Mais do que nunca, a sustentabilidade é um assunto muito presente. Em poucos dias de quarentena, em quase todos os países do mundo, foi notada alguma melhoria ambiental. Seja na diminuição dos índices de poluição, no aparecimento de mais estrelas no céu, na limpeza de rios e mares, entre outros acontecimentos.

Observar esse cenário com comprometimento é fundamental, para que quando tudo isso passar, a gente possa, como sociedade, avaliar a nossa relação com o meio. O cuidado com a natureza é vital para a nossa qualidade de vida como um todo, influenciando até mesmo na possibilidade de realizar viagens mais completas.

Hoje já existe um nível maior de conscientização, mas esse comportamento precisa evoluir sempre. Muitas pessoas, por exemplo, buscam conhecer uma empresa antes de consumir seus produtos ou contratar seus serviços. Geralmente, os consumidores querem saber se a empresa se preocupa com seus colaboradores, com o meio ambiente e com o meio social.

No quesito viagem, muitos viajantes buscam agências e operadoras que promovam a preservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico local por meio do turismo, apoiando ações responsáveis em destinos que priorizam atividades sustentáveis.

O turismo sustentável no Brasil e no mundo é uma realidade e contribui para o bem-estar da natureza e das pessoas. A Green Destinations, fundação internacional sem fins lucrativos que ajuda a desenvolver sustentavelmente mais e mais destinos no mundo, premia todo ano, os Sustainable Destinations Top 100, ou seja, os 100 destinos mais sustentáveis do mundo.

Os destinos são avaliados, passando pelo crivo de especialistas que formam um comitê específico dessa instituição, que consideram critérios em relação ao meio ambiente, economia, cultura, história e bem-estar social da região examinada.

E para que você planeje uma experiência incrível quando tudo isso passar, listamos 5 destinos inspiradores e que praticam turismo sustentável de forma exemplar:

 

1- Butão

O Butão foi premiado no Sustainable Destinations Top 100 pelo quarto ano consecutivo, em 2019. Um país que cultiva como filosofia o FIB, “Felicidade Interna Bruta”, só poderia engrandecer-se com ações sociais e ambientais que o coloquem no rol dos destinos turísticos mais responsáveis e sustentáveis.

Já há alguns anos os butaneses se comprometem em colocar a felicidade à frente do seu desenvolvimento econômico e também em manter o país neutro na emissão de carbono para a preservação do meio ambiente: “Nossos governantes se esforçam incansavelmente em desenvolver o país, equilibrando cuidadosamente o desenvolvimento econômico, com o desenvolvimento social, a sustentabilidade ambiental e a preservação cultural… a união de tudo isso, é chamado de Felicidade Interna Bruta”. Assim proferiu em sua inspiradora palestra no TED Talks, em 2016, o primeiro-ministro do Butão, Tshering Tobgay.

No artigo “A felicidade interna bruta do Butão”, publicado aqui em nosso Blog, você pode conhecer mais sobre os atrativos do país.

2- Canadá

O Canadá é outro destino que reina entre os 100 destinos verdes, desde 2016, e no ano passado não foi diferente, principalmente nas províncias de Ontário e Alberta. Em Toronto, localizada na região de Ontário, por exemplo, o governo promove o Desafio Solutions 2030, com o apoio da Green Investment Fund, onde buscam empreendedores com tecnologias industriais limpas que ajudem a preservar o meio ambiente e que não afetem o clima.

Este é um plano de ação de mudanças climáticas instaurado em 2015 para a redução das taxas de emissão de carbono em 37%, até 2030, que o governo de Ontário busca cumprir. Programas como este trouxeram diversos projetos que levaram o Canadá para o Top 100 destinos verdes.

3- Nepal

O Nepal entrou para a lista de premiados em 2019. A nação que abriga a montanha mais alta do planeta, o Monte Everest, é o destino que mais chama a atenção dos aficionados por trekkings e montanhismo.

Em janeiro deste ano, o governo nepalês proibiu a presença de plástico descartável (sacolas, embalagens, garrafas, canudos) no Everest. Esta solução limita o número de visitantes e aumenta a conscientização daqueles que forem ao Nepal, educando-os a encontrar novos meios de preservar o monte.

Conheça mais sobre o Nepal, nestes posts de nosso Blog: “Conheça Kathmandu, no Nepal, onde o mundo todo se encontra” e “Turismo na Ásia: cinco países, muitos templos”.

4- Portugal

Outro ganhador veterano, Portugal tem muitas regiões que vem se esforçando para o desenvolvimento sustentável. A cidade do Porto que é uma das mais buscadas por turistas do mundo todo, vem conseguindo excelentes resultados para a proteção ambiental e uso de energias renováveis.

Políticas de redução da emissão de gases e eficiência energética são os principais projetos de desenvolvimento sustentável que Portugal se comprometeu em realizar a partir de 2013 até o final de 2020. 

5- Seychelles

Essas ilhas também entraram para a lista de premiados em 2019, mas a consciência ecológica vive neste lugar paradisíaco há anos, pois sua população compreende a necessidade e a importância da conservação e preservação do espaço social e ambiental em que vivem.

As belezas naturais dessas ilhas só são possíveis de serem preservadas, graças a uma legislação rigorosa de convivência e viagens que causem o menor impacto ambiental. Muitos de seus atrativos turísticos se tornaram Patrimônio Mundial pela UNESCO, exatamente por sua rica biodiversidade.

Quer conhecer mais sobre os cenários cinematográficos que existem em Seychelles? Veja nos posts em nosso Blog: “Seychelles e sua busca pela preservação do verde” e “Seychelles: um pedaço do paraíso”.

Estes 5 destinos se dedicam não apenas ao turismo sustentável, mas à contribuição como um todo na responsabilidade de preservar a natureza e os recursos do nosso planeta.

 

Em busca de realizar um sonho, Lucila se tornou empresária aos 28 anos quando fundou a Raidho Viagens em 1990, uma operadora especializada em turismo para lugares exóticos e roteiros de experiência. Formada em Letras e pós-graduada em Marketing, já viajou para mais de 80 países, sendo 18 visitas à Índia, destino pelo qual é apaixonada e considerada uma autoridade. Devido a isso, é perita em roteiros incomuns para conhecer culturas e filosofias milenares e os costumes de cada povo, visando o enriquecimento interior junto às belezas dos locais.
Inovadora e conhecida por lançar tendências no mercado, oferece junto à Raidho, excelência na qualidade de serviços e tem orgulho em ter conquistado o prêmio de melhor Operadora da América Latina em viagens para a Índia, pelo governo, por três anos consecutivos.