, a cerca de 2000 metros de altitude, onde tem uma igreja graciosa.

Na região de Lori ficam dois monumentos históricos e arquitetônicos de duas aldeias milenares, Haghpat e Sanahin. São mosteiros com forte representação na arquitetura religiosa armênia, em um misto de elementos eclesiásticos bizantino com a tradicional arquitetura caucasiana. Por séculos foram locais de aprendizado e iluminação de religiosos e calígrafos desta região.

A Armênia foi a primeira nação a afirmar a religião cristã em 301 d.C.; quando São Gregório, o Iluminador, teve uma visão de Jesus apontando com um martelo de ouro, o local da construção da primeira igreja do cristianismo, assim diz a lenda. 

Por isso, apresentamos a primeira igreja cristã do mundo, Etchmiadzín. Da língua armênia, o significado é “a descida do unigênito”, fazendo referência a Jesus Cristo, o filho único de Deus que desceu à Terra. É Patrimônio Mundial pela UNESCO e a central da Igreja Apostólica Armênia.

Coisas que você precisa saber antes visitar Yerevan – Armênia:

  • Melhor época para visitar: Na primavera, nos meses de maio e junho; e nos meses de setembro e outubro, quando o clima é mais agradável para os passeios.
  • Moeda local: Dram Armênio.
  • Idioma: armênio.
  • Vestimentas: Não são necessárias as vestimentas típicas na Armênia.
  • Documentos necessários para essa viagem: Para visitar a Armênia é necessário o passaporte válido por pelo menos seis meses da data do vencimento. Assim como na Georgia, brasileiros não precisam de visto para visitar o país por até 90 dias.
  • Gastronomia local: A gastronomia armênia é mista, variando entre ingredientes ocidentais e orientais, e é isto que dá um toque especial aos seus pratos. Os mais degustados são: Sujuk, uma linguiça de carne bovina, cozida e condimentada com pimenta, summac e cominho, servida com ovos; e a sopa Khash, preparada com carne de vaca ou de cordeiro, temperada com especiarias variadas.

E que tal viver essa experiência em grupo? Além das visitas a lugares turísticos, os grupos especiais da Raidho agregam valor com o aprofundamento cultural, o que torna sua viagem muito mais rica.

Estamos com uma saída programada para 05 de agosto de 2020, com acompanhamento de guia brasileiro. Para saber todos os detalhes, clique aqui!

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.